Blog Top Society - Karla Cruz

1° Etapa do Evento Bikepacking Cicloaventureiro irá percorrer cerca de 95 quilômetros da Costa Verde & Mar (SC)

22/11/2019    Gustavo Siqueira

Conhecer áreas de mata nativa, pedalar para admirar os atrativos da região e praticar a autossuficiência. Estes são os principais focos da primeira etapa Bikepacking Cicloaventureiro. Indicado a cicloviajantes que possuem fôlego de sobra e adoram contato com a natureza, o evento terá um percurso de cerca de 95 quilômetros por 6 cidades da Costa Verde & Mar (SC). A aventura, prevista para ser realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, já está com inscrições abertas. Os interessados podem garantir as vagas através do site www.cicloaventureiro.com.br.

img/topsocie_blog/2050_post_3404.jpg

Organizador do evento, Valmor Vargas da Vale BoaVentura, explica que o Bikepacking é um estilo de pedal que propõe viajar acompanhado de mochilas, barracas e equipamentos necessários para sua autossuficiência. “A proposta é não utilizar hospedagens padrão. A ideia é estar mais conectado com a natureza e ter mais liberdade”, conta. A modalidade surgiu há mais de 20 anos, porém a prática se tornou mais popular no Brasil há cerca de cinco anos.

img/topsocie_blog/2050_post_5741.jpg

O Bikepacking na Costa Verde & Mar será dividido em dois dias. A saída dos cicloturistas será realizada em Balneário Camboriú na manhã de 7 de dezembro. No primeiro dia, os participantes irão pedalar por mais de 45 quilômetros, passando por Itajaí, Navegantes e Penha. O pernoite será em um camping, para estimular a prática de autossuficiência e contato com a natureza. O segundo dia terá quase 50 quilômetros e passará por Balneário Piçarras até chegar ao destino final, o Morro do Baú em Ilhota. “Mapeamos o roteiro de cicloturismo da Costa Verde & Mar, pois a região mescla percursos de terreno e trilhas, passando por redutos das mais belas praias do Brasil”, acrescenta Valmor.

A organização indica aos participantes levar equipamentos de manutenção da bike, alimentos, itens de camping e artigos pessoais. Podem participar maiores de 18 anos que se sintam aptos para longos percursos e trilhas. A organização estima realizar novas etapas do Bikepacking Brasil na Costa Verde & Mar a partir de 2020.

img/topsocie_blog/2050_post_2993.jpg

Palestra com cicloviajante que deu a volta ao mundo

Para ampliar os conhecimentos dos participantes, na noite de 7 de dezembro será realizada uma palestra com a cicloviajante Franciele Tais, responsável pelo Projeto Válvula de volta ao mundo de bicicleta. Ela compartilhará a experiência vivida e trocará informações com os participantes interessados. Para participar da palestra, os ciclistas precisarão fazer inscrição também através do site www.cicloaventureiro.com.br.

SERVIÇO
Bikepacking Brasil Cicloaventureiro
Data: 7 e 8 de dezembro de 2019
Local: Cidades da Costa Verde & Mar (SC)
Inscrições no site www.cicloaventureiro.com.br até 27 de novembro de 2019, enquanto houver vagas.
30 vagas
Mais informações através do (47) 9 9172-0749.


Créditos: Nestor Giroaventura + Projeto Válvula | Franciele Tais.

Entidade Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.

Compartilhe nas redes sociais:

Projeto internacional vai retirar resíduos da foz do Rio Itajaí-Açú com apoio de voluntários

22/11/2019    Gustavo Siqueira

O projeto internacional Corona X Parley, que visa combater o impacto dos plásticos nos oceanos, retorna a Itajaí neste sábado (23), às 9h. Pela segunda vez a ação contará com o apoio de embarcações e voluntários na região, além do suporte da Marina Itajaí, para a realização da limpeza da foz do rio Itajaí-Açú. O projeto já passou pela cidade em agosto deste ano e teve a participação de 39 voluntários.  Em 2h30 de coleta, eles recolheram 787 kg de resíduos do rio.

img/topsocie_blog/2049_post_10006.jpg
 
 
Desde fevereiro deste ano, o projeto Corona x Parley tem realizado ações pela costa brasileira. Ao todo já foram realizados 29 mutirões de limpeza, que retiraram mais de 5 toneladas de resíduos envolvendo cerca de 1,8 mil voluntários. Além de Itajaí, o Projeto já passou também pelas cidades de Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Florianópolis, São Paulo, Ilhabela, Ubatuba, Garopaba e Fortaleza.
 
