Como tornar os ensinamentos sobre determinado assunto
algo prazeroso, diferenciado, certeiro no resultado graças a algum tipo de
experiência? Há muitos anos buscando formas de levar o conhecimento sobre Comunicação
e Marketing ao mercado, a Oficina das Palavras, a maior empresa
de comunicação corporativa de Santa Catarina, de acordo com Anuário da
Comunicação Corporativa da Mega Brasil, ousou e criou o “Marketing à la carte”,
um jantar especial em que o cardápio traz referências e mostra com os exemplos
dos pratos o passo a passo da jornada do Marketing de Conteúdo.
A estreia foi com o apoio e assinatura do menu feito pela
renomada chef Nana Oliveira, em jantar
exclusivo para 14 convidados realizado no espaço Nosso Quintal, em Blumenau. Em
conjunto com a criação do storytelling, a chef desenvolveu entrada, primeiro
prato, prato principal e sobremesa com links aos quatro passos do Marketing de
Conteúdo: atração, conversão, fechamento e encantamento.
“Achei muito interessante trabalhar com essa meta de
conectar a comida com a informação. Para que tudo saísse perfeito, fizemos
ensaios, para que a conversa com os convidados tivesse uma unidade, um
reconhecimento sobre o tema aliado à gastronomia”, revela a chef que também é
formada em Cinema e Publicidade.
O encontro saboroso teve duas horas de duração e o grupo
de convidados degustou o menu com orientações tanto da chef, quanto da equipe
da Oficina das Palavras, que abordou informações sobre esta trilha, mostrando
as estratégias de comunicação.
“Este nosso projeto surgiu de um desejo que tínhamos de
educar ainda mais o mercado para a compreensão do que é o Marketing e como os
serviços da Oficina das Palavras poderiam contribuir com as marcas, fazendo uma
comunicação para negócios com resultados”, comenta o fundador e co-CEO, Ricardo Ruas.
A novidade foi um projeto piloto que deverá ser
customizado para outras áreas de conhecimento, sempre com essa conexão entre o
tema e a gastronomia para que a experiência traga resultados porque aborda o
tema de maneira diferenciada e surpreendente.
“Deu um trabalho inicial para criar o formato e alinhar
os detalhes, mas com o apoio da Chef Nana Oliveira, que também tem formação em
Comunicação, foi fácil desenrolar e fazer a ideia sair do papel”, celebra a
fundadora e co-CEO da Oficina das Palavras, Ana Paula Ruschel. “Agora estamos
criando novos jantares, com foco em outras áreas do conhecimento, para que
possamos fazer treinamentos corporativos”, completa.
Ficha Técnica
Chef: Nana
Oliveira
Decoração: assinada
por Sara Fogaça
Criação e Storytelling: Ana Paula Ruschel e Ricardo Ruas
Suporte: equipe
da Oficina das Palavras
Imagens: Victória
Girotto/Oficina das Palavras
A Oficina das Palavras
Fundada em 2006 pelos sócios Ana Paula Ruschel e Ricardo
Ruas, a Oficina das Palavras iniciou sua atuação em Blumenau e Itajaí. Com as
mudanças nos formatos de trabalho recentes, hoje é uma cloud company que atua
com sua equipe em formato “trabalhe onde quiser” e mantém uma equipe formada
por 13 profissionais, entre jornalistas e publicitários. Atualmente, atende
cerca de 40 clientes de diferentes segmentos, para comunicar os negócios em
diferentes frentes, por meio de canais próprios (informativos, revistas,
tráfego pago, blog, site, newsletter, redes sociais) e outros canais, como
assessoria de imprensa, marketing de influência, relacionamento com
figurinistas, gestão de crise e fampress.