O vinho está comumente associado à mesa posta,
rótulos clássicos e taças de cristal no imaginário dos brasileiros.
Mas esse conceito vai se ampliar, no que
depender da People Wines. A marca catarinense criada em 2021 chega ao
mercado já com uma provocação: os vinhos tinto, rosé, branco e prosecco estão
disponíveis em latas.
Já são 200 pontos de venda físicos em estados
das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
A criadora da marca é Andreia Micheluzzi, chef
de cozinha, sommelière de vinhos pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS)
e formada internacionalmente na área pela Wine & Spirit Education Trust
(WSET), escola inglesa considerada uma das mais importantes do universo dos
vinhos. Foi desta formação, em Londres, que ela trouxe a ideia da People Wines.
“Ao me deparar com vinhos em lata por lá, me
peguei com várias dúvidas sobre o produto. Conforme fui fazendo a análise
destes produtos, me dei conta de que não só há um paradigma a ser quebrado - o
fato de estarem na lata não prejudica a qualidade do vinho - como este produto
tem tudo a ver com o mercado brasileiro, que é muito ambientado com o consumo
de latas em cervejas, refrigerantes e energéticos, por exemplo”, diz.
A partir do conceito de vinhos na lata, Andreia
desenvolveu todo o posicionamento da marca, que defende a descomplicação do
consumo de vinhos em vários sentidos.
“O público mais jovem tem dificuldade em se
conectar com o vinho por conta da postura muito técnica e formal que a bebida
assumiu. Nosso objetivo é contribuir para mudar isso: a People Wines tem uma
postura mais acessível e divertida. É possível consumir em qualquer lugar, com
qualquer taça ou mesmo na própria lata”, reforça a sommelière. Isso é reforçado
também na identidade visual, que brinca com um personagem central de terno,
sofrendo interferências de colagens e grafite.
Atualmente, são quatro rótulos disponíveis em
latas: tinto, rosé, branco e prosecco. As latas são de 269ml e são
comercializadas individualmente e em embalagens com seis unidades.
Pequenas doses e uso em coquetéis também motivam consumo
Segundo Andreia, também motiva o foco em latas
o consumo de pequenas doses.
“As tendências apontam para o aumento de
pessoas que moram sozinhas e para quem, portanto, uma garrafa pode ser um
volume muito grande para um consumo imediato. Para elas, uma lata é uma dose
que possibilita não renunciar ao prazer, sem o risco de desperdício”, comenta.
O mesmo acontece com os coquetéis, em alta no
mercado nacional.
“Há drinks clássicos que levam, por exemplo,
uma dose de prosecco. Manter uma garrafa à disposição com esse objetivo pode
fazer com que a qualidade se perca. Também neste sentido a lata de 269ml é um
produto muito compatível”, finaliza.