Blog Top Society - Karla Cruz

Campanha alerta sobre a importância da vacinação contra a raiva

09/08/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1539_post_13180.jpg
 Conscientização acontece no mês de agosto,em todo o país e incentiva a imunização de cães e gatos
img/topsocie_blog/1539_post_12442.jpg
img/topsocie_blog/1539_post_2725.jpg
A raiva é incurável e pode ser transmitida dos animais para o homem. Devido a sua gravidade e ao risco de contaminação, todos os anos em agosto acontece no Brasil uma ampla campanha nacional de incentivo à vacinação, única forma de prevenção. Obrigatória no país, a vacina deve ser aplicada uma vez por ano em cães e gatos. Segundo o médico-veterinário Luciano Granemann e Silva, sócio-proprietário da Clínica e Hospital Veterinário 24h Cão.Com, em Florianópolis (SC), embora ela esteja controlada, não foi erradicada, por isso a necessidade de continuação de ações como essa.

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir de 12 semanas de vida. São poucas as contraindicações: apenas animais prenhes, com severa debilidade física ou que apresentam forte reação alérgica a ela.

A raiva é contraída através da saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura e lambedura em ferimentos ou mucosas. Os principais transmissores em áreas urbanas são cães, gatos e morcegos. “A doença afeta o sistema nervoso central e entre os sintomas mais frequentes estão mudanças de comportamento, agressividade, hipersalivação e paralisias”, explica Luciano.

O último registro de raiva em Santa Catarina aconteceu em Jaborá, em 2016, porém com a variante do vírus de morcegos, em ciclo silvestre. O Estado detém atualmente o status de “raiva controlada no ciclo urbano”.

Onde vacinar

Em algumas cidades o poder público disponibiliza a vacina antirrábica gratuitamente. Ela também pode ser encontrada em clínicas veterinárias e agropecuárias. Luciano alerta para os cuidados na hora de escolher o estabelecimento.  A recomendação é que seja sempre aplicada por um médico-veterinário. É importante também se informar sobre a forma como as vacinas são armazenadas. “São organismos vivos muito sensíveis a variações”, afirma.

A Cão.Com, de Florianópolis (SC), realiza anualmente ações buscando alertar seus clientes sobre a sua importância, entre elas um sistema de avisos que lembra os tutores quando está próximo da data da próxima dose. “Em 2017, tivemos um aumento de 20% na procura, comparado ao ano anterior. Para esse ano, esperamos manter esse crescimento”, afirma o veterinário.

O que fazer em caso de mordida ou suspeita de raiva?

Caso o tutor desconfie que seu pet esteja com sintomas de raiva, recomenda-se o confinamento e a comunicação imediata à autoridade pública. “Se ele for mordido por animal de rua ou outro cão com suspeita de raiva, deve ser levado a uma clínica veterinária para tratar as feridas e, caso não seja imunizado, realizar exames”, aconselha Luciano.

É importante também notificar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) caso animais domésticos entrem em contato com morcegos ou seja observado algum comportamento incomum desses animais, como pouso em locais iluminados, voos diurnos e entrada em residências.

Serviço:

O que: Campanha nacional de vacinação contra a raiva
Quando: Durante todo o mês de agosto
Onde: Em todo o país. Vacinas para cães e gatos (dose anual, a partir de 12 semanas de vida) disponíveis em clínicas veterinárias, como a Cao.Com  e agropecuárias. Algumas prefeituras a oferecem gratuitamente. Informe-se na sua cidade.




Compartilhe nas redes sociais:

Vicenti Donini, dono da Marisol, atrai grande público durante o ADVB Inspira, em Lages

09/08/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1538_post_8942.jpg
Palestra de Vicenti Donini faz parte do projeto ADVB Inspira, um ciclo de palestras itinerantes organizado pelo Sebrae/SC e ADVB/SC.
 
Empresários, profissionais e estudantes participaram, nesta quarta-feira (8), em Lages, do projeto ADVB Inspira. O evento trouxe a palestra do presidente do conselho e fundador da Marisol, Vicente Donini, uma das indústrias têxteis mais relevantes de Santa Catarina e do país. O empreendedor contou um pouco de sua trajetória empresarial para um público que lotou o auditório da Câmara de Dirigente Lojistas de Lages (CDL).  
 
