Blog Top Society - Karla Cruz

De Lages para o mundo

06/02/2018    Karla Cruz

Lageano Gustavo Gugelmin se destaca na maior competição de rali da história
img/topsocie_blog/1341_post_7402.jpg
Eram 4h35 da madrugada quando Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, partiram de Fiambalá, uma cidade localizada na parte oeste da província de Catamarca, Argentina, para encarar os 791 km previstos na 12ª etapa da categoria UTVs,da 40º edição do Rally Dakar.A corrida mais difícil do mundo escolheu como cenário as paisagens e atrações únicas da América Latina: Peru, Bolívia e Argentina. Situados a 1 505 metros de altitude, a dupla enfrentaria a mais longa etapa da competição,totalizando ao fim do percurso 15 horas de duração.
img/topsocie_blog/1341_post_12130.jpg
Ao todo foram 14 etapas; 14 dias de desafios a bordo do Can- Am Maverick V3. As altitudes extremas características da região, assim como os desertos, lama, chuva até mesmo neve, não impediram o ganho da taça mais cobiçada do off-road em Córdoba (Argentina) na classe SxS, destinada aos UTVs.
img/topsocie_blog/1341_post_2242.jpg
O lageano Gustavo Gugelmin, aos 35 anos, coleciona grandes títulos no seu currículo, entre eles está bicampeonato no Rali dos Sertões (2008) e o Mundial Cross Country (2012), ambos na categoria T2. Quanto a sua participação do Raly Dakar, o navegador fez sua primeira estreiaem 2014, onde terminaram a prova na 22ª colocação, e mantiveram o 12º tempo na classificação geral.
O incentivo para o esporte veio desde cedo quando Gustavo ganhou seu primeiro kart do pai,aos oito anos. Logo, por causa da altura precisou desistir dos monopostos, foi então que decidiu se aventurar no rali.  E onde permanece até hoje. Gustavo já viajou para Dubai, Egito, Catar, Polônia, Hungria, Portugal, Espanha, Itália, entre outros países, se destacando na função de navegador, figura pouco conhecida pelo público em geral.
img/topsocie_blog/1341_post_1953.jpg
O navegador participa da corrida do banco do passageiro, e se engana quem acha que o papel não presume importância, seu papel é fundamental tanto para ditar o caminho, como para demais orientações táticas, a função do navegador é colocar o carro e o piloto no limite de suas capacidades. “Comecei competindo no kart. Cresci demais e não pude ir para as corridas de fórmula. Faz dez anos que entrei no rali de velocidade. Desde então, as coisas foram acontecendo. Meu sonho era disputar o Dakar”, revela Gustavo.
Nesta edição, a dupla levou o primeiro lugar na categoria mais recente do campeonato, com um tempo total de 72h 44m e 06s. Eles ficaram quase uma hora à frente dos segundos colocados, a dupla Patrice Garrouste (França) e Steven Griener (Suíça). “Nós batemos um recorde de etapas ganhas, talvez até poderíamos ter aumentado esse recorte, mas como já estávamos liderando, nossa tática foi manter o oponente distante. Os quase 50 minutos eram suficientes para as paradas técnicas, como troca de pneus, ou concerto do carro”, explica o navegador.
img/topsocie_blog/1341_post_12207.jpg
A origem da competição não parece estar distante da sua característica principal, a imprevisibilidade. Em 1977, o piloto francês Thierry Sabine perdeu-se no deserto do Saara. O piloto viu naquele ambiente um lugar propicio para promover a prática esportiva, o rali.  Sabine esteve à frente da organização do Dakar até sua morte, em 1986, onde morreu em um acidente de helicóptero em meio a uma tempestade de areia.
img/topsocie_blog/1341_post_7466.jpg
Em sua 30º edição, o Rally Dakar pareceu chegar ao fim da sua estrada, em 2008, por causa de ameaças terroristas, a competição mais difícil e popular do mundo teve que ser cancelada por causa da instabilidade política de diversos países africanos,forçando a transferência para a América do Sul.
img/topsocie_blog/1341_post_10461.jpg
Mesmo mudando totalmente o terreno e paisagens, está edição comprovou que a competição mais árdua do mundo ainda se mantem extremamente exigente.
img/topsocie_blog/1341_post_9664.jpg

