Blog Top Society - Karla Cruz

Uma cidade para pessoas

10/03/2020    Gustavo Siqueira

Há 20 anos, o conceito de urbanismo sustentável aplicado aos empreendimentos atraiu a atenção do mercado, da academia e de instituições de diversos países, rendendo honrarias, premiações, certificações e visibilidade internacional.

img/topsocie_blog/2811_post_7607.jpg

Esta conquista é fruto de um minucioso planejamento e da visão de futuro dos seus empreendedores, a Família Gomes, que, há 20 anos, vêm construindo uma cidade para pessoas no coração do município de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. “Existia uma fazenda de 150 mil metros quadrados e a urbanização de Palhoça mais ao Norte. Naquele início, sabíamos que precisávamos ter uma ‘âncora’, e a educação surgiu como vetor transformador”, recorda Marcelo Gomes, diretor executivo da Cidade Pedra Branca.

Estabeleceu-se uma parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para implantação de um campus no local. “Trouxemos eles para o coração da ‘fazenda’ e, assim, nasceu o bairro Cidade Universitária Pedra Branca, como fomos batizados”, conta o empresário. O primeiro passo foi planejamento de um bairro na área de 250 hectares, numa planície com um total de 2.300 lotes, a partir do plano diretor desenvolvido pelo escritório Vigliecca & Associados e pela arquiteta e urbanista Silvia Lenzi.

img/topsocie_blog/2811_post_13298.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_7847.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_2918.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_6310.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_11423.jpg

“Vendíamos de 200 a 300 lotes por ano”, afirma Marcelo. O empreendimento era prioritariamente residencial, com imóveis de elevado padrão sendo construídos no entorno da universidade e nas ruas adjacentes ao lago existente no local.

A transformação

De Cidade Universitária Pedra Branca à Cidade Criativa Pedra Branca, que atualmente registra uma população de 12 mil moradores, 8 mil trabalhadores e 7 mil estudantes, a transformação do empreendimento passou por uma evolução do conceito, acompanhando as mudanças de paradigmas em relação ao planejamento urbano.

img/topsocie_blog/2811_post_2890.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_14977.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_4187.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_11589.jpg
img/topsocie_blog/2811_post_11531.jpg

 A visão de futuro dos empreendedores envolveu não apenas a percepção das tendências do mercado imobiliário, mas a compreensão de que a sustentabilidade, a cooperação e a colaboração eram conceitos-chave para o sucesso da cidade planejada. Uniram-se a importantes parceiros comerciais e institucionais, voltaram-se aos estudos e às pesquisas mundo afora e contrataram a consultoria dos melhores especialistas.

“Havia uma parte do empreendimento a ser desenvolvida e decidimos buscar o que havia de mais moderno, considerando o que poderíamos fazer de diferente. E, então, conhecemos o ‘Novo Urbanismo’”, explica Marcelo. O empresário revela o quanto ficaram “apaixonados” por esse conceito quando, em 2005, participaram de um congresso nos Estados Unidos cujo tema principal era ‘como construir bairros voltados para as pessoas’.

“Ficamos, nos anos seguintes, estudando como fazer esse projeto, que viria a ser tornar pioneiro no Brasil”, explica. Naquele mesmo ano, decidiram contratar o escritório de arquitetura DPZ Latin America, um dos mentores deste movimento que passava a ser adotado mundo afora. “Vamos construir um bairro onde as pessoas possam trabalhar, morar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada. Esta é uma frase da arquiteta Silvia Lenzi que passou a nortear nossos trabalhos”, sintetiza Marcelo Gomes.

“Criem o bairro ideal”

Assim, realizaram, há dez anos, um inovador processo de cocriação multidisciplinar (metodologia conhecida como Charrete) para construção do plano diretor da Cidade Pedra Branca sob os preceitos do Novo Urbanismo. A proposta era a criação de uma nova centralidade de bairro, mais compacta, mais densa, mais completa e mais conectada. E com infraestrutura completa, minuciosamente planejada para oferecer a oportunidade de morar, trabalhar, estudar, fazer compras e se divertir em um só lugar.

Naquela oportunidade, conduzidos pela equipe do escritório norte-americano DPZ Latin America, os titulares de sete escritórios de arquitetura e urbanismo de referência na Grande Florianópolis contratados pela Pedra Branca reuniram-se na sede do empreendimento para planejarem, juntos, o que viria a tornar-se a Cidade Pedra Branca de hoje (e a que virá a ser nos próximos anos): RC Arquitetos, Studio Domo, Mantovani e Rita, Marchetti Bonetti, Teixeira Netto, Desenho Alternativo e MOS Arquitetos Associados. “Criem o bairro ideal”, foi a encomenda feita à turma.

Consultores nacionais e internacionais também participaram do processo; dentre eles, o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, referência mundial na requalificação de espaços públicos, e o arquiteto e urbanista brasileiro Jaime Lerner, considerado o “guru” do urbanismo brasileiro. Referências de três laboratórios de pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) igualmente foram consideradas.

O plano diretor inicial, planejado no tradicional formato de ‘espinha de peixe’, passou a ser repensado e redesenhado. E uma nova centralidade de bairro foi criada, com uma proposta inovadora que atraiu investidores e veio a ser reconhecida e premiada internacionalmente.

