Blog Top Society - Karla Cruz

NOITE DE PREMIAÇÃO NA CASACOR SC 2017!

18/10/2017   

O domingo, 8, teve momentos especiais para reconhecer os talentos da mostra em Florianópolis

Fotos/Carlos Alves
img/topsocie_blog/1274_post_711.jpg
Premiados da CASACOR SC 2017 – Edição Florianópolis
img/topsocie_blog/1274_post_13618.jpg
Franqueados da CASACOR SC, Francis Bernardo e Luiz Bernardo

Faltando duas semanas para o encerramento, a CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017 celebra seus talentos, reunindo destaques do setor no antigo imóvel da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), na Praça Getúlio Vargas. O prêmio foi instituído para incentivar, valorizar e reconhecer os valores de seus expositores, em nove categorias.
Os projetos foram selecionados por um júri técnico e digital influencers do setor. São eles Aline Gomiero – Editora digital da Revista Casa Cláudia, Eleone Prestes – Jornalista especializada em arquitetura, design e arte, Laura Coutinho – Jornalista e colunista do Jornal Notícias do Dia, Lio Simas – Fotógrafo especializado em arquitetura e arte, Ana Lavratti – Jornalista e colunista do site Acontecendo Aqui, Letícia Wilson – Jornalista e editora da Revista Área, Camila Saavedra – Arquiteta e blogueira e Tatiana Filomeno – Arquiteta e presidente da AsBEA-SC.

PÚBLICO ESCOLHE O MELHOR AMBIENTE
O prêmio de Melhor Ambiente da CASACOR SC 2017 será revelado no último dia da mostra, 22 de outubro. O público é quem escolhe o vencedor, preenchendo o formulário do Guia do Visitante, e depositando na urna que está na bilheteria do evento.
Desde o dia 10 de setembro, 28 ambientes de tamanhos entre 15 m2 a 177 m2 estão encantando o público. Os espaços são apresentados em três pavimentos, por 46 profissionais que dão brilho ao centenário casarão da Praça dos Bombeiros. Muitos eventos ainda ocorrerão na mostra, até o dia 22. Quem ainda não conferiu, tem tempo para ficar por dentro das novidades do setor e votar no seu preferido.
Os franqueados Francis Bernardo e Luiz Bernardo agradeceram a cada um dos participantes da mostra e já comemoram o sucesso de público. “A turma está muito boa, todos fizeram a sua parte e merecem este reconhecimento”, afirma Luiz Bernardo.

OS PREMIADOS
JURI TÉCNICO
 
Projeto Mais Original - ESPAÇO UBUNTU
O Espaço Ubuntu é uma circulação e um lavabo apresentado pelos profissionais Fábio Pereira Vitorino, Leandro Ribeiro Sumar e Tauan Zanetta na CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. Com 35 m2, traz inspirações na expressão africana Ubuntu, que significa “Eu sou porque nós somos”. Com objetivo de desconstruir o preconceito estético e social, o espaço ressalta a importância das diferentes etnias, crenças, alterações genéticas e opções sexuais, retratando indivíduos com características próprias e únicas. 
Com base neste cenário, e para transmitir naturalidade, o ambiente foi projetado para não haver distinção de gênero e foram utilizados elementos rústicos e naturais. Entre os destaques, uma galeria de fotos na circulação, impactando o visitante e induzindo à reflexão da temática proposta, "eu sou porque nós somos".
O visitante verá pedras naturais de basalto cor ferrugem, madeiras já existentes na construção, porcelanatos que remetem a materiais naturais, como o sisal e grafismos africanos, além de telas com retratos de pessoas. Luminárias pendentes de filamentos de carbono, árvores fixadas no teto e um jardim vertical complementam a identidade do ambiente.

