Lages, na Serra Catarinense, não é famosa apenas pelo frio e pelo turismo rural. Desde 1989, a cidade é conhecida também por sediar um dos maiores eventos do Brasil. E a cada ano que passa, essa fama aumenta e se consolida.
A responsável por tamanha propaganda em todo o país é a Festa Nacional do Pinhão, cuja 29ª edição consecutiva termina neste domingo, dia 18. Turistas de várias regiões visitaram Lages para curtir os dez dias de shows, gastronomia e badalação.
Tanto que, em noites de grande movimento, especialmente durante o feriadão de Corpus Christi, só de Florianópolis saem até 200 ônibus lotados em direção a Lages, o que significa cerca de oito mil pessoas apenas da capital catarinense em uma única noite.
“Voltamos à festa e trouxemos um grupo de amigos em busca da gastronomia e hospitalidade que sempre encontramos em Lages”, disse o empresário Eliserio Reis, 46 anos, de São José, que veio à festa pela segunda vez, trouxe um grupo de amigos e foi só elogios.
Transporte oficial e feriado lotaram a rede hoteleira da região
Neste ano, a festa inovou e contou com transporte oficial. A empresa Ouro e Prata, de Porto Alegre (RS), ofertou ônibus de excursão com saídas de oito cidades de Santa Catarina e outras três do Rio Grande do Sul.
“Quando conhecemos o evento, foi possível notar a força que tem em todo o Brasil. É realmente muito representativo. Então foi fechada uma parceria para atender a toda a demanda de pessoas que não poderiam ir a Lages por questões de deslocamento”, explica o coordenador de novos negócios da Ouro e Prata, Marcelo Rasia.
Durante o feriadão, milhares de turistas invadiram Lages. Tanto que os cerca de quatro mil leitos urbanos e rurais da rede hoteleira de toda a região ficaram lotados. E cidades como São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, onde o turismo de inverno é muito forte, também faturaram bastante, tendo a Festa do Pinhão como importante impulso.
Texto: Catarinas Comunicação
Fotos: Nilton Wolff / Catarinas Comunicação