Na esteira do crescimento do setor de
comunicação corporativa no Brasil, a Presse Comunicação,
agência fundada em Blumenau, completa 15 anos no mercado neste mês de junho,
consolidando a expansão para o Sul do Estado. Há dois anos, a empresa abriu
unidade na cidade de Tubarão, praça que já representa 36% dos clientes. A
Presse atende atualmente mais de 40 clientes de diversas regiões do Estado, de
outras partes do país e até do exterior.
Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação
Empresarial (Aberje), o crescimento do setor de comunicação
corporativa no Brasil em 2022 foi de 6% em relação ao ano anterior, bem acima
da média do PIB brasileiro. No ano passado, o setor faturou um recorde de R$
4,9 bilhões.
“Esses números refletem o fato de as
empresas estarem cada vez mais descobrindo o valor estratégico de uma boa
reputação. É um indicativo da necessidade dos negócios se manterem relevantes
ao estabelecerem um diálogo com seus públicos, comunicando seus propósitos,
cultura e identidade”, observa a jornalista sócia da Presse, Cristiane Soethe
Zimmermann. Seguindo esse movimento, a Presse registrou um crescimento de 35%
no ano passado.
De acordo com dados da Abracom
(Associação Brasileira das Agências de Comunicação), neste ano de 2023 o
mercado de agências de comunicação corporativa deve aumentar de 15% a 20%.
“Com o fortalecimento da nossa
atuação no Sul do Estado, devemos também seguir este fluxo de crescimento em
2023. Chegamos a Tubarão com um modelo de atendimento diferenciado para as
marcas, negócios e profissionais liberais, como médicos, que desejam ter
conteúdos estratégicos e mais assertivos e se destacar de forma personalizada
diante dos concorrentes”, comenta a sócia da Presse e coordenadora da unidade
no sul do Estado, Fernanda Momm.
Ela acredita que a função das
agências de comunicação tem sido mais valorizada, quando facilitam a vida dos
empresários e profissionais liberais nos meios digitais.
“Nós somos uma assessoria de
comunicação completa, parceira do sucesso do cliente, cuidando da sua imagem,
reputação e relacionamentos com seus públicos de interesse”, comenta.
Novas tecnologias e comunicação
corporativa
Ao contrário do que muita gente
pensa, as novas tecnologias não devem frear o desenvolvimento do mercado de
comunicação corporativa.
“Embora as novas tecnologias sejam
importantes, é essencial não negligenciar as abordagens tradicionais de
comunicação corporativa, como relacionamento com a imprensa, eventos, materiais
impressos, entre outros. Uma estratégia bem-sucedida geralmente combina o uso
inteligente de novas tecnologias com métodos estabelecidos”, explica Fernanda,
lembrando que é necessário investir em habilidades digitais e fomentar um
ambiente de aprendizado contínuo.
Cristiane acrescenta que é necessário
acompanhar as tendências tecnológicas e estar atento às inovações em IA,
automação, análise de dados e mídias sociais, por exemplo, para identificar
oportunidades e adaptar as estratégias de comunicação.
“Porém, a inteligência artificial não
vai substituir elementos fundamentais para a comunicação, como criatividade,
pensamento estratégico, empatia e compreensão das informações. Além disso, o
relacionamento humano sempre será necessário para construir a confiança. E não
podemos esquecer que a comunicação corporativa envolve também questões éticas,
como lidar com privacidade, segurança de dados de impacto sociais. Decisões
essas que exigem um julgamento ético e entendimento das implicações e demandam
um olhar humano”, aponta Cristiane.
Sobre a Presse Comunicação
A Presse Comunicação foi fundada em 2008 pelas jornalistas
Cristiane Soethe Zimmermann e Fernanda Ricardo Souza Momm, em Blumenau. Oferece
serviços de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, produção de
conteúdo para publicações impressas e digitais, serviços de marketing digital,
entre outros serviços de comunicação corporativa. Possui escritórios em
Blumenau e Tubarão, é formada por uma equipe de nove profissionais e atende
mais de 40 clientes de diversas partes do Brasil e do exterior.