Projeto Mais Ousado – BACK TO BLACK
Explorar o olhar, os sentidos e sensações tendo o preto como temática. Este é o tom eleito pelo engenheiro civil Marcelo Wolschick e o decorador Alexandre Müller, da Haus Engenho Interiores, no Living Bar e Jantar de 54 m2, apelidado de Back to Black para a CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. 
A escolha da cor partiu da vontade de não segregar nem estereotipar pessoas dentro de caixas de viver. Pelo contrário. A dupla aposta no preto como a soma de tudo, que agrega a todos e vem carregado de significados: da elegância ao despojamento, da alegria à melancolia, para ele e para ela - sem distinção.
A composição do décor sai do comum e desvia o olhar para uma nova percepção no uso do mobiliário, como a ampla mesa de jantar, que assume posição além dos encontros gastronômicos. E por falar neles, a área de bar acomoda os amigos num majestoso sofá em linho cinza.
Acabamentos em pedras naturais, iluminação pontual e obras de arte exclusivas para o ambiente refletem a minuciosa pesquisa de materiais, de comportamento e boa dose de ousadia da dupla para transpassar padrões sociais. É mais um ambiente que promete encantar e surpreender os visitantes da mostra.

Projeto Mais Criativo – LIVING PARA REZAR... E AMAR!
O tema das catedrais é apresentado pelos arquitetos Anna Maya & Anderson Schussler no “Living Para Rezar... e Amar!” em 62 m2, na CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. O espaço mostra formas redondas, já características dos projetos do escritório, e uma referência às rosáceas. Uma obra de arte marcante e exclusiva remete às catedrais, mas com uma pegada de rua.
A tendência apresentada é a desconstrução e a mistura de elementos e cores. O ambiente é despojado, leve, sendo mantido e valorizado o tijolo aparente do prédio centenário. A estante em madeira e laca cinza é desenho exclusivo do escritório, assim como a lareira em formato de bolas, revestida com chapa galvanizada. Outro destaque é o lustre desenhado pela arquiteta. A peça em ferro tem 4 metros e 22 cúpulas irregulares, além de plantas pendentes.
Nas paredes também há revestimento com madeira e o gesso, com papel de parede linho. A estante utiliza laca fosca e o piso tem carpet, para dar conforto e aconchego ao ambiente, que é todo automatizado e tem sistema de Home Theater. A iluminação também é automatizada e dimerizada, com sistema de cenas.
O projeto foi concebido para proporcionar conforto, sem formalidades. É aquele ambiente que dá vontade de ficar com a família, com os amigos. Conta com som, TV, um grande sofá, várias poltronas, lareira e diversas peças de design assinado.

Projeto Mais Sofisticado – SALA NOBRE DE JANTAR
Com inspiração europeia, apostando na mistura equilibrada do estilo clássico com o contemporâneo, a arquiteta Rose Campos apresenta a Sala Nobre de Jantar na CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. O ambiente de 40m2 remete a épocas distintas. Aqui, sofisticação e descontração são palavras de ordem.
Objetos com tendências contemporâneas trazem conforto. Itens como a estante e a lareira de mármore com linhas retas tramitem modernidade. A composição formada por poltronas e sofá, dispostos ao redor da mesa de jantar, é perfeita para conversas informais, fluindo em formas arredondadas, com layout charmoso e despojado.
Ordem e simetria são elementos chaves. Um lustre complementa a mesa de jantar refletindo seus cristais, trazendo o romantismo. Entre os materiais eleitos, veludo, laca e cristais. Na paleta de cores predominam matizes neutras com cinza, bege, dourado e o clássico preto nos móveis e decorações.
O boiserie, ícone do estilo clássico, faz referência a uma viagem da arquiteta à Europa. Este elemento tradicional ganha linhas retas e leveza no projeto, seguindo a mesma linguagem nas molduras de gesso. Porcelanato e mosaico, exclusivos, evidenciam ainda mais o requinte do ambiente. Objetos assinados e charmosos completam o espaço.

Projeto com Melhor Aproveitamento do Espaço – GOURMET LIVING
Gabriel Bordin é o profissional que apresenta o Gourmet Living, ambiente de 52 m², na CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. A inspiração foi o enaltecimento do convívio integrado, da cozinha como coração da casa, de forma mais analógica e humana. As tendências nasceram das condicionantes apresentadas pelo antigo prédio. A ideia foi fazer um contraponto entre o antigo e o moderno.
A grossa parede de tijolos maciços foi descascada a fim de revelar sua alma e a história da casa. Em contraponto, a cozinha é revestida em acabamento oxidado. A bancada funciona como uma grande mesa, ou apenas um apoio para receber os amigos, informalmente. Nas paredes laterais, o ritmo é criado pelas persianas em madeira, intercaladas a obras de arte e peças de valor histórico ou emocional.
O sofá curvo atrai o olhar do visitante, e a ideia é receber de forma descomplicada. A cozinha, com linhas retas, cria um plano de fundo para a grande bancada em microtextura preta. O balcão à direita nasce com volumes mais baixos que ganham altura, dando origem ao bar, emoldurado pelas caixas de som que fazem também o papel de obras de arte. Há peças de design premiadas, luminotécnico diferenciado, e móveis com sofisticadas combinações de materiais no ambiente.

