Blog Top Society - Karla Cruz

Projeto cultural leva oficinas de escrita e teatro gratuita para jovens e adolescentes

07/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11539_post_2320.jpg
A criatividade precisa ser estimulada das mais diversas formas, em especial na infância e adolescência.
 
Sabendo disso, a atriz e arte-educadora Júlia Fernandes Lacerda desenvolveu a oficina “Escrita Teatral CriAtiva - Práticas de experimentação artística e fruição da escrita pessoal” buscando atingir crianças e jovens, dos 06 aos 14 anos, com o intuito é inspirar novos escritores, dramaturgos e artistas, compartilhando e criando textos inéditos, valorizando a produção local, estimulando à leitura e à escrita.
 
Esta oficina é parte da pesquisa de doutorado da atriz e foi ministrada pela primeira vez em julho de 2022, na cidade de São João Batista, por meio do projeto “Escola Escritora” – uma realização do SESC – SC, com crianças da Escola SESC do município citado, e teve uma repercussão bastante positiva.
 
“Depois da realização desta primeira oficina, percebemos a importância de capilarizar a ação e contemplar um público ainda maior", destaca Júlia.
 
A professora regente da turma contemplada, Sandra Rozélia, realizou a oficina junto com seus alunos, e relatou:
 
“As atividades em particular foram muito legais, uma maneira diferente de trabalhar com o corpo, com o sentimento, com os gestos, transformando isso em escrita, então é uma ação potencializadora da escrita através do corpo, das sensações, de todos os sentidos”.
 
As oficinas serão realizadas em escolas municipais e estaduais de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, Capivari de Baixo, Tubarão, Criciúma, Camboriú e Itapema. O projeto foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2022.
 
Ao final do projeto, está previsto o lançamento de um ebook gratuito com os materiais dramatúrgicos e processos realizados nas oficinas, materializando o percurso e oportunizando aos participantes e ao público em geral o contato com os materiais construídos nas oficinas ministradas durante este projeto.
 
Confira as datas
13 e 14 de abril – Florianópolis
17 e 18 de abril – Itapema
19 e 20 de abril – Camboriú
27 e 28 de abril - São José
11 e 12 de maio – Tijucas
18 e 19 de maio – Palhoça
22 e 23 de maio - Capivari de Baixo
23 e 24 de maio – Tubarão
25 e 26 de maio – Criciúma
01 e 02 de junho - Biguaçu
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página