Blog Top Society - Karla Cruz

Alfabetização científica é tema de palestra na Escola Atuação

04/02/2020    Gustavo Siqueira

A maioria das gerações passou a vida escolar dentro de sala, aprendendo teorias sobre tudo e, raramente, colocando-as em prática. Porém, a aplicação de novos processos de aprendizagem no Brasil vem ganhando espaço, como a alfabetização científica: do termo em inglês “Science literacy”, busca estimular o conhecimento científico de forma que seja possível interpretar e resolver problemas em seu dia a dia. Este foi o tema apresentado pela mestranda da UFTPR, Gianne Vaz da Silva Vieira, aos professores da Escola Atuação, por conta da Semana Pedagógica.
 
Nas escolas
 
Conforme explica Gianne, é importante que o ensino parta de atividades práticas e problematizadoras. “A partir de um chá, por exemplo, realizamos uma jornada de conhecimento sobre a planta do qual ele é feito. O que é? Para que serve? E é nesse momento que entra a ciência pura: qual a função da folha, raiz e especificações. Esses testes empíricos fazem as crianças terem conclusões e instigam a curiosidade e busca por conhecimento”.

img/topsocie_blog/2479_post_3285.jpg
 
Estímulo à cidadania
 
O conceito, no entanto, não é novidade no resto do mundo. No Brasil, é uma forma diferente encontrada pelos profissionais de incentivar a alfabetização dos alunos para descobrirem coisas novas e, principalmente, para que consigam aplicar esse conhecimento no dia a dia, modificando a realidade. “É um processo fundamental e que deve surgir ainda na primeira infância”, ressalta Gianne. “É um estímulo à cidadania, por exemplo, porque a autonomia dos alunos em realizar ações pode levar a uma modificação positiva do ambiente em que vivem”.

Compartilhe nas redes sociais:

Vinhos e astrologia: confira dicas sobre a bebida que combina melhor com cada signo

04/02/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2478_post_12634.jpg
Levante a mão quem nunca leu uma previsão do zodíaco, mesmo que por curiosidade, não é mesmo? A verdade é que, mesmo sem acreditar totalmente no que está sendo dito sobre seu signo, a grande maioria das pessoas costuma olhá-lo e, a questão não está em acreditar nas previsões, mas em aprender um pouco mais sobre este enigma que é a astrologia.

Para o publicitário da Decanter Blumenau, estudioso e admirador de vinho e astrologia, Renato R. Rita, a astrologia tem tudo a ver com vinhos, pois, são dois temas com infinitas possibilidades e que, se combinados podem dar muito certo. “A astrologia não é ciência, é autoconhecimento, são variações de personalidades que se completam”, explica.

Para auxiliar na hora de escolher um bom vinho, o estudioso alinhou as características de cada signo com o vinho que melhor se encaixa nas preferências de cada um. Confira.

Áries (21/01 a 20/04) – Este signo é regido por Marte e é um signo de fogo. Considerados fortes e ativos, os arianos são zero frescuras e gostam de novidades. Por isso, o vinho que mais combina com este signo é o Malbec, que está sempre pronto para qualquer ocasião.

Touro (21/04 a 20/05) - O nome desse signo já fala muito sobre sua personalidade. Forte e determinado, os taurinos são sensuais e adoram os prazeres da vida, como um bom vinho, boa comida e conforto. Gostam de vinhos aromáticos e cheios de sensações como um Late Harvest, um vinho de sobremesa ou para aqueles momentos doces.

Gêmeos (21/05 a 21/06) - Signo regido por Mercúrio, planeta da comunicação, são os repórteres e jornalistas natos. Para serem comunicadores têm que ter mente rápida, característica desse signo. São ótimos companheiros para tomar um vinho e curtir um bom papo. Com relação à escolha do vinho, aposte nos espumantes, pois são vinhos que combinam com tudo.

Câncer (22/06 a 22/07) – Sentimento é a palavra deste signo, com certeza o mais sensível emocionalmente do zodíaco, por ser um signo impulsivo de água, qualquer motivo desperta neles uma emoção. Para os cancerianos não há problemas na hora de escolherem o vinho ideal, estando sempre prontos para novos sabores, o Merlot por ser amável e com certeza agradará este signo.

