A indústria da hospitalidade é uma das que mais cresce no país e que vem
investindo na experiência do cliente como uma commodity valiosa, garantindo a
excelência no mercado. Conhecer o seu cliente, oferecer experiências
personalizadas, estar atento aos detalhes, proporcionando exclusividade nos
serviços, são algumas das premissas e, neste sentido, o Costao do Santinho,
único resort All Inclusive no sul do país, vem também investindo na experiência
de seu colaborador para melhor atender.
O empreendimento lançou um novo programa para seu time, o Tour
Experiência, no qual o colaborador – junto com a sua família – tem a
oportunidade de desfrutar um dia no resort.
“A ideia surgiu da escuta ativa junto aos líderes. Se queremos engajar,
precisamos que todos tenham e internalizem a nossa filosofia e sabemos que a
maneira mais efetiva é criando memórias, trazendo a teoria para a prática.
Assim nasceu o projeto, com a criação de um produto para que os nossos
colaboradores possam aprender na prática. Desta forma, eles trazem a sua
família e aproveitam o que de melhor temos a oferecer”, explica o copresidente
do Costao, Cleiton Tabalipa.
O Tour Experiência passa a integrar os benefícios que o hotel oferece ao
seu time. “O projeto piloto está sendo executado com as pessoas com mais tempo
de casa, porque precisamos realmente entender se nossa base está absorvendo
todas as transformações, tanto de mercado quanto do resort, e essa é uma forma
prática de ouvi-los”, completa.
Suzana Oliveira de Sena participou do Tour Experiência com suas filhas e
seu esposo. O convite foi uma grata surpresa. “Confesso que custei a acreditar,
eu jamais tinha imaginado um dia ser hóspede neste lindo resort. Quando contei
para minhas filhas, elas pulavam de alegrias, anotaram no caderno e fizeram
contagem regressiva. Nós curtimos muito, foi a realização de um sonho, Costao
realmente mais uma vez me surpreendeu, estou ainda mais apaixonada por essa
empresa”, comentou Suzana, que é cozinheira e trabalha no resort desde 2011.
Investir em pessoas é estratégico. Pessoas dão vida às empresas,
integram o ambiente produtivo e são peças fundamentais desta engrenagem.
“Valorizar as pessoas retém talentos, fortalece as relações de trabalho e
mantêm profissionais motivados a conquistar mais resultados para a organização.
Essas ações contribuem para a implantação de processos claros da organização”,
destaca a diretora de Marketing do Costao, Daniela Rocco.
Andreia Pedroso, camareira, está no Costao há 30 anos e compartilha de
uma alegria e um amor pelo resort. Participar da experiência junto com os seus
quatro filhos foi um momento mágico. “Eu sempre olhava os hóspedes na piscina,
sendo atendidos pelos garçons e eu sempre ficava sonhando acordada, imaginando
se um dia eu poderia estar ali. Mas, também, sabia que era um sonho, apenas um
sonho, e quando eu recebi essa oportunidade, primeiro não acreditei. Confesso
que a voz embarca até hoje quando lembro do convite e das memórias que pude
criar e propiciar para os meus quatro filhos. Eu sempre contava para eles sobre
a grande potência que era o resort, mas a experiência que o Costao nos
possibilitou, superou toda e qualquer expectativa. Foi um sonho realizado. Eu
já me sentia especial por poder trabalhar em um local que valoriza as pessoas,
mas agora eu não tenho nem palavras para descrever o tamanho da minha gratidão.
O Costao faz parte de mim, da minha história, da minha vida”, explica.
Empresas que oferecem apoio e
recursos adequados para priorizar o bem-estar dos colaboradores contam com uma
força de trabalho mais feliz, engajada e produtiva. “No primeiro mês de ação,
já pudemos mensurar esse resultado na prática, trazendo novos insights para o
nosso dia a dia e gerenciando possíveis dicotomias”, pondera Leonardo Freitas,
copresidente do Costao. E ele completa: “´É preciso levar em consideração que
um cliente satisfeito vem de atendimentos incríveis, que só são possíveis com
colaboradores também satisfeitos. Ou seja, a experiência do colaborador afeta
diretamente nos resultados do negócio”.
Anailton Borges, 51 anos, é colaborador do Costao desde 1993. Nestes 30
anos, acompanhou as transformações do empreendimento e todo seu relacionamento
com a comunidade. Sua história em Florianópolis se confunde com a do resort.
“Sou natural de Imbituba e vim para Florianópolis no ano de 1993 em busca de
trabalho e, por intermédio de um colega vim até o Costao trazer um currículo.
De imediato fui chamado para trabalhar e tenho orgulho em dizer que o Costao do
Santinho para mim é uma segunda casa. Aqui fazemos grandes amizades e nos
tornamos uma grande família. Tenho sempre oportunidade de participar de cursos
e eventos promovido para os funcionários. Nesses 30 anos de Costao só tenho que
agradecer pela oportunidade de crescer profissionalmente e contribuir com o
progresso do resort do Costão do Santinho”, destaca.
A ação é também embasada com dados de mercado. Segundo estudo realizado
pela Consultoria de Recrutamento Robert Half, o principal desafio em 2023 para
80% das empresas é a retenção de talentos. Ou seja, cada vez mais, a
experiência do colaborador precisa ser um ponto de bastante atenção nas
organizações. Neste sentido, segundo a publicação Harvard Business Review, um
funcionário engajado é 45% mais produtivo do que um colega meramente
satisfeito. E o inspirado, ou seja, aquele que tem uma conexão pessoal ainda
mais profunda com a organização, é 55% mais produtivo do que o engajado.
“Pensar em toda a jornada do colaborador é nossa prioridade. Faz parte
do propósito do Costao e estamos otimistas que essa prática possa servir também
para que possamos focar ainda mais na excelência, trazendo também o olhar dos
familiares de nosso time para a nossa operação”, finaliza Cleiton Tabalipa.