Blog Top Society - Karla Cruz

Rede Giassi inicia projeto para entrar em conformidade com regras da LGPD

07/11/2019    Gustavo Siqueira

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Consentimento. Palavra-chave para o setor varejista a partir da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em agosto do próximo ano. Campanhas e ofertas de produtos precisam ter permissão registrada do consumidor, para que tais ações possam acontecer em conformidade com a nova legislação. No entanto, de acordo com a pesquisa da Serasa Experian, apenas 17,9% do setor varejista já está dentro dos parâmetros da nova lei.

No setor supermercadista, a rede catarinense com 17 unidades ativas no país, Giassi Supermercados, se antecipou, e iniciou um projeto para se adequar em conformidade com as novas regras da LGPD - que visam preservar a privacidade de todos. “Para alcançar a melhor adequação possível até agosto do próximo ano, é necessário um trabalho de consultoria, acarretando em muita aprendizagem sobre o tema. São muitas dificuldades, o baixo conhecimento sobre a lei e sua importância por parte não só dos nossos colaboradores, mas da população em geral, dificulta a implantação de um projeto dessa magnitude. No momento que boa parte das pessoas entenderem o quão sério é o tema, nós acreditamos que ficará mais fácil de atender a normativa em sua plenitude”, destaca Paulo Roberto Jansen, gerente de TI do Giassi Supermercados.

Para o especialista em segurança da informação da Indyxa, empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia que está conduzindo a rede de supermercados para alcançar a adequação de acordo com a nova lei, Tiago Brack Miranda, o setor varejista precisa estar preparado para a nova lei. “O varejo precisa ter a capacidade de poder retificar ou até mesmo excluir dados pessoais de seus clientes quando solicitado. Sendo um ponto importante da nova lei, precisamos ter a tecnologia e capacidade para atendermos esse requisito prontamente”, diz.

Diante disso, Miranda explica que o trabalho com a rede está baseado em um programa de adequação à LGPD. “O cliente necessita possuir uma visão ampla sobre o mapeamento de dados e riscos do ambiente atual. A capacitação dos colaboradores também será crucial para o processo. Possuir colaboradores instruídos sobre a nova lei e sobre a segurança da informação reduz drasticamente possíveis vazamentos de dados por descuido ou até mesmo por ataques de engenharia social”, aponta o especialista.

Jansen reforça que além dos investimentos necessários para que a adequação à LGPD aconteça, existe o aculturamento sobre o tema. “Na nossa nossa opinião é a parte mais difícil, afinal são mais de seis mil colaboradores que de um modo ou de outro estão ligados aos nossos processos que envolvem dados pessoais. Esse será um trabalho que envolverá treinamento e reciclagem contínuos”, destaca o gerente de TI do Giassi Supermercados.

Por último, Jansen ainda destaca que a busca pela adequação está interligada com o compromisso do Giassi Supermercados em relação à sociedade. “Nós primamos em atender bem nossos clientes, assim como nossos colaboradores, essa é a base do relacionamento no Giassi, então, além de atender a lei como obrigação, nós desejamos demonstrar o quanto nos importamos com a privacidade das pessoas que se relacionam conosco, reafirmando nosso compromisso de seriedade e respeito construídos nesses 60 anos de existência”, conclui.
 
O que o varejo precisa aprender para lidar com a LGPD?

Tiago explica que é necessário entender que o cidadão tem total autoridade sobre seus dados. “A lei permitirá que ele tenha amplo acesso e controle sob quais informações a empresa possui sobre ele. Empresas, de todos os ramos de negócio, que não estejam preparadas para a nova lei, poderão ter penalidades potencializadas em caso de vazamento de dados, conforme está previsto na legislação”, explica.

As empresas ainda precisam aprender a analisar qual dado é realmente necessário para o negócio. “Esse é um ponto que vale para todas as áreas de negócio. Precisamos de fato entender quais dados são necessários para uma oferta de produto ou prestação de serviço.”, salienta.

O especialista afirma que com um mapeamento de dados adequado, a empresa consegue entender a trilha de dados pessoais e sensíveis dentro da empresa, adequando os processos à nova lei. “Observando fragilidades em seus processos e dados que atualmente estão sendo coletados ou tratados sem de fato existir uma base legal para aquele processo. Essa análise também permite que sejam revistos processos de coleta de dados sensíveis, uma vez que podemos, em alguns casos, transformar o que hoje é uma coleta de um dado sensível em uma coleta de um dado descartável”, finaliza.   