Leão (23/07 a 23/08) – Se tem algo que passa longe dos leoninos é a baixa autoestima. Como são regidos pelo sol, costumam se achar o centro das atenções. Apesar de serem muito caricatos, talvez o de mais fácil leitura, têm algumas qualidades a serem destacadas, como a generosidade. Adoram um bom vinho, e se impressionam facilmente. Para agradá-los, aposte em um imponente Brunello, uva conhecida por produzir um dos melhores vinhos italianos.

Virgem (24/08 a 22/09) – Os virginianos são considerados céticos, então, para fazê-los acreditar em algo, tenha uma prova científica sobre o assunto. Como é um signo mutável de terra, tem uma ótima percepção para os sabores da vida. O vinho que mais combina com este signo é o Chardonnay, pois é correto e claro, encaixando-se perfeitamente nas características virginianas.

Libra (23/09 a 22/10) – Libra é o signo da balança, por isso, é o signo da perfeição, buscando sempre o equilíbrio. Signo impulsivo de ar, demora a tomar decisões por conta dessa busca por equilíbrio. Inteligentes e racionais, tendem a aceitar sugestões, tudo que tire a obrigação de decidir, principalmente, se for alguma decisão imediata. Para agradá-los, escolha um vinho por eles, o Pinot Noir é elegante e certamente fará a felicidade do libriano.

Escorpião (23/10 a 21/11) – Considerado o signo mais misterioso do zodíaco, os escorpianos são ótimos ouvintes e possuem uma memória incrível. Não gostam de falar de si e nem que falem de sua vida. Um vinho que combina com este signo são os profundos e intensos como o Amarone, cuja origem é um mistério e especula-se que tenha surgido por um erro, há cerca de 70 anos, quando um enólogo esqueceu de interromper a fermentação de um Recioto, vinho de sobremesa, dando origem a um vinho muito mais seco e amargo, amaro em italiano.

Sagitário (22/11 a 21/12) – Para eles a vida é uma festa. Regido por Júpiter, são o símbolo da abundância. Não são tão exigentes, aliás, possuem a característica de não cobrarem as pessoas. Vinho bom para eles, é vinho. Adoram brindar a vida com alegria, por isso, a festividade do Shiraz é perfeita.

Capricórnio (22/12 a 20/01) -  Os capricornianos possuem muita paciência, às vezes até cansativa. É difícil brigar com eles. São bastante obstinados, acreditam que sempre irão atingir seus objetivos, que podem ser bastante ambiciosos. Para agradá-los, aposte em um Cabernet Sauvignon, pois é sério como eles.

Aquário (21/01 a 19/02) - O aquariano não tem pressa, pois para eles o tempo simplesmente não existe. São super inteligentes, donos da lógica. Por isso, são considerados os mais teimosos de todos. São os humanitários do zodíaco, gostam dos amigos e os amigos gostam deles. Costumam fazer sucesso com as pessoas, são muito queridos. Para acertar, aposte em um Riesling, o vinho branco do futuro.

Peixes (20/02 a 20/03) - Super sensíveis, quase sensitivos, sofrem muito por conta disso. Humildes na sua essência, pouca coisa os impressiona, a não ser compaixão verdadeira.  Então para agradar um pisciano, aposte em um Rosé, pois reúne todas as cores num só vinho.
 
Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.


Compartilhe nas redes sociais:

Coronavírus: tire suas dúvidas sobre a nova infecção respiratória

04/02/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2477_post_1191.jpg
 
Um novo vírus que causa uma infecção respiratória e que foi  identificada na região de Wuhan, na China, está causando apreensão mundial. O novo Coronavírus ou Doença Respiratória de 2019-nCoV, nome oficial divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é da família Coronavidae. Conhecido desde a década de 1960, o vírus causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. O surto já foi considerado pela OMS como emergência internacional e até o momento são 20.588 casos confirmados pelo mundo, sendo 20.401 na China. O número de mortes devido à infecção já chega a 426 na China. No Brasil, não existem casos confirmados.  

 O médico pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, Santa Catarina, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, destaca que o vírus reúne potencial  infeccioso que ocasiona sintomas semelhantes a um quadro gripal,  podendo  evoluir  para quadros clínicos mais graves. “O Coronavírus pode causar maior  impacto em termos de saúde pública, como foi o caso da SARS (sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2003 e da MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio)”em 2012", diz.