A coordenadora da Parley Brasil, Thais Gonçalves, explica que a missão da organização global Parley for the Oceans é combater a poluição de plásticos nos oceanos, o ecossistema mais importante do planeta.
 
“O apoio da Marina Itajaí é essencial para a ação, pois além de nos oferecer uma estrutura segura para a realização das atividades, nos aproxima de muitas pessoas que já vivem em contato com o mar, nos ajudando a trazer maior consciência e soluções para o urgente problema dos plásticos nos oceanos”, complementa.
 
Como participar
 
O projeto está recrutando voluntários para atuarem na retirada de resíduos. Quem tiver interesse em contribuir com a ação, disponibilizando embarcação para a atividade, deve entrar em contato através do e-mail: thais@parley.tv. Para atuar como voluntário na retirada de resíduos é necessário preencher , antecipadamente, o formulário de pré-inscrição disponível no site www.marinaitajai.com/diario-de-bordo/. Ao final da ação os envolvidos participarão de uma confraternização no Restaurante Miguelito, localizado na Marina Itajaí.
 

Compartilhe nas redes sociais:

Capital da cerveja?, Curitiba tem bares com fábrica dentro que valem o passeio

22/11/2019    Gustavo Siqueira

Considerada oficialmente a “capital da cerveja artesanal”, Curitiba abriga grandes e reconhecidos rótulos da bebida que, além da degustação, possibilitam um passeio pela história e pela fabricação dentro das cervejarias. Para se ter ideia da importância que ganhou nos últimos anos na capital paranaense, estima-se que sejam produzidos 400 mil litros/mês na cidade e região metropolitana.
 
Muitas dessas cervejarias, aliás, têm o próprio bar dentro da fábrica: em alguns casos, é até possível acompanhar a produção. Por isso, para você que deseja fazer um beer tour pela cidade, listamos cinco lugares com fabricação artesanal para conhecer:

img/topsocie_blog/2048_post_11968.jpg
img/topsocie_blog/2048_post_14860.jpg
img/topsocie_blog/2048_post_12194.jpg
img/topsocie_blog/2048_post_5567.jpg
img/topsocie_blog/2048_post_11169.jpg
img/topsocie_blog/2048_post_12104.jpg
img/topsocie_blog/2048_post_11247.jpg
 
Maniacs Brewing Co.
Para quem é “louco por cerveja” – slogan da marca, aliás – a Maniacs Brewing Co é parada certa. Com o bar anexo à fábrica, a cervejaria possui cerca de 20 torneiras de produção própria e rótulos já consagrados. Assim, os clientes que desejarem podem não apenas degustar a bebida artesanal como também acompanhar sua fabricação — com a possibilidade da realização de um tour pelo local.
 
As cervejas possuem sabores que vão desde tropicais, cítricos e com aromas frutados — como a  Mad Maniacs Juicy IPA — até à clássica “puro malte” Craft Lager. Entre os destaques da casa ainda estão a Belgian Wit, feita com trigo belga; e a Maniacs IPA que é considerada o cartão de visita da cervejaria. Além disso, também é possível encontrar rótulos da conceituada marca americana Brooklyn Brewery que, no Brasil, tem sua produção feita pela Maniacs.
 
Com porções de Beef & Cheese Balls — versão mini da carne do pão com bolinho — e flatbreads — massa de pizza artesanal feita a partir do malte das cervejas — além dos clássicos Fritas, Bacon Caramelizado e Maniacs Burguer, os clientes podem contar com diversas opções para harmonizar com seus rótulos de preferência.
 
Maniacs Brewing Co.: Av. Munhoz da Rocha – Cabral; segunda a sexta-feira, 17 às 23h; sábados, 11h às 23h; domingos, 11h às 20h.
 