Sobre o Giassi Supermercados

Atuando na área supermercadista desde 1960, a rede Giassi Supermercados possui 15 unidades de varejo e duas lojas de atacado em 10 cidades catarinenes, chegando a mais de seis mil colaboradores. A rede é o 21º supermercado no ranking nacional em faturamento, 5º na região Sul do Brasil e 2º em Santa Catarina. Segundo uma pesquisa aplicada pela consultoria CVA Solutions, por três anos, o Giassi Supermercados foi considerado a melhor rede de supermercados do Brasil quando considerado o custo-benefício para o cliente.
 
Sobre a Indyxa 

Uma das maiores empresas de tecnologia do Sul do país, com mais de 120 colaboradores, distribuídos em quatro sedes (Blumenau, Brusque, São Paulo e Cidade do México), a empresa possui mais de 15 anos de experiência no segmento. Integramos em nosso portfólio soluções e serviços em infraestrutura de TI com inteligência de negócios, cloud services, segurança e continuidade, ativos e projetos e serviços gerenciados.

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WDF 2020: 'Melhor Dia do Ano' lança nova experiência imersiva para o festival na Ópera de Arame

07/11/2019    Gustavo Siqueira

Pode começar a se preparar: o Warung Day Festival (WDF) está voltando. Um dos maiores festivais de música eletrônica do Brasil liberou a pré-venda de ingressos na noite da última terça-feira (05). Além dos preços promocionais, há novidades para a 7ª edição do “Melhor Dia do Ano”: o ingresso WDF Experience, que dá direito a uma experiência completa, desde almoço e brunch na Ópera de Arame, cartão-postal de Curitiba localizado dentro do Parque das Pedreiras, como também uma série de benefícios exclusivos.

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“A ideia é oferecer uma imersão completa no WDF, que é um festival que valoriza muito o período do dia e a experiência do público”, diz Luís Gustavo Zagonel, sócio e diretor de planejamento do WDF. “Isso foi pensado e criado levando em consideração o fato que muitas pessoas se preparam, no dia, exclusivamente para o festival. É uma forma de facilitar e integrar esse público, desde os primeiros momentos do dia”.

Com a chancela e experiência do “Templo de Itajaí”, como é conhecido o Warung Beach Club, o evento será realizado no dia 25 de abril de 2020 com uma mescla de nomes inéditos e consagrados de gêneros como o techno, dance music e deep house, entre outras batidas que dão o tom do festival. Não é à toa que a festa é conhecida como o “Melhor Dia do Ano”: a última edição, que recebeu 3 mil estrangeiros que vieram ao país exclusivamente para prestigiar o festival, ficou marcada por figuras nacionais e internacionais, pelos seus loops criativos e remix personalizados. Desde o começo da tarde até o início da madrugada, 23 artistas comandaram as pick-ups durante 13 horas.

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O line up reuniu várias atrações com alguns dos principais nomes da cena eletrônica na atualidade. Anualmente, o festival com a realização do Warung Beach Club - Templo da música eletrônica de Santa Catarina - reúne os maiores nomes da cena global em um espaço que conecta música e natureza, o equilíbrio ideal para os amantes do festival.

#warungdayfestival #WDF2020 #instarung #omelhordiadoano

Sobre o Warung Day Festival

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Grandes artistas da música eletrônica se apresentando em um cenário natural exuberante: é isto o que faz do Warung Beach Club um lugar singular. A combinação entre a natureza e música de qualidade é uma das responsáveis pelo sucesso do "Templo", e foi em torno dela que o clube idealizou seu festival, o Warung Day Festival, que ocorre anualmente na cidade de Curitiba.

Assim como no Warung, o festival é realizado em um local com um visual único – a Pedreira Paulo Leminski – e que se encaixou perfeitamente como cenário ideal para o evento do clube. E se no Warung o nascer do sol é um momento transformador, o Warung Day Festival propôs também uma nova maneira de celebrar o dia: o festival acontece à luz do sol – privilegiando ainda mais a paisagem e seguindo o exemplo de tradicionais eventos do mesmo porte realizados mundo afora.

