Blog Top Society - Karla Cruz

Salas para os momentos inesquecíveis!

25/09/2017    Karla Cruz

CASACOR SC - Edição Florianópolis está em cartaz até 22 de outubro
img/topsocie_blog/1233_post_8720.jpg
SALA_COR_DE_ROSA_E_CARVÃO
img/topsocie_blog/1233_post_10325.jpg
MAR SONORO, MAR SEM FUNDO, MAS SEM FIM
img/topsocie_blog/1233_post_4758.jpg
SALA_NOBRE_DE_JANTAR
img/topsocie_blog/1233_post_6335.jpg
UMA_SALA_PARA_TODOS_1_FOTO_LIO_SIMAS
Fotos/Lio Simas
Ambientes para acolher com elegância e aconchego, misturando sofisticação com um comportamento despojado. As salas da CASACOR SC – Edição Florianópolis 2017 trazem as últimas tendências dos mercados nacional e mundial e estão tirando o fôlego dos visitantes da mostra. Entre as propostas, desmistificar antigos hábitos, confraternizar com descontração no estilo clássico, reverenciar as riquezas e belezas do mar e mostrar com excelência um mood feminino no décor. Veja os ambientes!

Uma Sala para Todos
A antiga sala de visitas ganha uso efetivo para receber a família, os amigos e confraternizar. Esta é a proposta dos profissionais Rosane Girardi e Alcides Theiss no ambiente Uma Sala para Todos, com 72m2. A inspiração é nas famílias contemporâneas e na forma como elas se relacionam entre si e com seus grupos. Tornar os espaços efetivamente usáveis, desmistificando tradicionais hábitos é a ideia.
A sala ampla e aconchegante é um convite ao convívio e ao bem-estar. O ambiente concebido na paleta de cinzas e off-whites contrasta com o piso e teto em madeira natural, que foram conservados, enfatizando a época do imóvel. Uma grande estante em aço inox e módulos de madeira acomodam objetos decorativos e utilitários. Esses módulos são deslocáveis e permitem que os proprietários alterem sua forma e seu uso.

Sala Nobre de Jantar
Com inspiração europeia, apostando na mistura equilibrada do estilo clássico com o contemporâneo, a arquiteta Rose Campos apresenta a Sala Nobre de Jantar. O ambiente de 40m2 remete a épocas distintas. Aqui, sofisticação e descontração são palavras de ordem.
Objetos com tendências contemporâneas trazem conforto. Itens como a estante e a lareira de mármore com linhas retas tramitem modernidade. A composição formada por poltronas e sofá, dispostos ao redor da mesa de jantar, é perfeita para conversas informais, fluindo em formas arredondadas, com layout charmoso e despojado. Um lustre complementa a mesa de jantar refletindo seus cristais, trazendo o romantismo. Entre os materiais eleitos, veludo, laca e  cristais. Na paleta de cores predominam matizes neutras com cinza, bege, dourado e o clássico preto nos móveis e decorações.

“Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim...”
O arquiteto Marcelo Salum apresenta a Sala de Estar e Jantar, sob o nome “Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim...”. O espaço de 90m² foi criado para um casal nos seus 40 anos e seu filho de três anos – com forte ligação com o mar. Eles apreciam obras de arte que trazem na essência esse tema e admiram a estética/filosofia Wabi-sabi, que valoriza a transitoriedade e a beleza das coisas imperfeitas.
O ambiente foi pensado para a família rodeada das pessoas que ama, que recebe grupos para saraus, estudos e jantares. A sala é funcional, despojada e essencial. Há sobriedade nos móveis herdados, contando sua história. O sofá redondo proporciona aconchego e intimidade. Uma mesa para 12 pessoas serve para as refeições, estudos e trabalho. O projeto tem mobiliário com design autoral, assinado pelos arquitetos Marcelo Salum e Frederico Cruz. As paredes são repletas de obras de arte.

Sala Cor de Rosa e Carvão
O universo feminino nas artes e no design inspirou a arquiteta Juliana Pippi na criação da Sala Cor de Rosa e Carvão, ambiente com 110 m2. Amplo e com personalidade de sobra, a composição é marcada pela leveza do rosa claro, nude e tons de branco em contraste com o preto e o grafite.
 Uma sala para viver os encontros, habitada por uma mulher de perfil cosmopolita e criativo. A arquiteta apresenta lançamentos do mercado. O piso de madeira natural em carvalho americano tem acabamento desenvolvido exclusivamente para o ambiente. Entre as novidades também estão o papel de parede inédito no Brasil, peças raras e antigas garimpadas em um antiquário. Há também uma linha de louças, metais e acessórios que será exposta pela primeira vez no espaço. O mobiliário solto traz móveis com shape contemporâneo, em harmonia com tapeçaria e muitas obras de arte assinadas por artistas brasileiras.

Um prédio cheio de histórias
O prédio situado na Praça dos Bombeiros que, por último, abrigou o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) durante 37 anos, tem uma longa história. Foi em 1773 - quando o cenário ainda era da cidade do Desterro -, e a imigração açoriana começava a se acentuar, a fundação da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo), para celebrar o Culto ao Divino, que até hoje ocorre em grandes festas comunitárias entre os meses de maio e junho.
Conta a história que em 1900, a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro se comprometeu a doar o terreno, desde que a Irmandade construísse o prédio. Assim, em 1909 a Capela ficou pronta e, em 1910, o chamado Asylo de Orphans São Vicente de Paulo foi construído. Marcada pelos vitrais coloridos, a capela e? muito procurada para a celebrac?a?o de casamentos.
Em 1977, para complementar sua atuação com as crianças do abrigo, é criado o Jardim de Infância Girassol e no mesmo ano, também incorpora a Sociedade Promocional do Menor Trabalhador – Promenor. Hoje a Irmandade atende cerca de 750 beneficiados diariamente, entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Mais de 800 crianças já foram encaminhadas para adoção.
 
Sobre a CASACOR
Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2017 chega à sua 31ª edição em São Paulo, com 20 praças nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), e mais seis internacionais (Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru).
 
SERVIÇO
O QUÊ: CASACOR/SC 2017 – Edição Florianópolis
QUANDO: 10 de setembro a 22 de outubro
Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábado, das 13h às 21h
Domingo, das 13h às 19h
ONDE: Praça Getúlio Vargas, 194 – Centro – Antigo casarão do Asylo de Orphans São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo).

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página