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Planos de saúde: como realizar a portabilidade sem cumprimento de carência?

19/02/2020    Gustavo Siqueira

Para a maioria dos colaboradores, os benefícios oferecidos pela empresa são tão importantes quanto o salário recebido, por isso, se tornam essenciais para a motivação e engajamento da equipe. Considerado o mais importante deles, o plano de saúde é o mais procurado pelas empresas, mas, infelizmente em alguns casos realizar a troca de plano acaba se tornando uma dor de cabeça.

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O CEO da T&N Seguros e Benefícios, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de seguros e consultoria de benefícios, com sede em Blumenau/SC, Rodrigo Roberti, explica que diversas empresas acabam não realizando a portabilidade de planos por medo do tempo de carência. “Muitas empresas não trocam os planos de saúde dos colaboradores por conta da burocracia envolvida, principalmente na hora de cumprir carência ou cobertura parcial temporária no novo plano”, comenta.

O que é portabilidade de carências?

É  opção de contratar um plano de saúde, da mesma operadora ou de uma operadora diferente, sem a necessidade de cumprir carência ou cobertura parcial temporária. “Quando realizamos a adesão de um plano com determinada operadora, nós acabamos cumprindo o tempo de carência que é exigido pela mesma, portanto, nãé obrigatório cumprirmos o mesmo novamente quando efetuamos a portabilidade”, explica Roberti.

Este direito foi garantido para todos os beneficiários de planos de saúde contratados a partir de 02/01/1999, independentemente do tipo de contratação do plano, que cumpram os requisitos mínimos para solicitar a portabilidade de carências, de acordo com as regras dispostas na Resolução Normativa nº 438/2018.

Além disso, em junho de 2019, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), implementou novas regras de portabilidade para os beneficiários de planos coletivos empresariais, que também poderão mudar de plano ou de operadora sem cumprir carência.
Para realizar a portabilidade, é necessário seguir alguns requisitos, sendo eles:
  1. ·         O plano atual deve ter sido contratado após 01/01/1999 ou ter sido adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98);
  2. ·         O contrato deve estar ativo, ou seja, o plano atual não pode estar cancelado;
  3. ·         O beneficiário deve estar em dia com o pagamento das mensalidades;
  4. ·         O beneficiário deve cumprir o prazo mínimo de permanência no plano:
    1ª portabilidade: 2 anos no plano de origem ou 3 anos se tiver cumprido Cobertura Parcial Temporária (CPT) para uma Doença ou Lesão Preexistente. 2ª portabilidade: Se já tiver feito portabilidade para um plano antes, o prazo de permanência exigido é de pelo menos 1 ano; ou de 2 anos caso tenha feito portabilidade para o plano atual com coberturas não previstas no plano anterior;
  5. O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual;
 
Para realizar a portabilidade de carências, são necessários os seguintes documentos:
·         Comprovante de pagamento das três últimas mensalidades ou das três últimas faturas, se for plano na modalidade de pós pagamento, ou declaração da operadora do plano de origem, ou do contratante informando que o beneficiário está em dia com as mensalidades;
·         Comprovante de prazo de permanência: proposta de adesão assinada, ou contrato assinado, ou declaração da operadora do plano de origem, ou do contratante do plano atual;
·         Relatório de compatibilidade entre os planos de origem e destino, ou nº de protocolo, ambos emitidos pelo Guia ANS de Planos de Saúde;
·         Se o plano de destino for coletivo, comprovante de que está apto para ingressar no plano. No caso de empresário individual, comprovante de atuação para contratação de plano empresarial

“Após o cumprimento dos requisitos e a apresentação de todos os documentos necessários, a operadora de destino do novo plano tem até dez dias para analisar o pedido. Caso a operadora não responda ao pedido após esse prazo, a portabilidade será considerada válida”, explica o CEO.

Cancelamento do plano

Após a adesão ao novo plano, é preciso realizar o cancelamento do anterior diretamente com à operadora no prazo de cinco dias. “Se você não solicitar o cancelamento nesse prazo, estará sujeito ao cumprimento de carências no novo plano por descumprimento das regras”, conta.

Roberti explica, ainda, que as empresas devem sempre estar atentas às novas regras no que se refere aos benefícios dos funcionários. “Às vezes o plano atual nãé satisfatório, mas, por medo das burocracias as empresas acabam não melhorando este benefício, ocasionando uma frustração no colaborador”, finaliza o CEO.

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Plataforma de marketplace está melhorando a qualidade de vida dentro das organizações

19/02/2020    Gustavo Siqueira

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De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada no ano passado, pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no Brasil aumentou em 20%, se comparada a 2018.  Este é apenas um dos índicesque preocupam empregadores que buscam implantar programas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Um dos exemplos mais conhecidos neste sentido é o Google, onde os colaboradores possuem um programa de horário flexível válido para todos os dias da semana e podem se dedicar a outras atividades e à prática de exercícios.

Baseada em ações como essas, a T&N Seguros e Benefícios, empresa com mais de 15 anos de experiência no ramo de seguros e consultoria de benefícios, com sede em Blumenau/SC, está trazendo para a região a plataforma de Marketplace da GoGood, um aplicativo focado na melhoria de Employer Branding e Cultura Empresarial, que promove mais de 50 hábitos saudáveis nas principais dimensões de bem-estar, capturando os dados por meio de interações.
Além dos benefícios oferecidos pelo aplicativo, os usuários podem ter acesso auma rede de parceiros credenciados, como academias, estúdios de pilates, crossfit e centros esportivos. E, ainda, receber um desconto de 80% na mensalidade, se abonada com a coparticipação oferecida pela empresa.

