Blog Top Society - Karla Cruz

Prevenir para salvar: startup usa inteligência de dados para prevenção do câncer

29/01/2020    Gustavo Siqueira

O mercado de healthtechs no Brasil é milionário, atualmente. Com soluções inovadoras, essas startups ganham reconhecimento por apresentar ao mercado opções que, mais do que tecnologia, representam redução de custos e otimização de processos em um dos principais segmentos da sociedade: a saúde.

img/topsocie_blog/2441_post_1819.jpg
É o caso da PreviNEO, um programa focado em prevenir e reduzir os riscos de incidência dos cinco principais tipos de câncer que ocorrem no Brasil: cólon, mama, próstata, pulmão e útero. Com quatro anos de atuação, a empresa já atendeu mais de 80 mil vidas e espera, até o final de 2020 ampliar esse número para 1 milhão de pacientes atendidos. A plataforma utiliza a inteligência de dados para identificar colaboradores com risco de desenvolver algum tipo de câncer e assim atuar preventivamente no combate à doença.

“Nossa missão é simples: promover saúde e reduzir a incidência e mortalidade de câncer no país. Para isso, atuamos com os tipos de câncer mais incidentes no Brasil, a fim de impactar positivamente e profundamente na qualidade de vida nacional”, diz Rodrigo Camargo, médico com larga experiência em medicina corporativa que fundou a PreviNEO conjuntamente com Hélio Rubens de Oliveira Filho, mastologista e Mestre pela USP.

MODELO DE ATUAÇÃO

O método de atuação da PreviNEO utiliza algoritmos durante a aplicação da anamnese – nome técnico do questionário aplicado pelos médicos para diagnóstico do quadro clínico do paciente – para mapear o risco de câncer da pessoa avaliada.  O trabalho da startup é desenvolvido em três etapas principais: análise de dados, cálculo de risco e orientações. Com isso, as empresas têm acesso a um relatório que apresenta um diagnóstico completo e personalizado de todo o quadro de funcionários, facilitando assim a ação preventiva em colaboradores com alto risco de apresentar um dos cinco tipos de câncer.

“O primeiro passo é o preenchimento da anamnese presencial ou online; depois, a estratificação de população de risco através dos algoritmos inteligentes; por fim, o contato e orientação personalizada para criação de estratégias de redução de riscos, que levarão ao agendamento das consultas e exames para manejo das situações”, detalha Hélio, que desenvolveu a plataforma utilizando algoritmos e inteligência de dados. “Após isso, a PreviNEO atua, ao lado da empresa, para criação de estratégias de redução de riscos de incidência dos tumores em seus funcionários”.

Criada em 2015, a PreviNEO atendeu cerca de 85 mil vidas em mais de 20 empresas espalhadas pelo Brasil. Destes, pelo menos 11 mil pacientes apresentaram risco médio ou alto de contrair câncer ao longo da vida. O câncer de cólon/intestino foi o que apresentou a maior taxa de risco, com pelo menos 1.500 pessoas com alto risco de desenvolver a doença. A interface comum da PreviNEO dentro das empresa costuma ser o setor de Recursos Humanos, que consegue agir diretamente com os funcionários a partir dos dados coletados e apresentado pela PreviNEO.

img/topsocie_blog/2441_post_13337.jpg
img/topsocie_blog/2441_post_13028.jpg
Atualmente, a equipe da healthtech é constituída por Hélio Rubens de Oliveira, Médico Mastologista e Mestre pela USP, professor da UFPR e PUCPR, Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional PR e Active Member of the American Society of Breast Surgeons e Fellow of the American College of Surgeons; Rodrigo Camargo, Médico formado pela UFPR e especialista em medicina corporativa e programas de prevenção; e Sidnei Marcos Pechibilski, administrador de Empresas pela FAE, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e Harvard Business School.

“Nossa missão inicial era, em curto prazo, calcular e informar sobre câncer nas empresas”, detalha Camargo. “A partir de 2017 crescemos exponencialmente: nosso faturamento chegou a cerca de R$ 300 mil por ano. Agora, queremos ampliar para outras especialidades, como outras doenças que afetam o cotidiano das empresas, mas permaneceremos com o câncer como nossa especialidade”.

