As ferramentas de marketing que vemos no mundo
corporativo estão cada vez mais focadas em ajudar clientes e públicos a
resolverem problemas, enfrentarem desafios e alcançarem seus objetivos
institucionais e de mercado. Em um universo em constante transformação - como é
o da comunicação - isso significa que é preciso estar sempre pronto para
ajustar a rota e reagir às mudanças. Recentemente, especialistas ouvidos pelo
Content Marketing Institute apontaram mais de 80 tendências de marketing para
ter sucesso em 2023.Indicamos aqui cinco delas, para as quais eu considero
fundamental ter um olhar atento neste ano:
1.
Avanço
nas ferramentas de IA
A comunicação, sobretudo o marketing de conteúdo em 2023
será moldado por duas grandes tendências: o crescimento da Inteligência
Artificial e da ciência comportamental. A Inteligência Artificialé capaz de
processar uma grande quantidade de dados para determinar rapidamente quem
atingir e onde encontrar essas pessoas. Já a ciência comportamental ajudará a
criar conteúdo de maneira receptiva ao cérebro, aumentando o engajamento e a
resposta.
2.
Atualização
da inteligência de pesquisa
Cada vez aparecem mais recursos nos resultados de
pesquisa do Google. Eles são atraentes e reduzem a porcentagem de cliques nos
resultados orgânicos. Com as páginas de resultados de pesquisa cada vez mais
dominadas por anúncios pagos, os clientes exigem uma experiência “humana” mais
relevante. Os consumidores estão iniciando as pesquisas em novos lugares, como
TikTok e Instagram. Por isso, é fundamental reavaliar o SEO em 2023, testando
os tipos de conteúdo que mais chamam a atenção nesses novos canais.
3.
Diferentes
estratégias e abordagens
Em 2023, o mercado buscará tecnologias mais recentes. As
marcas que podem fornecer conteúdo baseado em localização relevante e ao mesmo
tempo utilitário, mantendo a confiança e a privacidade do consumidor, ganharão
duas vezes: a primeira é a fidelidade do cliente e os ganhos financeiros que
vêm com ela, e a segunda são os dados primários desses consumidores, objeto de
desejo dos profissionais de marketing.
4.
Novas
táticas
Este ano tem tudo para para ser um ano bastante dinâmico,
especialmente no Brasil, com tantas mudanças políticas e econômicas. Pode ser
necessário causar impacto com os mesmos ou menos recursos. Então, o que um
profissional de marketing deve fazer? Apostar em novas táticas. Umas das ações
pode ser fazer uso da assessoria de imprensa para colocar os porta-vozes da
organização em evidência. É possível buscar espaço em reportagens ou artigos
assinados em veículos de comunicação e reforçar a marca de forma positiva na
imprensa.
5.
Olhar
atento às tendências
Muitos especialistas estão dizendo que é preciso esquecer
o tradicional modelo de funil de marketing. Isso porque, graças às redes sociais,
a jornada do consumidor tem se tornado mais aleatória. A Geração Z continuará a
migrar para o TikTok em 2023 e a ascensão do vídeo de formato curto continuará
(TikToks, Instagram Reels). Então, é preciso ter uma estratégia criativa. Uma
sugestão para se destacar é contar histórias autênticas.
Seguir as tendências não é tão difícil. Porém, é preciso
planejar, traçar objetivos e metas, ter um propósito claro e contar com
profissionais capacitados para entender o mercado e as estratégias adequadas.