Blog Top Society - Karla Cruz

Impactos da pandemia na economia criativa e maneiras criativas de evitá-los

23/03/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2913_post_5479.jpg
Sim, estamos no meio de uma pandemia global e os governos dos países afetados estão tomando medidas para conter a disseminação do Coronavírus. Lockouts, quarentenas e regras de isolamento estão deixando as pessoas em casa e evitando a sua circulação, para evitar a sobrecarga do sistema de saúde, que pode ser observada na Itália e no Irã.

Um dos setores mais afetados imediatamente é o da economia criativa. Shows, peças de teatro, eventos e convenções foram cancelados e adiados por tempo indeterminado. A Sony fez o lançamento da sua nova linha de smartphones Xperia em um palco vazio em Tokio. O SXSW que seria realizado em Austin, no Texas, foi cancelado depois que a prefeitura da cidade decretou estado de emergência. Milhões de artistas, produtores e criativos de repente se viram sem condições de ganhar dinheiro. Uma crise sem precedentes.

E, agora, com os primeiros casos surgindo no Brasil, medidas de contenção já estão começando a ser tomadas. Entidades, prefeituras e governos estaduais já se manifestam com medidas preventivas e orientações à população, mas ainda não chegamos ao ponto de limitação à circulação obrigatória por lei.

Aproveitar o tempo de forma criativa

É hora de usar o bom senso e buscar maneiras criativas para continuar o trabalho durante esse período complicado, que deve se estender por várias semanas, até o surto passar. Uma possibilidade é fazer eventos virtuais.

Existem várias soluções no mercado e, num ato de boa vontade, a Microsoft e o Google liberaram gratuitamente o uso das versões profissionais de seus sistemas de teleconferência corporativa – Skype e Hangout – durante a pandemia. São ótimas ferramentas para o tele-trabalho e que podem agilizar o dia-a-dia das pessoas, mantendo o ritmo produtivo das atividades em grupo, sem criar situações potenciais de contágio. Além disso devido a a pandemia a Cisco liberou o Cisco Webex, uma ferramenta gratuita para reunião com até 100 pessoas. E uma das consequências positivas dessa crise é que as pessoas vão descobrir que muitas reuniões poderiam ser resolvidas com um e-mail. A comunicação tem que ser mais objetiva.

Em relação ao tele-trabalho, a Officeless criou um guia sobre como melhorar a produtividade nos projetos desenvolvidos à distância. É muito útil revisar os processos e implementar novas práticas e ferramentas úteis para ter mais tempo para o trabalho realmente criativo. A prática de home-office vai se fortalecer ainda mais.

E, quando falamos de trabalho criativo, além da parte desenvolvida em grupos, muito é desenvolvido de maneira solitária, com tempo focado. Devemos aproveitar para dedicar energia a projetos desse tipo, utilizando o tempo para tirar da gaveta projetos que estavam parados, revisar os portfólios, criar novas ideias, pesquisar novas referências e criar novos conteúdos.

Novas criações, novas expressões

Quem sabe uma nova geração de eventos, peças, roteiros, livros e demais expressões artísticas vai surgir por conta desse período de isolamento? Podemos, e devemos, aproveitar esse tempo para expandir horizontes e, quando o surto passar, termos coisas novas para apresentar ao mundo.

O brasileiro, tão caloroso e próximo nas relações pessoais, vai ter que refrear seus instintos e manter distância segura das outras pessoas. Nossa vontade de estar sempre em grupo, em boa companhia, vai ter que se adaptar a esse momento. Vai levar um tempinho, mas vai passar. Temos que vislumbrar um tempo pós-pandemia, com as pessoas nas ruas, nos teatros, nas praças, convivendo em harmonia e curtindo a arte, a cultura e a vida em comunidade. Com esse pensamento no futuro devemos agir no presente para chegarmos lá da melhor maneira possível: Criativamente.
 
Contribuição de: Por D.J. Castro - Especialista em Branding e sócio-proprietário da Nexia Branding

Compartilhe nas redes sociais:

Oceano Surfwear doa máscaras para o controle de proliferação do COVID-19

23/03/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2911_post_8526.jpg
Um belo exemplo de senso de coletividade e empatia veio da Oceano Surfwear, de Joinville. Antes de adotar as férias coletivas em respeito ao Decreto do Governo do Estado de SC para auxiliar no controle da proliferação do Coronavírus, a fábrica produziu 1300 máscaras com sobras de tecido utilizados em seus produtos.

A ação envolveu 30 costureiras e todas as unidades foram encaminhadas para pacientes em tratamento de hemodiálise que estavam sem máscaras, para uma casa de apoio do Padre Pio, alguns asilos de Joinville, além de colaboradores e seus familiares.

img/topsocie_blog/2911_post_11511.jpg
Todas as máscaras foram encaminhadas com uma orientação extra sobre a necessidade de higienizá-las constantemente, tendo em vista que o modelo de tecido não é o indicado pela Anvisa, mas que em tempos de escassez do produto pode ajudar muita gente.

Compartilhe nas redes sociais:

Cooper adota medidas para dar mais segurança aos colaboradores

23/03/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2910_post_2427.jpg
Mesmo sendo uma área considerada essencial e ficando de fora do Decreto 515, emitido pelo Governo do Estado em 17 de março, a Cooper atua com diversas medidas que visam dar mais segurança aos colaboradores e poder seguir atendendo cooperados e clientes.

Assim que os primeiros casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados em Santa Catarina, a cooperativa reforçou a importância de certas atitudes para higiene pessoal, instalando pontos de álcool e incentivando seu uso por parte dos cooperados, bem como a limpeza contínua e frequente de carrinhos, cestinhas, corrimão e demais áreas comuns. Também foram intensificadas a higienização nas áreas de trabalho e convívio dos colaboradores e disponibilizados mais pontos com álcool em gel para eles.

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, colaboradores com mais de 60 anos e jovens aprendizes foram dispensados para cumprir a quarentena e os casos de doença crônica foram avaliados um a um. Além disso, com a paralisação do transporte coletivo, a Cooper está prestando auxílio para a locomoção da equipe que segue trabalhando. Para esses colaboradores, a Cooper segue ainda tirando dúvidas e monitorando qualquer situação que possa ter relação ao novo vírus, tendo apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com médicos e enfermeiros à disposição. Também já foram adquiridas e estão em produção barreiras físicas para serem instaladas junto aos caixas e assim ampliar a proteção tanto de colaboradores quanto de cooperados.

Vale lembrar ainda que a Cooper também está cumprindo a Portaria 180, emitida pela Secretaria Estadual de Saúde, que permite o atendimento apenas em 50% da capacidade das filiais e farmácias. E agora, a partir desta segunda-feira (23/3), a Cooper restringirá ainda mais o horário de suas lojas, a fim de reduzir o tempo de exposição social de toda a equipe, além de seguir buscando exemplos e novas alternativas que possam evitar o contágio pelo novo vírus. Confira abaixo como ficará o atendimento em cada filial:
 
BLUMENAU
Água Verde
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Garcia
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Glória
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 13h.
 
Mafisa
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Omino
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Vila Nova
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
IBIRAMA
De segunda a sábado das 8h às 19h. Domingo das 8h às 12h.
 
INDAIAL
Centro
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Nações
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
JARAGUÁ DO SUL
Água Verde
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Barra
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
Centro
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo fechada.
 
Vila Nova
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 
RODEIO 
De segunda a sábado das 8h às 19h. Domingo das 8h às 13h.
 
TIMBÓ
De segunda a sábado das 8h às 20h. Domingo das 8h às 18h.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página