Entre os clientes já atendidos pela PreviNEO, estão AON, a Technip, Ford, Ceva Logistics, HDI, Solar e Águas do Brasil. “Nossas principais missões são reduzir a mortalidade por câncer no Brasil e, também, reduzir os custos por meio da conscientização, rastreamento e medicina de precisão.

Compartilhe nas redes sociais:

Grupo Elian tem dois projetos reconhecidos no 11º Prêmio Ser Humano da ABRH SC

29/01/2020    Gustavo Siqueira

Há mais de 10 anos, o Prêmio Ser Humano – SC, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – Seccional SC), reconhece estudantes, profissionais e empresas públicas e privadas, sejam elas micro, pequena, média ou grande, que tenham contribuído de forma relevante para a evolução da prática de gestão de pessoas, visando promover o desenvolvimento humano e das organizações. A premiação oficial será no dia 19 de março, mas a lista de vencedores já foi divulgada e entre eles está o Grupo Elian, de Jaraguá do Sul (SC).

img/topsocie_blog/2440_post_10374.jpg
img/topsocie_blog/2440_post_3939.jpg
A empresa, que em 2020 completa 30 anos de atuação no Norte catarinense, teve dois projetos premiados na 11ª edição do Prêmio Ser Humano. Na categoria Gestão de Pessoas Sustentabilidade, o case “Vamos acabar com o desperdício”, implantado em 2013 através de uma parceria com a Apetit Serviços de Alimentação, se destacou por engajar os colaboradores para o consumo consciente de alimentos nos horários de refeição da empresa, evitando sobras, exageros e excessos. “Em 2019, o projeto envolveu 1,8 mil pessoas. Foram doados para os colaboradores 420 quilos de alimentos como valorização pela contribuição no programa, além da redução de 22% no desperdício de alimentos após o consumo e 18% no processo de produção. Essa é a segunda vez que o projeto recebe o Prêmio Ser Humano. A primeira foi em 2016”, destaca o gerente de Recursos Humanos do Grupo Elian, Eduardo Daniel Kayser.

img/topsocie_blog/2440_post_12796.png
img/topsocie_blog/2440_post_9049.jpg
O outro destaque da empresa foi na categoria Gestão de Pessoas Desenvolvimento, com o case “Jornada de Carreira”. Desenvolvido pela equipe de RH e implantado em julho de 2018, o programa proporciona a oportunidade de crescimento profissional, colocando o próprio colaborador como protagonista da sua carreira. Para isso, existem nove ferramentas e cada um escolhe quais irá utilizar e quando será o melhor momento dentro da sua jornada. “Em um ano, foram mais de 106 mil horas de treinamento e 62% de aproveitamento interno, com mais de 130 colaboradores promovidos. Além disso, houve redução de 30% nos pedidos de demissão voluntária e cerca de 50 colaboradores reconhecidos através da ferramenta Meu Amigo Vale Ouro, que estimula as equipes a ficarem de olho nas vagas abertas e ajudarem na contratação de profissionais com o perfil que a empresa procura”, completa Kayser.

Ainda segundo o gerente de RH, o compromisso com o desenvolvimento da sociedade e de seus colaboradores foi o que levou o Grupo Elian à conquista desses reconhecimentos, com resultados que ecoam de forma positiva por toda a empresa. “Esses prêmios refletem a conexão direta com o propósito do Grupo Elian, que é evoluir e fazer o melhor de coração. Como empresa, vivemos isso na prática, com ações que contribuem para o crescimento do nosso time e do ambiente que nos cerca. Estimular o desenvolvimento e a consciência social de todos é ocupar o papel transformador que a empresa não apenas pode, mas deve assumir na sociedade”, enfatiza.


Há 30 anos no mercado, o Grupo Elian, uma das maiores indústrias têxteis do Brasil, se consagra pelo cuidado com a qualidade de seus produtos que vestem crianças, teens e o público feminino adulto. Presente em lojas multimarcas de todo o Brasil e também no Exterior, a organização conta com mais de 800 colaboradores diretos, além de parceiros e fornecedores. No parque fabril de 35 mil metros quadrados, localizado em Jaraguá do Sul (SC), são confeccionadas mais de 10 milhões de peças ao ano através da confecção Elian Têxtil e mais de 5 mil toneladas de malha em rolo através da AN Têxtil, empresas do Grupo Elian. A Elian Têxtil possui quatro marcas: Colorittá (infantil), Marialícia (moda feminina), Elian (infantil e juvenil) e Maelle (moda feminina plus size).
 