 

Compartilhe nas redes sociais:

Aproveitar os dias ensolarados do verão faz bem para a saúde mental

31/01/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1340_post_8806.jpg
Quem explica porque a luz solar traz alegria e faz o bom humor tomar conta da maioria das pessoas no verão é a psicóloga Renata Stulp Scheide. Confira!
img/topsocie_blog/1340_post_8166.jpg
Os belos dias de sol são um convite para aproveitar a praia, aquele churrasco na companhia dos amigos e receber a família para compartilhar momentos de pura diversão. Não é à toa que muita gente afirma que, é no verão que os sorrisos se multiplicam e um clima de alegria toma conta da maioria das pessoas. 
De fato, a psicóloga Renata Stulp Scheide explica que a alta incidência da luz solar - característica do verão - é responsável por estimular neurotransmissores importantes, como a serotonina, a dopamina, noradrenalina e a endorfina, é justamente por isso que a afirmação faz todo o sentido.

"Existem vários estudos que ligam o verão a uma maior sensação de bom humor e felicidade. Por isso mesmo, é uma época do ano extremamente importante, em especial para aquelas pessoas que moram próximas ao litoral. Devemos aproveitar os dias ensolarados para fazer atividades ao ar livre, pegar sol, receber visitas, sair com os amigos, conhecer pessoas, interagir e estreitar os laços com aqueles que amamos", destaca a psicóloga.

Renata Stulp Scheide enfatiza ainda que todos esses fatores acabam influenciando sim, no aspecto psicológico das pessoas. "Além das relações biológicas que a exposição aos raios solares desencadeiam no nosso organismo, como no estímulo da produção de vitamina D, também é uma questão cultural. Afinal, fomos educados para intuir que um dia bonito e ensolarado será um dia feliz e isso nos motiva a  aproveitar esses bons momentos para fazer atividades agradáveis e compartilhar a alegria de estar vivo", finaliza.

Compartilhe nas redes sociais:

Catarinense de 19 anos disputa o reality

31/01/2018    Karla Cruz

Competição terá workshop com confeiteiro e jurado Lucas Corazza, do "Que Seja Doce"
 