Bodebrown
Há dez anos no mercado, a cervejaria Bodebrown vem conquistando cada vez mais confiança dos consumidores curitibanos. Com ingredientes nacionais e importados da melhor qualidade, a casa também é conhecida no Brasil em estilos como Imperial IPA, Wee Heavy, Black Rye IPA, Hop Weiss e cervejas envelhecidas em madeira.
 
 
 
A Bodebrown conta também com uma variedade de acessórios e equipamentos à venda para os cervejeiros de plantão: panelas, chiller, fechador de garrafas, tampas, maltes, lúpulos, leveduras, kits para 20 litros e moedor, são alguns dos insumos disponíveis.
 
Bodebrown: Rua Carlos de Laet, 1051 - Hauer. Segunda a Quinta, 9h às 18h; sexta, 9h às 20h e; sábado, 9h às 16h.
 
Don Gentilis
Situada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a Don Gentilis tem na cerveja uma homenagem: traz no nome e logo uma homenagem ao patriarca da família. Com um espaço para degustação, além de uma loja de fábrica, os visitantes podem experimentar rótulos de duas linhas, também inspiradas em pessoas da família do proprietário.
 
Seguindo as características da tradicional escola alemã, a linha Don Gentilis respeita a “lei da pureza da cerveja”, em a fabricação da bebida leva apenas água, malte de cevada e lúpulo. Por outro lado, os rótulos da linha La Mercedita utilizam como base as escolas Inglesa, Belga e Americana, sendo mais encorpados e de aromas intensos e lupulados.
 
Don Gentilis: R. Treze de Maio, 282 - Pinhais. Terça a sexta-feira, 9h às 12h e 13h30 às 18h; sábado, 11h às 19h.
 
Gauden Bier
Localizada em uma região famosa por sua gastronomia — Santa Felicidade — a Gauden Bier surge com o objetivo de desenvolver uma cerveja diferenciada, artesanal e com qualidade internacional. Com ingredientes selecionados, aliados a equipamentos modernos e de alta tecnologia, os blends da casa possuem uma receita única, fazendo com que a produção chegue perto dos 40 mil litros por mês.
 
Entre os produtos de destaque, encontra-se a Lager Naturtrübe, com aroma do lúpulo e sabor do malte associado a um leve amargor; a Hefe Weissbier, de sabor e aroma maltados, com lúpulo, cravo e banana, além das tradicionais Pielsen, Blonde Ale, Pale Ale, Bock, Dry Stout e o Gauden Chopp. A casa ainda produz bebidas das marcas Pagan, Morada, Cia. Etílica, F#%*ing Beer, Tormenta e DUM.
 
Gauden Bier: Avenida Manoel Ribas, 6995 - Santa Felicidade. Segunda à sexta-feira, 9h às 18h
 
Bastards Brewery
Seguir na contramão, com pensamento livre, sem medos e preconceitos. Assim é ser Bastards — bastardos em inglês. Com as linhas American India Pale Ale, American Pale Ale, Imperial India Pale Larger, Oatmeal Sout, Premium Larger e Witbier, as cervejas também seguem uma linha única: por trás de cada rótulo, há um personagem. A Jean Le Blanc, por exemplo, conta a história de um artista parisiense “arrebatador de corações”. Assim, sua cerveja possui um sabor doce e agradável, com aroma marcante de capim limão, coentro e casca de laranja.
 
Para quem deseja conhecer o processo de fabricação — desde a moagem do malte aos tanques fermentadores — a casa também oferece a possibilidade de tour guiado. Desta forma, os amantes de cerveja podem conhecer ainda mais sobre as variedades de lúpulos, maltes, fermentos e estilos, além da degustação Bastards. A fábrica da cervejaria fica na região metropolitana de Curitiba, em Pinhais, e o tour acontece às sextas-feiras 17h, com valor de R$20,00.
 
Bastards Brewery Pub: Avenida Iguaçu, 2300 – Água Verde; Terça a quinta, 18h às 23h45; sexta, 18h à 01h; sábado, 16h à 1h.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página