Rua Manoel Francisco da Costa, 215 - Bairro Vieira. Jaraguá do Sul (SC)

Compartilhe nas redes sociais:

Summer Nights promove 13 shows gratuitos em fevereiro no MULTI Open Shopping

29/01/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2438_post_6960.jpg

              
 
Summer Nights promove 13 shows gratuitos em fevereiro no MULTI Open Shopping
Apresentações acontecem no palco principal do boulevard a partir das 20h

img/topsocie_blog/2438_post_8405.jpg
img/topsocie_blog/2438_post_6660.jpg
img/topsocie_blog/2438_post_1543.jpg
 
               Quem está em busca de momentos agradáveis, boa música e diversão pode aproveitar a programação gratuita do Summer Nights para o mês de fevereiro. Ao longo do mês o palco principal do boulevard do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis, vai receber 13 apresentações musicais.
               Os shows ao vivo, em parceria com o 900 Sports Pub e Ponta D’Agulha Costelaria, acontecem sempre a partir das 20h e apresentam uma diversidade musical que vai do blues e soul music passando pelo country music, jazz e MPB. 
               Para começar, no sábado, dia 1º tem show com Dois em Blues, que apresenta uma variedade de versões dos clássicos do Blues, R&B e Baladas que marcaram uma época. Já no domingo, dia 2, quem sobe ao palco é o cantor e compositor Johnny Bosco. Ele apresenta releituras acústicas do Pop dos anos 80 e 90.
               Na quinta-feira, dia 6, Rodrigo e Durval, do Finotupi, tocam o melhor da MPB com muita graça e swing. No dia 7, a jovem cantora e compositora gaúcha, Annryria Wailer, radicada em Floripa, sobe ao palco na na companhia do irmão Magnus na percussão e faz um repertório que vai do Reggae a MPB. No sábado, dia 8, o trio TBZ Blues toca todas as vertentes da música negra do último século com muito vigor e alma. E no domingo, dia 9, quem se apresenta é o jovem intérprete da Música Popular Brasileira, Danilo Marques.
               Dia 13, o pianista e cantor de Curitiba, Pedro Coelho, faz sua estreia no palco do MULTI e promete uma noite com muito Rock e Blues. Na sexta, dia 14, a apresentação é com Dois em Blues, que apresentam muito Blues, Folk music e Rock'n roll a moda antiga. No domingo, dia 16, o cantor e violinista, Gus Duarte é a atração da noite.
               O trio de jazz Time Travelers sobe ao palco na quinta-feira, dia 20, para reviver os anos dourados do estilo musical com interpretações de artistas como Frank Sinatra e Duke Ellington. Quem retorna ao palco do MULTI na sexta, dia 21 é a dupla Dois em Blues. No repertório releituras semiacústicas de clássicos do Blues, R&B e Baladas dos anos 40,50 e 60.
               Na semana do Carnaval a programação do Summer Nights dá uma parada e na quinta-feira, dia 27 volta com tudo com a apresentação do Catfish Duo formado por Rafael Salib e Renato de Carvalho. Eles apresentam versões de clássicos e lados B da música negra do século passado. No sábado, dia 29, o trio TBZ Blues volta com toda energia para brindar o verão de 2020 no MULTI.
                
Ainda em janeiro
A programação de janeiro do Summer Nights apresenta na quinta-feira, dia 30, show com Cristiano Ferreira e Gustavo Andrade e na sexta, dia 31, com Catfish Duo. Todas as apresentações são gratuitas.
 
Menus de Verão
               E todas operações gastronômicas do MULTI estão com promoções especiais no Menus de Verão. São lanches, petiscos e drinks com descontos e pedidos em dobro no Happy Hour, das 17h às 20h, sempre de terça a sexta.
 


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página