Produtos da identidade Serra Catarinense como pinhão, queijo serrano e frescal integram receitas exclusivas para o Sabores de Lages, que ocorre de 14 a 23 de junho, durante a 31ª Festa Nacional do Pinhão. Além dos pratos preparados especialmente para o evento, haverá chope artesanal de fabricação lageana. Durante os 10 dias, o público poderá se deliciar com pratos gourmets oferecidos pelo valor único de R$30,00.
Os 14 restaurantes terão um cardápio variado com carnes, massas, peixes, sushi, hambúrgueres e feitos com pelo menos uma iguaria típica da região e chope artesanal. O coordenador do Núcleo Gastronômico de Lages (ACIL/CDL), Ruan Rangel, destaca que a ideia é tornar a gastronomia típica da Festa do Pinhão mais atrativa para os visitantes, resgatando elementos da cultura gastronômica serrana.
“Os lageanos e turistas sempre pediram a presença dos restaurantes da cidade no evento. Estaremos lá, fortalecendo nossos estabelecimentos e mostrando porque nossa gastronomia é tão apreciada por quem vem de fora”.
A comercialização dos produtos ocorrerá por meio de caixas exclusivos. O público compra o tíquete e escolhe em qual restaurante deseja provar a culinária.
Espaço
Além de boa comida e bebida, o espaço pavilhão localizado atrás do Palco Nativista, ponto com grande circulação de pessoas dentro da Festa, será totalmente fechado. A decoração contempla elementos relacionados à região e à Festa.
O ambiente com capacidade para atender 150 pessoas de maneira bastante confortável contará também com mostra cultural. O gerente regional do Sebrae, entidade corealizadora do Sabores de Lages, Altenir Agostini, frisa que a missão é enaltecer a história, cultura e a gastronomia da Serra Catarinense.
Restaurante participantes:
Boka’s Serrano: Camarão à moda da Serra;
Boteco Santa Fé: Pulled Pork do Joaquim;
Burguer da Joca: Hambúrguer com farofa de bacon e pinhão;
Hamgourmet: Hot Dog de linguiça defumada e Mini Churros no copo;
Hoshi Pokes e Sushis: Urumaki Serrano e , Uramaki Filadélfia com jhow;
Liv In Café e Gastrobar: Quirera Campeira Liv In;
Pizza Pronta (Uniplac): Calzone de calabresa defumada com mix de queijos regionais;
Restaurante Apreciatta: Espaguete caseiro ao molho serrano;
Restaurante Bistrô: Carreteiro de frescal e pinhão
Restaurante Bom Apetite: Escondidinho de Pinhão;
Restaurante Galpão Capão do Cipó: Tilápia galponeira arroz ao dente e pirão de peixe com pinhão;
Santo Graal Restaurante: Batata recheada com paçoca de entrevero ou paçoca vegetariana
Z.M. Massas Caseiras: Sopa de agnoline com costela desfiada defumada e pinhão;
Cervejaria Princesa da Serra: Chopp Princesa da Serra nos estilos Pilsen, Weizen, Ipa, Vianna, Sout e Rauchbier
Por Catarinas Comunicação || Fotos Marcílio Viana de Jesus