SERVIÇO
7ª edição do Warung Day Festival
Data: 25 de abril de 2020
Local: Pedreira Paulo Leminski - Curitiba (PR)
Pré-venda de ingressos: 05 de novembro de 2019, às 19h
Mais informações: www.warungdayfestival.com

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Lojistas aprovam coleções para outono-inverno 2020

07/11/2019    Gustavo Siqueira

O preview das coleções outono-inverno 2020 das mais de 100 marcas expostas na 29ª SC Trade Show teve grande aprovação pelos lojistas. Satisfeitos com as novidades encontradas e qualidade nos produtos, muitos conseguiram fechar grandes negociações já nos primeiros dias da maior rodada de negócios do setor calçadistas de Santa Catarina.

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A feira, que iniciou na terça-feira, e segue até nesta quinta-feira, 7, no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú, contou com a visitação de mais de 500 lojistas já nos dois primeiros dias. O evento é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb).
Há cinco anos, o casal de São Paulo, Leonel e Luciene Bellodi, da Vitória Bellodi Calçados, prestigiam a SC Trade Show. Luciene afirma que por meio da feira, é possível montar a programação para o próximo semestre em sua loja. 
Cliente de diversas marcas catarinenses, a lojista ressalta que a qualidade do produto do Sul é incomparável. “Hoje, 90% dos calçados que comercializo, são de empresas de Santa Catarina, pois aliam a qualidade com moda e preço atrativo”, diz.

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A cearense Kelly Araújo Santos, da DK Calçados, esteve pela terceira vez na feira. “Aproveito esse evento para fechar alguns negócios, pois é a primeira a lançar as novidades, e assim, meus pedidos chegam primeiro também”, revela. Apesar de, praticamente, não ter inverno no Ceará, Kelly diz que muitas marcas trazem para o evento opções de rasteiras e sandálias abertas para essas regiões. “Então tem bastante novidade, coleções novas, e cores bem procurados pelos nossos clientes, como o nude, vermelho, branco com nude”, detalha.

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Rita Araújo, da loja Sapateare, de Divinópolis, em Minas Gerais, veio para a SC Trade Show em busca de novidades para abastecer sua loja, especialmente para os meses de maio, com o Dia das Mães, e junho, quando ocorre a exposição agropecuária, que é o maior rodeio da cidade. “Em Minas já não faz mais tanto frio, mas em junho, para ir ao rodeio, as mulheres gostam de usar botas”, diz. Daiane Pereira e Luiza Fonseca, da loja Menina Guapa, de Uberlândia (MG), estiveram pela primeira vez em uma feira. A loja possui apenas um ano de fundação, mas para estarem por dentro das tendências, as sócias decidiram conhecer, em primeira mão, o que as marcas têm a oferecer. “Gostamos bastante do que vimos. É uma feira pequena, e com isso possibilita passar em todos os estandes com calma e fazer bons networkings. A certeza que temos, é que voltaremos na próxima edição”, avalia Daiane.

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Negociações internacionais

Nesta edição, o Sincasjb fechou uma parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do projeto Comprador VIP. O objetivo do programa é identificar e trazer ao Brasil potenciais compradores internacionais interessados em calçados e marcas brasileiras, a fim de criar oportunidades reais de negócios.

Radha Nair Kollaikal, 49 anos, do Hanox Fashion Group, de Dubai, esteve na rodada de negócios por meio do Comprador VIP. A importadora já participou de feiras como Couromoda, em São Paulo, mas foi a primeira vez na SC Trade Show. “É uma feira muito séria. Apesar de pequena, tem bastante coisa interessante. Encontrei ótimos fornecedores e consegui ver muitas trends, o que foi ótimo”, comenta.

Nos primeiros dias do evento, a importadora conseguiu fazer seleção de amostras de algumas empresas, e acredita que nos próximos dois meses, o grupo fechará negócios com as marcas que Radha encontrou na feira. “Foi bom estar exposta à novas marcas. Já estive no Brasil, mas essa feira nos deu uma ideia melhor do mercado”, afirma.

O principal objetivo da visita da importadora no evento foi, justamente, encontrar novos fornecedores e fortalecer as parcerias atuais. Hoje, o grupo possui duas lojas e está abrindo uma terceira. Com isso, quer deixar os pedidos alinhados para a inauguração da nova filial. “É um início de uma nova parceria”, garante Radha.


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