Armazenamento de dados precisos, softwares
ágeis e integrativos, além do uso de assistentes virtuais, transformam a
experiência do paciente com rapidez e segurança. A inteligência artificial tem
grande potencial na área de laboratórios.
A cada dia crescem suas aplicações para
facilitar tanto o gerenciamento quanto a agilidade de emitir exames mais
precisos. Segundo informações da empresa de tecnologia Tractica, divulgados
pelo portal Business Wire, a estimativa é que esse mercado movimente cerca de
$34 bilhões de dólares até 2025.
E nesse cenário, o Laboratório Santa Catarina,
de Blumenau, já desponta com a migração para um novo sistema oferecido por uma
das maiores empresas de tecnologia para saúde no Brasil, a Pixeon. O
Laboratório Santa Catarina implementou as ferramentas de LIS, BackOffice e
Recepção Digital. Entre os benefícios estão a rastreabilidade total de todas as
ações e modificações, a segurança dos dados, pois o processo de backup é
automático e o atendimento imediato ao paciente, 24 horas por dia, por meio da
automatização.
“O novo sistema possibilita a atualização em
tempo real das informações desde a recepção do paciente, coleta e entrega dos
resultados, garantindo também uma gestão otimizada dos materiais. Por meio do
funcionamento em nuvem, os dados podem ser acessados a qualquer momento em
qualquer navegador, possibilitando maior rapidez, confiabilidade e eficiência
na liberação dos exames”, destaca o diretor técnico do Laboratório Santa Catarina,
Guilherme Reverey do Prado.
Além da integração total com os principais
equipamentos laboratoriais, outro grande diferencial do novo sistema é a
integração com clínicas locais, permitindo o envio direto dos exames para a
avaliação do médico requerente.
Assistente virtual com inteligência artificial
Quantas vezes precisamos fazer um exame e
ficamos em dúvida se é necessário fazer jejum e por quanto tempo? As
assistentes virtuais possibilitam sanar essas e outras dúvidas, além de
agilizar outros processos laboratoriais como agendamento de consultas e
liberação de exames.
Ela funciona nos aplicativos de troca de
mensagens do laboratório e ajuda a interagir com os pacientes que conseguem
realizar uma série de agendamentos imediatamente, sem fila de espera, 24 horas
por dia, no momento em que deseja ser atendido.
Para o paciente, esse sistema traz muito mais
facilidade, já que ele não terá que ligar ou ir até o laboratório no horário
comercial. E para os profissionais da saúde, é uma maneira de automatizar essa
função, evitando sobrecarregar os atendentes e evitando até perder pacientes
por falta de um atendimento imediato.
“Além de agendar, confirmar e enviar os
resultados dos exames em qualquer uma das unidades do Laboratório Santa
Catarina, a assistente virtual pode oferecer informações sobre a realização de
exames, e tirar outras dúvidas corriqueiras como valores, endereço do
laboratório, horário de atendimento, entre outras”, destaca Guilherme.
A inteligência artificial para os laboratórios
já é uma realidade capaz de modificar tanto o dia a dia dos profissionais da
saúde como o relacionamento com os pacientes, ajudando a oferecer um
atendimento mais preciso e adequado. Além disso, auxilia nos processos digitais
e nas rotinas dos laboratórios promovendo uma jornada do paciente mais rápida e
segura.