No ano passado, Spaten surpreendeu o
público da Oktoberfest com o projeto de decoração da Vila Germânica, unindo
simbolicamente Munique e Blumenau, palcos das duas maiores celebrações
germânicas do mundo.
Desde que desembarcou no Brasil, em
2021, a cervejaria vem conquistando os brasileiros ao mostrar sua autoridade
cervejeira, estimulando o consumidor a se tornar protagonista de sua própria
história. Agora, na 38ª edição da festa mais alemã das Américas, a cerveja
oficial traz uma nova proposta, unindo tradição e vanguarda, e mostrando a
força que foi tecida com o tempo.
Os três setores terão seus nomes
mantidos, sendo o primeiro Munique, o terceiro Blumenau,
unidos pelo segundo Spaten, mostrando a conexão entre Brasil e
Alemanha através da cultura cervejeira. Como novidade, o setor quatro,
conhecido anteriormente como biergarten, passa a se chamar Spaten
Platz.
Cada setor representa uma viagem do
passado ao futuro, que ressoa especialmente para a Spaten, com quase 700 anos
de história. A narrativa traz como foco principal a força em suas diversas
interpretações, e como essa força atravessa os séculos, construindo o futuro.
Para isso, a flâmula verde da marca se espelha verticalmente para formar uma
ampulheta, que conta o tempo e flui com a força de seu giro para transformação.
As texturas mesclam madeira, luzes, LEDs e plantas, com inspirações que vão
desde a tradicional arquitetura enxaimel, até os expoentes do movimento
artístico do Concretismo.
"Spaten é uma cervejaria fundada
em 1397, e é preciso ter força para atravessar quase sete séculos de história,
mas também flexibilidade para se adaptar às mudanças e não ficar para trás.
Esse projeto é uma celebração à tradição e cultura local, colocando
perspectivas de futuro: se somos autoridades de nossa própria história, o que
nos espera amanhã?", comenta Joice Carvalho, head de marketing da Spaten
no Brasil.
O projeto da cenografia, assinado pela
Guru, agência de comunicação de Florianópolis, foi apresentado no último mês
para a Secretaria de Turismo de Blumenau. O escritório de arquitetura
Wolff&Pack, com mais de 15 anos de experiência na criação e execução de
eventos, é o responsável pela cenografia desta edição em parceria com a
agência, trazendo um conceito que evidencia a arquitetura enxaimel, o senso de
comunidade, a tradição alemã e o trabalho coletivo em prol da cultura
germânica.
"Trouxemos na edição anterior uma
cenografia incrível, e queremos que esta nova edição seja ainda mais
impactante, conectando o moderno com a cultura local, expandindo ainda mais o
conceito da Oktoberfest", declara Rafael Almeida, COO da agência Guru.
“Spaten tem uma história de séculos e,
em tão pouco tempo no Brasil, se tornou uma paixão nacional. A gente sempre
brinca que não tem nada mais brasileiro do que melhorar o que vem de outros
países e o Brasil pode dizer que descobriu o melhor jeito de tomar a cerveja:
gelada, na caneca e compartilhando com os amigos”, afirma Joice.
Pavilhão Munique: a força do Munich
Helles
Munique sempre encantou os visitantes
com sua energia contagiante, manifestada nos trajes típicos, na gastronomia
tradicional e na união de uma comunidade, brindando sob tendas com a autoridade
da maior das Oktoberfests. A ambientação traz os famosos barris do bierwagen de
Spaten, com a tampa icônica da marca, e também nas luminárias, como a guirlanda
de ferro com a gravação “1397”, ano de fundação da cervejaria. Com diversas
texturas de madeira, estruturas e vigas, a ambientação cria uma atmosfera
verdadeiramente alemã na Vila Germânica.
Pavilhão Spaten: a força do tempo
A autoridade de uma cerveja que
atravessa o tempo, criou seu próprio estilo e se tornou símbolo das duas
maiores Oktoberfests do mundo. Sua força é exaltada no contraste do dourado com
o verde, na persistência de suas texturas e volumes que misturam tons de
madeira e a cromática proprietária, um convite a imersão no universo
cervejeiro, como o primeiro gole, ou primeiro brinde, cativando com
simplicidade e elegância atemporal que só Spaten tem.
Pavilhão Blumenau: a força da tradição
O fio e a linha como elemento
identitário, elementos representativos da força industrial têxtil que percorreu
o tempo com autoridade em Blumenau. É preciso ver os volumes e a poética visual
do passar do tempo, onde percorremos os olhos e vemos o tecer de uma trama
forte, laboriosa e representativa de uma comunidade que se fez unida no
trabalho, na superação e nas festas. As tramas do enxaimel se misturam com as
tramas dos tecidos, unindo esses elementos tão icônicos da capital da cerveja.
Pavilhão Spaten Platz: a força da
vanguarda
O tradicional se mantém e ganha
autoridade com o tempo, pois unir tradição e vanguarda requer força. É na
história da Spaten, de Munique, de Blumenau e de um legado de Oktoberfests que
nos reinventamos. A manutenção fiel das origens formais e a ousadia de desbravar
novos territórios remodelam as formas, trazendo a arquitetura moderna como um
convite ao novo, rompendo paradigmas e construindo um futuro com a autoridade
de quem reafirma sua força
Spaten, a criadora do próprio estilo de
cerveja
Criada em 1397 na Alemanha, Spaten é uma
das primeiras puro malte do mundo e criou seu próprio estilo, o Munich Helles.
Além de ser um líquido forte e marcante, Spaten atravessou o tempo e se manteve
relevante e atual para o consumidor, construindo um legado fundamental para o
crescimento do universo cervejeiro como um todo.
Além de ser uma das poucas cervejarias
que participou da primeira Oktoberfest do mundo, esse é o segundo ano em que
ela estará presente simultaneamente nas celebrações de Munique e Blumenau. Os
ingressos para a Oktoberfest de Blumenau 2023, que ocorre de 4 a 22 de outubro,
estão à venda no site oficial do evento, www.oktoberfestblumenau.com.br.
A importância da cerveja para o Brasil
O Brasil é o terceiro maior produtor de
cerveja do planeta, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A cerveja é um
orgulho nacional e uma vitrine para o resto do mundo, e isso explica o porquê
de a Oktoberfest do Brasil ser a maior fora da Alemanha. O setor contribui para
a economia nacional de maneira transversal e impacta diretamente outros setores
da indústria, como alumínio e vidro, além de serviços e agricultura. Segundo o
Sindicerv, a cadeia cervejeira representa 2% do PIB do Brasil, emprega mais de
2 milhões de pessoas e gera mais de R$ 27 bilhões em salários.