A base foi erguida sobre cinco pilares, que nortearam e ainda norteiam todo o desenvolvimento dos trabalhos. São eles: Densidade Equilibrada – Compacta; Conectada e Sustentável; Prioridade ao Pedestre; Uso misto, Espaços Públicos Atraentes e Seguros; Criativa & Complexa.

A Cidade Pedra Branca conta com a chancela do conselho nacional de prédios verdes (GBC Brasil). A partir do seu planejamento, em 2025 o empreendimento deverá comportar 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados e gerar, aproximadamente, 15 mil empregos.

Compartilhe nas redes sociais:

Blumenau recebe o Festival Brasileiro da Cerveja a partir de amanhã!

10/03/2020    Gustavo Siqueira

Blumenau (SC) é a Capital Brasileira da Cerveja. A bebida, que faz parte do passado, do presente e do futuro da cidade, é a grande estrela de uma intensa programação nas próximas semanas. O Festival Brasileiro da Cerveja acontece de 11 a 14 de março, no Parque Vila Germânica, com mais de mil rótulos de dezenas de estilos disponíveis para o público. O evento é um dos mais tradicionais do país no segmento e chegará à sua 12ª edição.

img/topsocie_blog/2810_post_3694.jpg

Além da diversidade e qualidade da bebida, o Festival conta com uma programação musical com mais de 20 atrações e opções gastronômicas que tornam possível que, mesmo os conhecedores amadores, possam fazer harmonizações.

Os ingressos já estão à venda pelo site bit.ly/festivaldacerveja2020. Também haverá bilheteria física nos dias do evento. O ticket dá direito a um copo de acrílico, onde todas as cervejas são provadas.

O valor da bebida varia a cada cervejaria e estande. Por isso, ao chegar, o visitante pode trocar dinheiro convencional por Ninkasi. A moeda oficial do evento permite que ele deguste vários estilos – em volumes que variam de 80ml a 300ml - diretamente nos estandes. Na saída, ele pode converter novamente o que não consumiu.  

O Festival Brasileiro da Cerveja é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), com patrocínio de Agrária, Angeloni, Fruki e Memo.  

Programação técnica
Para quem quer ir além do copo, o Festival Brasileiro da Cerveja também oferece uma agenda especial. Temas como custos, ambiente de consumo, cerveja tcheca e tendências do mercado cervejeiro fazem parte da programação técnica. Nela, nomes nacionais e internacionais do setor trazem palestras ou debates sobre o segmento com foco em quem investe, quer investir ou espera conhecer mais sobre o universo da bebida.

Os ingressos para essas atividades devem ser adquiridos separadamente. Eles estão à venda no link http://bit.ly/programacaotecnicafestivalbrasileirodacerveja2020.

Feira Brasileira da Cerveja
De 11 a 13 de março, no setor 3 do Parque Vila Germânica, acontece a Feira Brasileira da Cerveja. A exposição de fornecedores nacionais e internacionais faz parte da programação paralela do evento, e inicia sempre às 14h. Por lá, é possível conhecer equipamentos, matérias-primas, tecnologias e insumos para o mercado cervejeiro. O ingresso para o evento custa R$ 20,00 e um só ticket dá acesso ao evento todos os dias. O link para compra é http://bit.ly/feiradacerveja2020

Compartilhe nas redes sociais:

Prêmio Mulheres de Sucesso reconheceu o talento e a trajetória de oito mulheres empreendedoras

10/03/2020    Karla Cruz

[imagem1]
Mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a história de oito mulheres que são exemplos para o empreendedorismo, pois usaram a sensibilidade e emoção para realizar suas atividades com competência e alcançaram o tão almejado sucesso e realização profissional. A 11ª edição do Prêmio Mulheres de Sucesso, promovido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages, aconteceu na noite desta quinta-feira, 05 de março, no Serrano Tênis Clube.
[imagem2]
A coordenadora do Núcleo, Karla de Oliveira, salientou que este prêmio reconhece o trabalho de oito mulheres que se destacaram em suas atividades profissionais e pessoais, mas é uma homenagem a todas as mulheres que estão conquistando seus espaços a cada dia. O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, parabenizou todas as mulheres e exaltou a importância das mulheres na sociedade como um todo. “Eu cresci rodeado de mulheres e, na minha casa, continuo rodeado de mulheres, graças a Deus”, declarou.
[imagem3]
Em seguida, foi possível conhecer um pouco as homenageadas por meio de um vídeo contando um breve histórico de cada uma delas. As homenageadas deste ano foram Vania Andrade Ramos, na categoria agronegócio; Adriana Regina Paes no Comércio; Claudia Maris Coelho Pezzi, na Educação; Isabel Baggio, Impacto Social; Zilda Elisa Letti Pellizzaro, na Indústria; Nalu Julio, na Saúde; Andreia Meira, em Serviços; e Nelissa Gevaerd Colossi Branco, na categoria Tecnologia e Inovação.
[imagem4]
Ao final da cerimônia, Andressa Talon fez uma mini palestra em homenagem as mulheres. “A mulher é necessária e essencial na construção da humanidade. E precisamos de mais e mais mulheres de sucesso”, destacou ela.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página