Melhor Projeto de Uso Público – LOBBY DE ENTRADA
Os profissionais Christina Lago e Gabriel Hering voltam à CASACOR SC na Edição Florianópolis 2017 com o Lobby de Entrada. A ideia do espaço, com 52 m2, surgiu nas viagens dos arquitetos pelo mundo, observando a beleza de grandes hotéis em que se hospedam ou visitam. O desenho contemporâneo mescla-se com a história da casa. Foi feita a restauração da arquitetura original da edificação secular com intervenções contemporâneas na marcenaria, mobiliário e demais elementos.
Entre os materiais, lançamento de MDF inspirado nos tons claros do design escandinavo, mármore exótico/italiano, tecidos em tons grafite e marsala. A tecnologia está presente, com sistema de iluminação controlado por aplicativo e a referência no projeto luminotécnico está no lustre monumental, tipo pendente, criado pelos arquitetos, todo em cristal tcheco com mais de 2,40 metros de diâmetro.
Christina Lago e Gabriel Hering optaram por preservar elementos da edificação como o forro e o piso. O Lobby da Entrada será um ambiente funcional, onde estará a bilheteria do evento e conta também com um lounge de espera. Há objetos exclusivos de design e obras de arte, compondo com fotos e gravuras.
 
Melhor Projeto Comercial – GARAGEM RENAULT
Rico Mendonça é o arquiteto que cria a Garagem Renault na Edição Florianópolis 2017 da CASACOR SC, com 72m². Neste projeto os moradores, admiradores de arte e que gostam de receber com conforto, têm áreas para jogo, convivência e descanso, e claro, há destaque para o carro, lançamento da Renault, posicionado para ser contemplado de todos os ângulos.
Formado por dois containers em L, o espaço foi inspirado na cronologia da vida. O reconhecido artista catarinense Matheus Bailon foi o convidado para fazer um grafite, num espaço para contemplação. No container menor, que fica no "Jardim do Éden" (onde está o carro), há uma rede feita pelo artesão Romeu Simão, que é envolvida pela arte de Matheus, como um portal.
O luminotécnico apurado é cenográfico, para valorizar o carro, protagonista do ambiente. Os elementos decorativos, o tabuleiro e as peças do jogo dominó são feitos com madeira reciclada. O tabuleiro é feito de restos de madeiras de uma igreja demolida em Alfredo Wagner.
Há obras de arte como um quadro feito de colagens de revistas antigas, bancos feitos com tubulações de PVC e mangueiras de incêndio reutilizadas. O destaque fica para o painel cerâmico em boa parte das paredes, imitando vidros de armazém antigo, sendo a peça chave que abraça os elementos do projeto.
 
Destaque Banheiros – SANITÁRIOS FUNCIONAIS
O profissional André Sartor apresenta os Lavabos Sanitários, com área de 15 m2, na CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. No Lavabo Masculino, estilo e praticidade atendem ao desejo deste púbico, a cada dia mais exigente. Destaque para a porta em espelho infinito e o porta-copo em LED, desenvolvidos pelo escritório.
No Lavabo Feminino, o momento em frente ao espelho não é mais o mesmo. Ir ao banheiro mudou para “ida ao camarim da balada”.. Oferecer um serviço de beleza junto a um sanitário funcional já é tendência mundial. Mesclando elementos naturais, como madeiras, ônix e teto verde, o espaço feminino segue com o conceito minimalista do japonismo urbano uma influência de obras artísticas com técnicas peculiares do Japão trazidas para o Ocidente no século 19.
 