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas (ADVB/SC) estão promovendo um ciclo de palestras itinerantes pelo estado. Nesta ação, empresários e executivos de sucesso no mercado catarinense contam sua trajetória e como as estratégias de marketing e vendas contribuíram para o alcance do sucesso em suas carreiras profissionais.
 
Atualmente, Donini lidera uma holding chamada GFVPar, que investe e controla empresas de diversas áreas de negócios, como indústria, crédito, seguros, tecnologia e vinhos, onde ele escolheu a Serra Catarinense para empreender na vitivinicultura. “O mundo do vinho é uma paixão para mim. Mas, como empreendedor, vejo um grande potencial de negócios na Serra a partir da vitivinicultura , por isso, estou investindo no setor”.  
 
Nasceu em Joinville no Norte do estado, mas foi na cidade vizinha, Jaraguá do Sul que construiu sua carreira profissional. Ele credita o seu sucesso a oportunidade que teve desde pequeno de conviver em um ambiente de sociedade civil organizada, onde o associativismo é muito forte. “A pessoas precisam participar e se sentir responsáveis pelo ambiente onde vivem. Fazer acontecer. Empreender, seja no setor privado, público ou social, é a melhor coisa que existe, mas o segredo está em perseverar”, destaca.
 
O coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini, mediou um painel com perguntas do público. Ele ficou satisfeito com a participação de empresários e empreendedores que buscaram na experiência de Donini inspiração para seus negócios. “Donini nos mostra e nos faz acreditar que, mesmo em um momento de mercado adverso, é possível inovar, investir e acreditar no potencial dos negócios”.
 
Próximas palestras:
 
Itajaí – 21/08 – Topázio Silveira Neto, Presidente da Flex Relacionamentos Inteligentes e Jean Oliskovicz, Presidente da Oliscorp Instituto;
Criciúma – 30/08 – Mario Neves, Presidente da NSC Comunicação e Zefiro Giassi, Presidente Conselho do Giassi Supermercados;
Joinville – 11/09 - Kleber Bonadia, Diretor de Estratégia Digital da Flex Relacionamentos Inteligentes e Théo Orosco, CEO da Exact Sales


Compartilhe nas redes sociais:

Serra Catarina Festival de Inverno garante mais acesso à cultura e gera renda

09/08/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1537_post_7917.jpg
Serra Catarina Festival de Inverno garante mais acesso à cultura e gera renda
Foto: Fom Conrad
Na Serra Catarinense, enquanto turistas saboreiam a gastronomia, conhecem as belas paisagens e a cultura regional, os setores de comércio e serviço aproveitam para lucrar durante o Serra Catarina Festival de Inverno. Os números econômicos ainda não são oficiais, pois tem ainda quase 30 dias de Festival, mas já deu para sentir maior movimentação.
 
Coordenador da Câmara de Gastronomia da Câmara de Dirigentes Logistas de Lages (CDL) e proprietário de três restaurantes na cidade, o empresário Ruan Rangel está contente com os resultados. “Fiz parceria com os eventos e servimos cerca de 560 refeições em um dos meus restaurantes. No último fim de semana, o movimento dobrou”.
 
A expectativa é que o setor fique ainda mais aquecido nos próximos dias com a realização do Festival Gastronômico Sabores de Lages, que ocorre 10 e 30 de agosto, numa parceria entre CDL, Associação Empresarial de Lages (Acil), Fundação Cultural de Lages e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC). Neste ano, 35 estabelecimentos vão oferecer pratos doces e salgados que contemplem e valorizem os elementos da cultura regional a diversos valores.
 
Para a responsável pelo Serra Catarina, Rosani Pocai, fomentar cultura significa responsabilidade social, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na região. “O Festival é capaz de deixar um legado de fortalecimento da cultura em suas diversas formas e desenvolvimento para a Serra Catarinense. Isso é o mais significativo”.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página