As bebidas energéticas têm apresentado uma das maiores
taxas de crescimento do mercado de soft drinks no Brasil.
De acordo com pesquisa divulgada pela Euromonitor, empresa líder mundial de informação de negócios global, análise de
mercado e informações de consumo, o mercado de energéticos deve crescer mais de
50% até 2025.
De olho nesta tendência, a Cervejaria Bierland, de Blumenau,
que está constantemente expandindo seu portfólio de bebidas, aposta agora na
marca Glamm, que será lançada em julho como uma nova opção no mercado de
energéticos e coolers gaseificados.
De acordo com Eduardo Krueger, sócio da cervejaria, as
receitas são desenvolvidas exclusivamente pela Bierland. “Pensamos em todos os
detalhes, desde sabores equilibrados, ingredientes de alta qualidade e saúde,
afinal, nossos energéticos possuem 30% menos açúcar que os disponíveis no
mercado”, conta.
Serão quatro sabores de energéticos: Original, Rubi (frutas
vermelhas), Tropical (frutas amarelas) e Maçã Verde. Além dos energéticos,
outra novidade é o Glamm Cooler sabor uva, uma combinação de vinho com suco de
uva, com teor alcoólico de 5%.
Krueger revela que, inicialmente, o intuito é lançar o
primeiro lote com 72 mil latas dos produtos ao mercado de Santa Catarina.
Estamos em busca de novos distribuidores, nosso plano é aumentar gradativamente
a oferta. Nossa capacidade de produção é de 4 mil latas por hora, ou seja, 640
mil latas por mês”, conta.
Crescimento e aposta no mercado de energéticos e ready to
drink
Segundo a Mintel, empresa global de pesquisa de mercado, 24% dos
consumidores brasileiros de bebidas não-alcoólicas estavam comprando mais
bebidas para dar energia após 2020. Dessa forma, o foco e a energia são
funcionalidades cada vez mais procuradas num mundo onde a produtividade segue
altamente valorizada.
Na esteira desse crescimento, grandes cervejarias do mercado
brasileiros estão apostando nas bebidas ready to drink e
energéticos, deixando de ser exclusivamente cervejarias. O sócio da Bierland
explica que essa estratégia tem como intuito acompanhar tendências de mercado,
bem como atender às novas demandas dos consumidores, estar mais próximo de um
público jovem, além de ampliar as ocasiões de consumo.
A Bierland está no mercado de bebidas há 20 anos, sempre
explorando o mercado cervejeiro, em diferentes formatos. “A cerveja é uma
bebida muito presente na vida das pessoas, mas há momentos que se busca
consumir uma bebida não-alcoólica, com um sabor diferenciado e de qualidade.
Nós também gostaríamos de estar presente na vida das pessoas com bebidas soft drinks, por isso lançamos a Glamm, diversificando a nossa gama de produtos
e apostando no mercado ready
to drink”, revela.
A opção de drinks prontos, enlatados, também está em alta.
Seguindo isso, a Glamm chega no mercado dos ready to drink com o Glamm Cooler.
“É uma bebida mais sofisticada, que possui teor alcoólico, porém mais baixo.
Nosso intuito com esse lançamento é alcançar um público mais exigente no que se
refere a drinks”, conta Krueger.
Sobre a Bierland
Fundada em agosto de 2003 em Blumenau, a Cervejaria
Bierland é uma das cervejarias artesanais que está há mais tempo estabelecida
na região do Vale da Cerveja, em Santa Catarina. Seu nome é uma homenagem
ao município em que está localizada: traduzido do alemão, significa “Terra da
Cerveja”.
As cervejas Bierland são frutos do trabalho intenso de uma
equipe comprometida com a qualidade. Com a capacidade de produção de 120.000
mil litros, suas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas
cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte-americana, acrescidas de
uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas.
São fatores como estes que fazem da Bierland uma das
cervejarias mais conhecidas do Brasil sendo premiada com mais de 120 medalhas
em competições nacionais e internacionais em mais de 10 estilos diferentes.