Melhor Ambiente Conceito – MAR SONORO, MAR SEM FUNDO... MAR SEM FIM...
O arquiteto Marcelo Salum apresenta a Sala de Estar e Jantar da CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017, sob o nome “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim...”. O espaço de 90m² foi criado para um casal nos seus 40 anos e seu filho de três anos – com forte ligação com o mar. Eles apreciam obras de arte que trazem na essência esse tema e admiram a estética/filosofia Wabi-sabi, que valoriza a transitoriedade e a beleza das coisas imperfeitas.
O ambiente foi pensado para a família rodeada das pessoas que ama, que recebe grupos para saraus, estudos e jantares. A sala é funcional, despojada e essencial. Há sobriedade nos móveis herdados, contando sua história. O sofá redondo proporciona aconchego e intimidade. Uma mesa para 12 pessoas serve para as refeições, estudos e trabalho.. O projeto tem mobiliário com design autoral, assinado pelos arquitetos Marcelo Salum e Frederico Cruz.
Com paredes repletas de obras de arte, um dos cantos abrigará uma estante para plantas e livros, e outro, módulos para uma pequena coleção de vasos. Considerando a sustentabilidade, piso, forro e paredes são mantidos e restaurados. Nas paredes, a pintura antiga é revelada, e as camadas de tintas de outras épocas são trazidas à tona, revisitando a história do casarão.

PRÊMIOS JULGADOS PELA ORGANIZAÇÃO DA CASACOR SC 2017
 
Destaque Organização Nota 10 – SALA COR DE ROSA E CARVÃO
O universo feminino nas artes e no design inspirou a arquiteta Juliana Pippi na criação da Sala Cor de Rosa e Carvão, ambiente com 110 m2, na CASACOR SC - Edição Florianópolis 2017. Amplo e com personalidade de sobra, a composição é marcada pela leveza do rosa claro, nude e tons de branco em contraste com o preto e o grafite.
Uma sala para viver os encontros, habitada por uma mulher de perfil cosmopolita e criativo. A arquiteta selecionou materiais e objetos especiais para montar a cena e apresenta lançamentos do mercado. O piso de madeira natural em carvalho americano tem acabamento desenvolvido exclusivamente para o ambiente. Entre as novidades também estão o papel de parede inédito no Brasil, peças raras e antigas garimpadas em um antiquário. Há também uma linha de louças, metais e acessórios que será exposta pela primeira vez no espaço.
O mobiliário solto traz móveis com shape contemporâneo em harmonia com tapeçaria e muitas obras de arte assinadas por artistas brasileiras. Juliana também mostra seu traço nos painéis personalizados que revestem uma das paredes. Trabalha a iluminação mimetizada no forro de madeira, projetado especialmente para a sala, e que após a mostra será doado para o imóvel tombado. Para ouvir música, jogar conversa fora, escrever, ler um bom livro, receber amigos. A Sala Cor de Rosa e Carvão resgata os pequenos e prazerosos gestos do dia a dia.
 
Destaque no Cumprimento de Prazos –  LOFT DE UMA NOTA SÓ
O arquiteto Marco Antonio Medeiros e a designer de interiores Cláudia Couto compõem o Loft de uma Nota Só na CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017. O espaço de 100 m², idealizado nos moldes atuais dos Lofts americanos, tem cores sóbrias, aliadas aos elementos clássicos no mobiliário solto, e traz personalidade e uma bossa masculina como um todo. O cuidado no planejamento do projeto de interiores traz inovações nos acabamentos e sistemas de aberturas.
A proposta é mostrar o novo modo de viver para o homem contemporâneo que aprecia arte, música e culinária. O ambiente tem uma caixa centralizadora de serviços (banheiro, louceiro, closet). A cozinha é totalmente camuflada e há espaço para pequenos saraus, com o elegante piano de cauda.
O Loft tem materiais como mármores, veludo, laca e metais como latão, aplicado em diferentes usos. O projeto luminotécnico está instalado em painéis de alumínio, com luminárias suspensas sob o teto original da casa. Móveis antigos completam o charme do ambiente, que tem objetos de design premiados e obras de arte para encantar os visitantes da mostra.

Sobre a CASACOR
Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).

SERVIÇO
O QUÊ: CASACOR/SC 2017 – Edição Florianópolis
QUANDO: 10 de setembro a 22 de outubro
Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábado, das 13h às 21h
Domingo, das 13h às 19h
ONDE: Praça Getúlio Vargas, 194 – Centro – Antigo casarão do Asylo de Orphans São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo).
INGRESSOS: Inteira, R$40/Meia, R$20/Passaporte, R$100
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página