Após o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos
anos, 2023 apresentou uma queda nas vendas on-line. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
(ABComm), houve uma redução de 4,3% no primeiro trimestre em comparação com o
período anterior.
“É preciso entender que esse resultado
já era esperado. Não indica, de forma alguma, uma desvalorização do comércio
eletrônico pelos consumidores. É uma consequência natural do retorno gradual à
normalidade à medida que a pandemia diminui seu impacto", explica
Ricardo Heidorn, CRO da Hi Platform.
Nesse cenário, uma estratégia que se
destaca como eficaz para impulsionar as conversões é o e-mail marketing. De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela Digital Commerce
360, em parceria com a Bizrate Insights, o e-mail marketing é a tática que mais
influencia os usuários a realizarem compras. Os resultados mostraram que 43%
dos entrevistados afirmaram abrir e-mails com anúncios de varejistas pelo menos
uma vez ao dia. Surpreendentemente, 60% dessas pessoas realizam compras mensais
motivadas pelas mensagens recebidas.
No entanto, para obter bons resultados,
o disparo massivo não é a melhor estratégia. Segundo Heidorn, é importante
acompanhar e entender as melhores práticas do mercado. Confira cinco dicas do
especialista que podem ajudar a
aproveitar ao máximo essa ferramenta:
1.
Humanize seu atendimento: este passo torna o e-mail mais impactante e memorável, além de
estabelecer um relacionamento duradouro e significativo com os destinatários.
Para isso, personalize suas mensagens, quebre o gelo com uma linguagem próxima e amigável, estabeleça conexões emocionais e valorize a individualidade de quem recebe seus
e-mails. Ao adotar essa estratégia, sua marca se destaca em meio à
concorrência, transmitindo autenticidade e preocupação genuína com as
necessidades de cada cliente. Isso faz com que eles se sintam valorizados e
compreendidos, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de engajamento, interação e
conversão. "A proximidade com o consumidor é um passo importante para
fomentar o relacionamento e tornar o cliente mais propenso para a compra. O que
torna a personalização ainda mais importante. Nesta etapa é necessário que as
marcas conheçam a fundo seu consumidor, suas dores e necessidades. Assim a
comunicação se torna mais assertiva, ofertando o que ele realmente quer ou
necessita”, afirma.
2.
Personalize suas mensagens: na dica anterior, você viu sobre a importância de personalizar
suas mensagens. Mas como fazer isso? Pequenos gestos fazem toda a diferença:
inclua o nome do destinatário no assunto do e-mail e/ou no início da mensagem,
adapte cada envio de acordo com a ocasião e use emojis (com moderação). Por
exemplo, se for o começo da semana, você pode desejar uma ótima semana e, em
época de Natal, que tal colocar emojis natalinos no assunto? Essas ações têm o
poder de mudar o tom da comunicação e podem arrancar um sorriso do rosto dos
seus clientes. Dessa forma, você demonstra que valoriza cada um, criando um
vínculo mais forte e aumentando a satisfação e fidelidade, revelando a experiência e fortalecendo
o relacionamento com a marca. Vale lembrar que essa estratégia também pode ser
aplicada ao atendimento via chat ou qualquer outro canal de comunicação.
3.
A primeira impressão é a que fica: a linha de assunto do e-mail é a primeira impressão que o
destinatário terá da sua mensagem. Logo, deve ser desenvolvida de forma
atraente e cativante. Para isso, seja claro e conciso. Evite linhas de assunto
genéricas e vagas, pois elas podem passar despercebidas ou serem consideradas
spam. Quando estiver em dúvida, algumas abordagens que costumam funcionar é
despertar a curiosidade ou oferecer um benefício. Utilize palavras-chave que
capturem a atenção, como "oferta exclusiva", "novidades
incríveis" ou "convite especial". Além disso, não se esqueça da
personalização. Coloque o nome ou segmente de acordo com seu perfil e
interesses. Por exemplo, "Fulano, confira essa oferta exclusiva para
você" ou "Últimas tendências em moda para você, Sicrano".
4.
Saiba os seus resultados: de nada adianta planejar, nutrir e não conseguir visualizar os
resultados, não é mesmo? É através deles que você vai conseguir analisar o que
está dando certo e o que precisa ser melhorado. Por isso, conte com sistemas que facilitem a
comunicação com sua base de contatos e extraiam o máximo de resultados
possíveis para garantir o sucesso das campanhas de nutrição. Nesse sentido, o
Hi Flow é uma ferramenta de automação de marketing multicanal que oferece
inúmeros recursos para o gerenciamento desses momentos. Com ele, você pode criar, enviar e analisar
campanhas em poucos minutos, enquanto visualiza o layout do e-mail de forma
simples e personalizada. Além disso, é possível programar o envio automático de
relatórios de acompanhamento em tempo real para o gestor da campanha. Dessa
forma, a análise constante dos resultados serve para acompanhar a tendência de
crescimento da sua base e verificar se as conversões previstas estão ocorrendo.
5.
Explore canais
diversos: para
impulsionar ainda mais as suas vendas, não esqueça da importância de investir
em outros canais de comunicação. Embora o e-mail seja relevante, diversificar
suas formas de contato alcança um número maior de pessoas simultaneamente. O
uso de WhatsApp, SMS e chatbot faz parte de uma estratégia que
amplia suas opções de comunicação e, consequentemente, melhora seus resultados.
Essas ferramentas proporcionam interações ágeis, eficientes e
personalizadas, resultando em uma experiência ainda mais completa e
fortalecendo o relacionamento com sua marca. Além disso, a automação desses canais é fundamental para gerenciar
efetivamente todas as interações, aproveitando os benefícios significativos,
como redução de custos e otimização do tempo. Com a possibilidade de comunicação
direta, entrega garantida e personalização das mensagens, você pode oferecer
uma experiência única para cada destinatário.
Sobre a Hi Platform
A Hi Platform surgiu a partir da fusão
de duas empresas: a Seeker, uma startup de Blumenau que desenvolve programas de
monitoramento de produtos e marcas em redes sociais, e a Direct Talk,
especializada em softwares de atendimento e ferramentas de chat. Com o objetivo
de garantir uma jornada completa de experiência de compra, disponibiliza
soluções de atendimento e relacionamento com clientes, que inclui chatbots,
automação de marketing e comunicações, e impactam todas as etapas, desde a
atração de leads até a fidelização. Além disso, a empresa
oferece serviços de inteligência artificial e análise de dados para otimizar
recursos e gerar oportunidades de vendas. Com sede em São Paulo (SP), Blumenau
(SC) e Bahamas, a Hi Platform atende a diversos setores, incluindo varejo,
financeiro, saúde e educação.
Hi Platform
São Paulo – Rua Geraldo Flausino Gomes, 61
Blumenau – Rua Theodoro Holtrup, 982
Bahamas – Bahamas Financial Center, 3rd
floor, BF