Os memes e conteúdos virais são a alma da internet, pois
eles divertem e engajam as pessoas para compartilhá-los. Essa foi a aposta do
Boticário para conversar com os consumidores sobre a nova linha Cuide-se
Bem Biscoito ou Bolacha?. Aproveitando
um assunto que, naturalmente, divide opiniões em todo o país, Cuide-se
Bem, marca de cuidados pessoais do Boticário,
lança linha de produtos que levanta o debate: é
biscoito ou é bolacha? Com
inovações que apresentam fragrância e textura características, a marca embala a
discussão e convida o público para conhecer os produtos e brincar com o assunto.
O debate se é biscoito ou bolacha é um clássico brasileiro.
A partir do insight criativo “o povo decide”, a marca convoca os consumidores a
votarem a partir de uma estratégia que garante conversa e interação da
comunidade nas redes sociais como elementos centrais. A fase off-line conta com
correspondentes localizados em quatro estados do país: os creators Valen
Bandeira, no Rio de Janeiro; Fausto, em São Paulo; Guilherme D’lucca, em Goiás;
e Raoni Oliveira, na Bahia – que, juntos, foram para as ruas abrir a discussão
com o público em cada uma das regiões (assista
aqui). Além disso, mais
300 influenciadores serão ativados pela marca, representando os 26 estados
brasileiros, além do Distrito Federal. O squad é responsável por oferecer a
experimentação dos produtos ao público que, em contato com a fragrância e
textura, é engajado a entrar na brincadeira e responder: é cheiro de biscoito
ou bolacha?
Já nas redes sociais, a marca engaja a comunidade
promovendo votação por meio da marcação das hashtags #botiébiscoito ou
#botiébolacha nas plataformas Instagram, TikTok e Twitter e, nos dias 11 e 12
julho, por um sistema de votação que ficará disponível na landing page
exclusiva do lançamento no e-commerce do Boticário. Os resultados das votações
serão divulgados em um filme digital nas redes sociais da marca no dia 14 de
julho.
“A verdade é que não tem certo nem errado. Como marca,
aproveitamos a oportunidade de fomentar uma polêmica nacional, marcada por
aspectos e características regionalizadas, para trazer o consumidor de todo o
país para o centro dessa conversa, incentivando a interação, o engajamento e a
contribuição da nossa comunidade em alimentar essa discussão com muito humor,
diversão e leveza – com estratégia irreverente e descontraída, que se conecta
com os território de Cuide-se Bem”, comenta Marcela De Masi, diretora-executiva
de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
A estratégia para o lançamento aposta em caminhos criativos
para potencializar a discussão clássica. “As campanhas digitais precisam ter
potencial de criar uma conversa colocando o consumidor no centro disso. E aqui
partimos de uma discussão e pegamos carona em uma conversa que já existe na
boca e nas timelines das pessoas. Dessa forma, as pessoas conseguem se identificar e se
relacionar com a campanha, a ponto de sentirem vontade de surfar essa onda com
a gente”, complementa Marcela.
Com criação da W3haus,
agência do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini e responsável pelas redes do
Grupo Boticário, a campanha garante uma conexão genuína com o público e gera
uma sensação de pertencimento. “A ideia para o lançamento de Cuide-se
Bem Biscoito ou Bolacha? está
associada à tendência de comportamento da Geração Z, target principal da marca,
já que os clientes dessa geração esperam experiências autênticas, com interação
e personalização no momento da compra”, diz Natália Fava, diretora de criação
do Boticário na W3haus.
Sobre
O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e
marca primogênita do Grupo Boticário.?A marca de beleza mais amada e preferida
dos brasileiros*?foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem
a maior rede franqueada** de
Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e
presença em 15 países. O Boticário
conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e
cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e
e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui?o maior
programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla,
além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza
livre de estereótipos –?e não realizar testes em animais.???
*Kantar,
LinkQ On-line, maio de 2022
**Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de
2022