Blog Top Society - Karla Cruz

Fevereiro Roxo: mês de conscientização do lúpus, fibromialgia e Alzheimer

19/02/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2630_post_1672.jpg
 

Três doenças que não parecem ter relação entre si, porém todas são lembradas no segundo mês do ano formando a campanha Fevereiro Roxo. Assim como já tem se tornado comum, os meses ganham cores, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce para que o tratamento seja mais efetivo.

Apesar de tão diferentes, as três doenças possuem algo em comum: não tiveram a cura descoberta pela medicina ainda, porém é muito importante que as pessoas conheçam mais sobre elas e, fazendo exames periódicos, possam obter um diagnóstico precoce, desta forma o tratamento pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Gustavo Deboni, gerente médico do Hospital Marieta Konder Bornhausen, afirma que a falta de conhecimento sobre os sintomas faz com que a pessoa demore a procurar um médico e isso agrava o quadro. “O lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer afetam diferentes áreas do corpo do paciente, e seus tratamentos também são distintos, porém é primordial que a sociedade volte sua atenção para doenças como essas que acabam não sendo tão divulgadas. Por não ter muitas informações, quando o paciente descobre, a doença já pode estar em nível avançado. Por isso, o Fevereiro Roxo é tão importante, para alertar para sintomas que podem passar muitas vezes despercebidos”, comenta.
 
Conheça mais sobre as doenças que integram o Fevereiro Roxo
Lúpus Eritematoso Sistêmico
O LES é uma doença rara, crônica, multissistêmica e auto-imune, ou seja, o próprio sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis. A doença pode atingir todos os órgãos e ainda não se sabe qual a exata causa do lúpus. O diagnóstico não é fácil, e é preciso ser identificado pelo menos quatro dos sintomas a seguir:
·         Bochechas rosáceas
·         Lesões na pele que evoluem para descamação e depois fibrose
·         Úlceras orais ou nasais (geralmente indolores)
·         Fotossensibilidade (lesões pioram com exposição ao sol)
·         Artrite de duas ou mais articulações
·         Comprometimento renal
·         Comprometimento neurológico (convulsões ou psicose)
·         Anemia ou linfopenias
·         Alterações imunológicas
Diversos tratamentos podem ser utilizados como corticoides e imunomoduladores, além disso é preciso que o paciente tome algumas medidas preventivas como proteção solar, uso de vitamina D e tratamento psicoterápico. “Atividade física e o controle de doenças cardiovasculares também é importante já que estes pacientes apresentam risco elevado de infarto e AVC”, orienta Deboni.
 
Alzheimer

O Alzheimer é a doença degenerativa cerebral mais comum relacionada ao envelhecimento. A característica básica é a perda progressiva de memória associado a perda de funções cognitivas. Primeiro o paciente apresenta perda de memórias recentes, já em um estado mais avançado, a pessoa fica incapaz de realizar qualquer função sem ajuda.

Em até 50% dos casos, o paciente passa por quadros de depressão. Alucinações, irritabilidade e convulsão também são sintomas presentes. A doença ainda não foi completamente compreendida, porém sabe-se que existe um depósito proteico amiloide que causa a degeneração do neurônio e que existe uma influência genética.

O tratamento atual tem como objetivo a diminuição do processo inflamatório neural. Atividades intelectuais e físicas podem ajudar muito no processo. Para o gerente médico, nos próximos anos devemos ter novidades referentes ao tratamento do Alzheimer. “Muitos estudos por laboratórios internacionais renomados estão em andamento, portanto nos próximos anos certamente teremos novidades”, afirma.
 
Fibromialgia

Essa doença é muito frequente e predomina em mulheres dos 35 aos 44 anos. No Brasil, de acordo com dados, a fibromialgia atinge até 2,5% da população. Não é fácil fazer sua identificação já que não existe uma prova diagnóstica laboratorial, sendo apenas a avaliação clínica para fazer o diagnóstico. Dor generalizada, distúrbios do sono, fadiga e alterações de comportamento estão presentes na maioria dos casos, além disso um terço dos pacientes têm sintomas relacionados à ansiedade e depressão.

É importante sempre estar com os exames em dia e caso perceba alguns dos sintomas citados acima, procure um médico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mas chances o paciente tem de fazer um tratamento e ter mais qualidade de vida.
 
Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen

Compartilhe nas redes sociais:

Latão SKOL Puro Malte leva foliões para curtir o Carnaval de Florianópolis de graça

19/02/2020    Gustavo Siqueira

O trânsito de Florianópolis tem uma das piores famas do Brasil. Se um manezinho começar a ler esse texto, ele claramente se identifica com o assunto, mas, caso você não seja, a gente pode comprovar: a capital catarinense é a pior para dirigir no país, segundo o ranking de tráfego do aplicativo Waze.

img/topsocie_blog/2629_post_157.jpg

No Carnaval a situação fica ainda mais difícil. A maioria das grandes festas se reúne no Centro da cidade, sejam elas blocos de rua ou o tradicional Desfile das Escolas de Samba no Complexo Nego Quirido. Florianópolis também está entre as cidades mais procuradas para o feriado da folia, logo, o trânsito que é caótico diariamente apenas com os moradores, se torna um grande problema com a cidade lotada. 

A SKOL Puro Malte sabe que bebida e direção não combinam, e, pensando em incentivar o consumo consciente e dar um gira nos congestionamentos que tiram todos do sério, a Cervejaria vai disponibilizar dez ônibus de forma gratuita para transportar os foliões do Continente para o Centro da cidade, construindo o TIGIRA (o Terminal de Ônibus que dá um GIRA no trânsito) na Beira-mar Continental (avenida Cláudio A. Barbosa, 3.673, primeiro bolsão de estacionamento). Já o ponto de desembarque ficará na rua Francisco Tolentino, 465-441, Centro. A linha do Latão SKOL vai acontecer no sábado de Carnaval, dia 22 de fevereiro, durante o Bloco do Sujos, a partir das 12h, com latão - como o ônibus é carinhosamente chamado pelos manezinhos - de ida e volta. 

Para andar de Latão SKOL, é necessário fazer um cadastro prévio no site Sympla, apresentar documento com foto no local e ser maior de 18 anos. Tudo para trazer segurança, conforto e diversão para quem  vai curtir as festas em Floripa. 

A gente não poderia ficar fora da grande novidade da cidade: a Ponte Hercílio Luz. E claro, nosso trajeto vai passar pelo símbolo da capital catarinense transformando a experiência em algo ainda mais incrível. “Neste ano, festa, diversão e segurança vão caminhar ainda mais juntos no Carnaval SKOL Floripa. Queremos levar a solução para um dos problemas mais difíceis e recorrentes da cidade e dar um gira na folia catarinense”, coloca Valeria Trento Cabrera, gerente de eventos da Cervejaria Ambev na região Sul.

A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis têm, através do Projeto Ponte Viva, assim como outros projetos, promover mudanças, com valorização dos pedestres, ciclistas e do transporte coletivo. “Estamos buscando promover o uso eficiente da ponte e a ação promovida é mais uma iniciativa que soma neste conceito”, afirma o secretário Michel Mittmann.

A SKOL quer que você curta o Carnaval em segurança, por isso, a dica é: prepare-se para a folia, vá confortável, chegue cedo em nosso TIGIRA localizado na parte continental da Ilha, e aguarde seu ônibus chegar. Teremos horários disponíveis das 12h às 23h.  

Ingressos: https://www.sympla.com.br/desengarrafa-skol__794000
Mais informações em https://www.facebook.com/events/3788881377792438/

Compartilhe nas redes sociais:

Tradição no carnaval de rua

19/02/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2628_post_5009.jpg
O sábado de carnaval é certamente o dia mais agitado da folia na capital catarinense. E grande parte disso é devido ao tradicional bloco Bloquete & Calma Beth, que há sete anos agita o carnaval de rua da cidade. Para esta edição, no sábado (22), a partir das 13h, o maior bloco de rua fechado do carnaval de Florianópolis deve reunir milhares de foliões, que vão cair na folia ao som de atrações nacionais e locais, como o cantor Buchecha, o grupo Apogeu, a cantora Diana Dias e os DJs Dyve, Coy, Antonio Luca, Chuck e Vitera. 
img/topsocie_blog/2628_post_1713.jpg
img/topsocie_blog/2628_post_2399.jpg

Além disso, a festa realizada no "coração" do tradicional Bloco dos Sujos terá open bar de cerveja Skol, refrigerante e água. Os últimos ingressos estão à venda no site www.ingresse.com/bloquete

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página