O fato é que existem muitas dúvidas sobre o novo Coronavírus. O pneumologista esclareceu algumas delas sobre a infecção que está provocando apreensão mundial. Confira.
 
Ao contrair o vírus, a morte é inevitável?
O indivíduo que contrair o Coronavírus neste ano, não tem sentença de morte. Embora  o número de pacientes infectados cresça  rapidamente, neste momento a taxa de mortalidade é considerada baixa, ou seja, cerca de  3 % dos casos.
 
Quais são os sintomas?
O quadro é semelhante ao da gripe, do vírus influenza, ocasionando tosse, coriza, febre e dores musculares.  Casos graves podem evoluir para pneumonia, dificuldade respiratória e sintomas gastro intestinais.É importante lembrar que o vírus pode ficar incubado de dois a catorze dias no organismo.
 
Como ele é transmitido?
A característica  do novo Coronavírus é que ele é altamente transmissível. Existem algumas dúvidas sobre esta contaminação, porém, a transmissão de pessoa para pessoa já está confirmada “A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal, como: saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal, contato com objetos ou superfícies contaminadas, que posteriormente pode ser levado a boca, nariz ou olhos”, esclarece Dr. Kreibich.
 
Como se proteger?
A incorporação dos cuidados de higiene em geral e principalmente lavação das mão deve ser reativada. A atualização da carteira de vacinação, dando ênfase às vacinas da gripe e outras infecções respiratórias, máscaras quando o indivíduo estiver com suspeitas de um quadro sugestivo ou um quadro  gripal, além da alimentação saudável e atividade física regular.
 
Se a doença chegar ao Brasil, quais serão as medidas tomadas?
Haverá necessidade de adequar as equipes de atendimento e as estruturas não especializadas no setor da saúde, na dependência direta da propagação e gravidade dos casos que potencialmente teremos que enfrentar.
 
Como é feito o tratamento?
Ainda não existe um medicamento especifico para a doença. Os pacientes são tratados  com medidas  de suporte e, nos casos mais graves existe a utilização da terapia intensiva
 
As vacinas Prevenar 13 e Pneumocócica 23, ajudam o organismo a não evoluir para uma pneumonia?
A Prevenar 13 previne cerca de 90% das doenças graves, ocasionados pela bactéria Pneumococo como a pneumonia, meningite e otite. Já a vacina  Pneumocócica 23 ajuda na prevenção de doenças pneumocócicas graves, como pneumonia, meningite e bacteremia ou septicemia. As vacinas possuem indicações para determinadas faixas etárias e condições clinicas ou doenças pré existentes e  portanto necessitam de  prescrição medica especifica.   

"É importante destacar que as pessoas mais suscetíveis  todo e  qualquer  vírus, incluindo o Coronavírus, são aquelas que tem idade mais avançada,  crianças, e pessoas com doenças crônicas. Esses indivíduos vão se beneficiar de todo cuidado preventivo, que inclui as vacinas do vírus Influenza, a  Prevenar 13 e Pneumocócica 23", informa Dr. Kreibich.
 
Qual é a diferença dessa doença para uma gripe, já que os sintomas são parecidos?
Não há diferença evidenciável neste momento,  além do agente causal e  a  ocorrência predominante  na faixa etária dos idosos  Os sintomas e a evolução clínica vivenciada até agora são muito semelhantes.
 
Quem possui problemas pulmonares deve se preocupar mais se a doença chegar ao Brasil?
"Todo indivíduo que apresenta doença crônica, principalmente as respiratórias, doenças cardiológicas, diabetes ou que estejam sob o uso de medicação contínua, são considerados indivíduos mais suscetíveis a todo e qualquer quadro infeccioso viral, e isso inclui o Coronavírus", conclui o médico pneumologista Dr. Mauro Sergio Kreibich.
 
Sobre o Hospital
Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica. Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que  permitem o atendimento , diagnostico e  tratamento sequencial nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir  99.39%  dos  pacientes  na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que  permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos  pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais. Outro diferencial é a sala de vacina, com estrutura  física e  pessoal dentro de parâmetros sanitários e  técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (câmaras de  vacina e central de refrigeração com sistema  de back up que inclui gerador de energia) e  manuseio por equipe certificada e  treinada especificamente nesta área.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página