Blog Top Society - Karla Cruz

Aplicativo Mais Lages completa seis meses com mais de dois mil atendimentos às demandas da população

04/08/2023    Top Society

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O uso do aplicativo teve maior aceitação por parte da população por ser um canal de comunicação mais prático e rápido com o poder público
Um canal de comunicação centralizador e desburocratizado entre os cidadãos e a Prefeitura de Lages. O aplicativo Mais Lages veio com o propósito de ser a forma mais fácil e rápida de reportar uma demanda para os gestores municipais e garantir uma boa experiência na solução de problemas e maior satisfação da população quanto aos serviços prestados pelo poder público municipal.
Através do Mais Lages, é possível reportar desde ocorrências mais corriqueiras, como problemas nas vias, falta de iluminação pública, problemas de esgoto, terreno baldio e outros mais densos, de qualquer setor ou secretaria municipal. A ideia é também resolver a falta de familiaridade com processos de ouvidoria, pois a maioria da população desconhece este canal.
Lages é pioneira nesse aplicativo, sendo que a equipe de gerenciamento já almeja colocar em prática em outras cidades, colocando o município como referência. Uma pesquisa realizada em março de 2022 pela UEEK Soluções Digitais, empresa que desenvolveu o aplicativo, 61,4% dos cidadãos brasileiros nunca reportaram problemas municipais para a prefeitura de sua cidade e não saberiam como fazer corretamente. Para que o aplicativo cumpra a função de centralizador, a população deve aderir este meio digital para fazer suas reclamações.
Fácil e prático, na palma da sua mão
O aplicativo oferece mais comodidade ao cidadão, na palma de sua mão, sendo utilizado em aparelhos celulares. Está disponível na PlayStore e Apple Store com a nomenclatura “+Lages” e sua utilização é simples e rápida. Basta fazer um cadastro e para adicionar alguma demanda, selecionar uma categoria, digitar o assunto da solicitação, anexar fotos e a localização.
O escoamento das demandas é feito de forma automática para as respectivas secretarias municipais. Todas as categorias do APP são previamente linkadas a usuários e secretarias responsáveis por verificar as demandas enviadas. “As demandas têm sido analisadas e em grande parte resolvidas. O cidadão sempre tem um retorno positivo quanto ao seu pedido, elogiando a eficiência. Os servidores que cuidam do aplicativo em suas Secretarias são orientados a passar a demanda para análise e o mais breve possível repassar à equipe responsável pela execução do serviço para resolver o problema”, explica o assessor técnico, da Prefeitura, Bruno Bortoluzzi.
Os cidadãos que utilizam o aplicativo e fizeram seus registros recebem um feedback sobre as alterações de status da demanda (caso tenha sido resolvida). A notificação ao usuário do app tem a possibilidade de textos personalizados por parte da prefeitura. Além disso, todo primeiro dia do mês, a empresa emite um relatório e envia para a administração municipal as informações do mês anterior.
Quase mil demandas já foram resolvidas
Desde o início do seu funcionamento, no dia 31 de janeiro, até esta quinta-feira (3 de agosto), foram registrados 2068 atendimentos. A média é de 345 demandas mensais. A maioria dos registros é em relação às secretarias municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Obras. Deste total, 989 foram resolvidas.
Comparando com os números da Ouvidoria, nos 12 meses do ano passado, houveram 1.340 demandas reportadas e todas foram solucionadas. “Em seis meses já registramos 154,32% da demanda de todo o ano passado. E se comparar o número de resolvidas em meio ano, com o total resolvido em 12 meses, o número é bem relevante”, ressalta o diretor de tecnologia da empresa UEEK, Rodrigo Lorenzetti Cordova.
 
Texto: Aline Tives
Foto: Ary Barbosa de Jesus Filho
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