O CEO da T&N Seguros e Benefícios, Rodrigo Roberti, explica que, na prática, o colaborador/usuário adere de forma simples ao sistema e passa a ter acesso a dezenas de parceiros, pagos em uma única mensalidade. “O maior benefício é poder praticar diferentes modalidades durante a semana, e em locais diferentes, sem estar vinculado a apenas um estabelecimento, que,algumas vezes, não fornece todas as atividades e horários que o usuário precisa”, comenta.
Hoje, mais de 25% dos usuários da plataforma utilizam duas ou mais academias diferentes para a prática de esportes durante a semana.
 
Diferencial
O  grande diferencial desta plataforma é que os usuários que utilizarem mais de 12 vezes por mês, ou seja, 3 vezes por semana, recebem de volta R$ 50,00 de cashback em sua próxima fatura, ou seja, quanto mais utilizar, mais barato fica. Em Blumenau e região, a rede já é consistente. Roberti comenta que em pouco mais de 2 meses, a plataforma já se expandiu e triplicou de tamanho em número de clientes. E, o número de colaboradores atingidos cresceu mais de 10 vezes. Além dos grandes clientes, a empresa atrai também a atenção de pequenas, médias e grandes empresas que antes não tinham acesso a programas de bem-estar efetivos na região.

“Colaboradores motivados e engajados proporcionam resultados melhores e aumentam a produtividade das empresas. Além disso, organizações que promovem o bem-estar, reduzem custos com a saúde e auxiliam na prevenção de doenças crônicas. É muito  importante que as empresas direcionem seus esforços para a prevenção e apliquem métodos adequados à cada realidade, mantendo seus valores e sua missão”, explica Roberti.

Na T&N a plataforma já é utilizada pelos colaboradores, que contam com entusiasmo a utilização do aplicativo e os ganhos para a saúde. 

“Eu tinha uma resistência enorme em fazer exercícios e controlar meus hábitos, o principal fato era de que eu só tinha uma opção de local para praticar exercícios, por questões financeiras e de localização. Agora com a GoGood eu vou com o pessoal da empresa em vários lugares. Uma semana vamos no Yoga, na outra vamos no funcional, acabou ficando muito mais divertido e fácil de transformar em rotina uma vida saudável”, relata Bianca Cristine Uhlmann colaboradora da T&N Seguros e Benefícios.

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Fun Museu abre as portas em Balneário Camboriú

19/02/2020    Gustavo Siqueira

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Cores, cenários, luzes e a possibilidade de registrar de maneira divertida momentos com os amigos. Balneário Camboriú inaugurará o primeiro espaço permanente do Brasil para diversão com produção de fotos e vídeos em espaços que prometem aflorar a criatividade para poses diferentes, para compartilhar posteriormente na internet e deixar todo mundo curioso como foi feito tal clique. O Fun Museu é a possibilidade de pessoas, principalmente as conectadas nas coisas boas da vida e nas redes sociais, terem experiências divertidas que contribuam com sua relação de conectividade. São 25 cenários ideais para produção de conteúdo criativo para as diferentes plataformas. 

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Fala-se muito em Instagram, mas o Fun Museu tem um apelo forte a todas as redes sociais, como Facebook, Tiktok e Pinterest, pra citar algumas delas. A escolha por Balneário Camboriú se deu pela relação turística da cidade durante o ano todo. “Apesar de que um dos nossos objetivos é manter a relação com moradores, realizando cursos e workshops que melhorem a relação das pessoas com as ferramentas digitais. O Fun Museu é o espaço para qualquer pessoa que esteja nas redes sociais frequentar”, avisa o criador do empreendimento, o empresário Ricardo Ruas. 

O projeto levou cerca de seis meses para ficar pronto. Foi concebido pelo próprio fundador com um forte trabalho de pesquisa de tendências em espaços referência pelo mundo. O idealizador contou também com o suporte de profissionais da arquitetura, comunicação e cenografia. Maria Júlia Ruschel Wirth desenvolveu o projeto de fluxo e mobilidade do Fun Museu. Da Caza Comunicação partiu a criação de marca e a comunicação interna do projeto. Já a diretora de arte Josiane Silva assina o detalhamento e a execução dos cenários. “O grande desafio desta obra foi pensar de maneira criativa em cada cenário. É muito grande o volume criativo diferenciado para garantir muita experiência aos usuários”, explica a diretora de arte, que tem no currículo trabalhos com cinema, teatro e arquitetura. 

O trabalho de conteúdo digital com foco no reforço da marca junto ao público, campanhas de ads e vendas e assessoria de imprensa ficará sob responsabilidade da Oficina das Palavras Inteligência em Comunicação. A relação digital do Fun Museu com o público é a grande chave para garantir o sucesso do projeto inovador que escolheu Balneário Camboriú como primeira base. 

Os ingressos

Os ingressos devem ser adquiridos diretamente no local. Crianças de até seis anos acompanhadas de um adulto pagante entram gratuitamente. Pessoas de sete a 17 anos pagam sempre meia-entrada, mesmo sem documento que confirme serem estudantes. A partir de 18 anos vale a lei da meia-entrada àqueles que são estudantes (desde que com documento de comprovação) e idosos (mais de 60 anos). O espaço terá ingressos diferenciados para diárias a fotógrafos e produtores de conteúdo.

Ingressos: a partir de R$ 30 (gratuito para crianças de até seis anos acompanhadas de um adulto pagante; meia-entrada para pessoas de sete a 17 anos, meia entrada para estudantes acima de 18 anos e idosos, munidos com documento de comprovação). 

Fun Museu

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