Blog Top Society - Karla Cruz

Shopping Itaguaçu promove Roda de Capoeira com grupo Filhos da Resistência

04/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12522_post_11059.png
Em celebração ao Dia da Capoeira, comemorado em agosto, o Shopping Itaguaçu promove no dia 5 de agosto uma apresentação especial em parceria com o grupo Filhos da Resistência, reconhecido por seu trabalho social na região. O evento gratuito ocorre a partir das 16h no Piso L2, próximo ao acesso 6.
 
A Associação Cultural de Capoeira Quilombola Filhos da Resistência surgiu em 2004, em São José, atendendo principalmente crianças e adultos da região de Barreiros. Com diversas oficinas e aulões, o projeto amplifica o desenvolvimento da modalidade em diversas comunidades. “A capoeira é uma prática simples, não requer grande logística, então um mestre de capoeira com um berimbau na mão já faz toda a diferença” conta Valdomiro Pereira Filho, professor de capoeira mais conhecido como Mestre Pinóquio.
 
A ação é uma oportunidade de divulgação da cultura brasileira e valorização das raízes locais.
 
“A capoeira ajuda no desenvolvimento infantil, pois trabalha a noção física e musical, então a criança acaba desenvolvendo melhor sua coordenação motora, aprende a se desinibir, inclusive auxilia na redução do déficit de atenção” afirma Douglas Martins, professor de capoeira e mestre do projeto.
 
Santa Catarina está entre os estados que mais vêm se destacando no processo de construção de ações democráticas e coletivas para a capoeira. O grande número de grupos que se dedicam ao esporte e o lançamento do Plano de Salvaguarda da Capoeira, em 2021, elaborado por mestres capoeiristas e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são exemplos de articulações para manter a prática viva.
 
“Eventos como este proporcionam uma experiência educativa e interativa para os visitantes, atraindo diversas faixas etárias e contribuindo para a diversificação das atividades culturais que são oferecidas", conta Rafael Oliveira, coordenador de Marketing do Shopping Itaguaçu.
 
O Shopping Itaguaçu tem o compromisso de levar entretenimento e lazer ao seu público. Há 41 anos faz parte da vida dos que passam pelos seus corredores, levando ensino, arte e diversão. Mais informações nas redes sociais do shopping.
 
Roda de Capoeira com grupo Filhos da Resistência 
Quando: 5 de agosto, a partir das 16h
Onde: Piso L2, próximo ao acesso 6 - Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros, São José
Quanto: Evento gratuito
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página