img/topsocie_blog/1339_post_7011.jpg
Maria Luiza Hacke (19) será a única representante de Santa Catarina no reality gastronômico “Mão na Massa”, que será realizado entre 26 de fevereiro e 2 de março, no campus de Maringá da Unicesumar, no noroeste do Paraná. Serão 24 participantes, todos acadêmicos de gastronomia e Maria Luiza é a mais nova. Estudante do polo de educação a distância de São Bento do Sul, ela tentou outros caminhos, chegando até cursar um semestre de Comércio Exterior. Mas a paixão pela cozinha foi mais forte. 
Atualmente, Maria Luiza trabalha em um restaurante japonês, mas confessa que é apaixonada pela comida italiana. “Eu amo cozinhar e esse amor teve início em minha casa, pois aprendi com a minha mãe que também é cozinheira”, disse. No reality ela acredita que poderá crescer pessoal e profissionalmente. Pensando no futuro, tem grandes objetivos: fazer um intercâmbio e abrir um restaurante. 
Desde que começou a atuar em Educação a Distância, em 2006, a Unicesumar, um dos dez maiores grupos educacionais do país, investe maciçamente nas chamadas metodologias ativas de aprendizagem, aplicando de forma criativa os conhecimentos teóricos na prática. A Unicesumar lançou no ano passado a sala invertida e a realidade aumentada na metodologia Híbrida, para o ensino das Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo, e o Reality Fashion, um reality show ao vivo disputado por alunos de Design de Moda de todo o país.
 Neste mês, a Unicesumar inova mais uma vez e realiza o “Mão na Massa”, primeiro reality show universitário de gastronomia do país, que acontecerá de 26 de fevereiro e 2 de março no campus sede da instituição, em Maringá (PR).
 “Além de promover a integração entre nossos alunos, que representarão todas as regiões do Brasil, este projeto prático oportunizará uma experiência de aprendizagem diferenciada aos alunos participantes que compartilharão suas experiências, sua cultura e paixão pela gastronomia”, diz o diretor de Planejamento de Ensino de EAD da Unicesumar, Fabrício Lazilha. 
Assim como o mercado de trabalho exige competências dos novos profissionais, como organização, criação, desenvolvimento, trabalho em equipe, execução e apresentação, o “Mão na Massa” também vai avaliar os competidores com esses critérios. Todos os dias, os competidores participarão de uma prova, que será avaliada por júris especializados na técnica ou no tipo de culinária em avaliação. Entre os nomes confirmados para dar aulas e julgar os competidores está o chef Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do programa “Que Seja Doce”, da GNT e professor da disciplina de feitaria Clássica e Brasileira do curso de gastronomia da Unicesumar. 
O evento está sendo planejado há mais de cinco meses e envolveu cerca de 50 pessoas, entre professores, coordenadores, restaurante-escola, hotel-escola, eventos e logística. A Unicesumar investiu mais de R$ 100 mil no projeto.
 “Investimos muito em tecnologia e metodologia inovadora. Temos uma grande responsabilidade porque nossa principal meta é estar na vanguarda da educação no país. A produção dos realities são o casamento perfeito entre o aprendizado teórico, sua a aplicabilidade dos conceitos de forma inovadora e o engajamento de todos os alunos”, afirma o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva. 
Mão na Massa
Vinte e quatro estudantes de Gastronomia da Unicesumar vão disputar o reality “Mão na Massa”. Os competidores são alunos dos polos de Educação a Distância (EAD) de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois campi da instituição no Paraná, de Maringá e Ponta Grossa. 
Os 24 competidores foram escolhidos entre 100 candidatos que participaram da prova de seleção: preparar um Bife Wellington, bife de filé revestido com patê e duxelles, envolto em massa folhada e assado. Os vídeos dos candidatos, com o passo a passo da receita, foram avaliados por um júri de professores do curso de Gastronomia da Unicesumar.
 Durante o “Mão na Massa”, os competidores serão testados no preparo de pratos de assinatura própria, massas, bolos e carnes. Os competidores participarão de aulas especiais e irão para a cozinha preparar a prova do dia. Cada uma será avaliada por um júri diferente, formado por professores e chefs convidados de acordo com a habilidade testada.
 Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros da equipe campeã ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos.
 
Segundo o professor Vinícius Pires Martins, coordenador do “Mão na Massa”, a participação no reality será importante para os currículos dos participantes. Ele, que já participou do concurso de Melhor Hambúrguer do Brasil do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, na Rede Globo, afirma que essas competições revelam novos talentos ao mercado da gastronomia. “Quem consegue passar pela seleção para essas competições já possui competências diferenciadas, que o reality ajuda a mostrar. Trata-se de uma grande vitrine”, destaca.
 A Unicesumar lançou o curso de Gastronomia em 2015 e já possui 2.500 alunos em 300 diferentes polos de EAD. A graduação tem duração de dois anos. Criado para atender à crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais dessa área em todo o Brasil, este é um dos cursos que mais cresce dentro da instituição.
 Para saber mais sobre os participantes, acessa o www.unicesumar.edu.br/maonamassa/
Sobre a Unicesumar: Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Em 2018, são 100 mil alunos, cerca de dois mil funcionários e mais de 800 professores, sendo 80% do corpo docente formado por mestres e/ou doutores. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição. A instituição também está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a idealizadora e responsável pelo Programa, pela Revista e pelo Blog Top Soci...
Curta Nossa Página