Blog Top Society - Karla Cruz

A Páscoa em novos tempos: as mudanças nos hábitos de consumo

08/04/2020    Gustavo Siqueira

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Com a proximidade da Páscoa e, diante do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, os hábitos de consumo também vêm apresentando mudanças. A data religiosa, que no ano passado movimentou em torno de R$ 2,3 bilhões em faturamento do varejo, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tende a sofrer mudanças em função de novos hábitos do consumidor.
 
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Nielsen Company, empresa global de informação, dados e medição germânico-americana com sede em Nova Iorque, apontou um novo perfil de consumo na América Latina devido ao isolamento social; e estes novos hábitos também já vêm sendo observados no mercado catarinense.

Um dos dados apontados na pesquisa da Nielsen é que 85% das pessoas estão cozinhando mais em casa. Em lojas da rede Fort Atacadista em Santa Catarina, por exemplo, é perceptível que muitos clientes têm dado preferência para produtos mais essenciais, como arroz, feijão, óleo de cozinha, farinhas, carnes… itens que são utilizados no preparo das refeições no dia a dia, considerados menos "supérfluos". Essa mudança se dá, provavelmente, em função de muitas pessoas estarem com mais tempo para cozinhar, e também sem a opção dos restaurantes abertos.

Na categoria de abastecimento doméstico, a cesta básica apontou um crescimento de 165%, ainda segundo dados divulgados pela Nielsen, ficando entre os cinco itens que registraram mais procura. Em seguida, o setor de frios com 106%, hortifrutigranjeiros com 93%, carnes com aumento de 59% e padaria/confeitaria com crescimento de 52%. Essa mudança tende a refletir nas escolhas para a Páscoa: a pesquisa apontou que a colomba pascal, pão doce de origem italiana muito consumido também pelos brasileiros nesta época, teve aumento de 101% em março, o que sinaliza que esta pode ser uma opção para a família. Itens como barras de chocolates, caixas de bombons, biscoitos e pipocas de micro-ondas também vêm registrando boa procura nas unidades do Fort Atacadista.

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Falando em compras, as redes varejistas reforçaram os estoques para atender à demanda de Páscoa, que vai muito além dos chocolates. Nas lojas do Fort, pescados, azeites, vinhos, cervejas e muitos outros itens que são procurados para os almoços da Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa estão com os estoques reforçados. No Fort também foi registrado aumento na procura por cestas básicas, em função do espírito solidário que o momento despertou em muitas pessoas, pois muitos estão comprando para fazer doações.

Facilidades na hora da compra
O Fort Atacadista, com 26 lojas somente em Santa Catarina, já oferece desde 2019 aos clientes o seu cartão exclusivo, o Vuon Card, que, além de descontos exclusivos em alguns itens, oportuniza o parcelamento das compras em até 10 vezes em produtos selecionados. Até a Páscoa, por exemplo, itens como chocolates, pescados, azeites e vinhos, além de toda a linha de bazar, podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros (sendo a parcela mínima de R$ 15,00).

Horários especiais de Páscoa
Entre os dias 10 e 12 de abril, as lojas do Fort em Santa Catarina funcionam em horários diferenciados: sexta e sábado das 8h às 21h e no domingo das 8h às 20h. Somente a loja de Lages não abrirá no domingo.

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Ações da Viacredi vão impactar empreendedores em momentos de incerteza

08/04/2020    Gustavo Siqueira

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Ainda não é possível estimar o impacto econômico das ações de prevenção ao Covid-19. E a Viacredi, maior cooperativa de crédito do país, priorizou desde o primeiro momento a vida das pessoas. Com colaboradores trabalhando nas unidades com o atendimento reduzido, seguindo as orientações dos órgãos de saúde e colaboradores das áreas administrativas em home office, a Cooperativa também buscou o fortalecer o atendimento online e agora o foco é em soluções que contribuam para a retomada dos negócios de cooperados para que enfrentem essa crise. 

No que diz respeito a soluções financeiras, a primeira ação divulgada pela Viacredi é uma redução ainda maior dos juros e aumento dos prazos de carência para financiamentos e refinanciamentos. Foram criadas linhas específicas para fomento regional, microcrédito, capital de giro e crédito social com uma dinâmica mais ágil e menos burocrática. 

Ainda sobre a concessão de crédito, a Viacredi criou uma linha especial vinculada às cotas, com taxas e prazos diferenciados. Para este caso, o valor da cota de capital é usada como garantia – possibilitando taxas bem inferiores as demais linhas. 

Outra ação da cooperativa foi a prorrogação de dívidas: as parcelas de março, abril, maio e junho das operações de crédito podem ser alteradas para o fim do contrato. 

Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, destaca que as ações da cooperativa para impulsionar a retomada da economia estão sendo pensadas para manter a saúde financeira do cooperado e do negócio. “Cada cooperado é único e tem uma realidade. Vamos aplicar e criar, junto com ele, uma estratégia para o seu negócio. Como sempre foi, a cooperativa vai fortalecer e confiar na sua comunidade”, comenta. 

Conhecimento para tomada de decisão 
Muito mais do que renegociação e crédito que possibilitem a retomada operacional dos negócios, a Viacredi está trabalhando para fornecer apoio e subsídios para que os empreendedores tomem decisões estratégicas neste momento. Por isso, três frentes de compartilhamento de conhecimento foram tomadas. 

Na plataforma de compartilhamento de conhecimento das cooperativas do Sistema Ailos, o Progrid (www.progrid.coop.br), uma aba especial foi criada com cinco cursos voltados a superação dos desafios da crise deflagrada pelo coronavírus: inovação, mídias sociais, e-commerce, estratégia e um guia prático de como reduzir os impactos da crise no pequeno negócio. São 19 horas de conteúdo gratuito para apoiar a tomada de decisão. 

Outra iniciativa é em parceria com a Acib e o Blusoft, é a #vaiprodigital. No site www.vaiprodigital.com.br, uma programação de webinars está sendo divulgada, bem como uma rede de parceiros está oferecendo descontos em serviços e ações para que o negócio continue e migre – pelo menos neste momento - para o digital. 

Já o movimento #juntosnessa tem como objetivo oferecer informação e tirar dúvidas sobre questões ligadas a finanças, tributos e pessoas. Todos os dias, lives no Instagram www.instagram.com/juntos.nessa falam em tempo real com empreendedores sobre essas temáticas. 

Sobre a Viacredi

Constituída em 1951 por um grupo de funcionários da Companhia Hering, de Blumenau (SC), a Viacredi é uma cooperativa de crédito integrante do Sistema Ailos. A instituição atua em 20 cidades catarinenses: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, Schroeder e Timbó. Desde 2019 também está em São José dos Pinhais, no Paraná. Atualmente possui mais de 540 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores.

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Concentrados da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) agora tem opção EaD

08/04/2020    Gustavo Siqueira

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Usar as férias de julho para se dedicar a formação a descoberta de uma nova área de trabalho é uma possibilidade para centenas de alunos todos os anos. Para quem se interessa pela área de bebidas, especialmente. Isso porque a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) realiza há cinco anos, em Blumenau (SC), os chamados cursos concentrados. São capacitações de uma ou duas semanas que promovem uma imersão na produção ou gestão de cerveja, bebidas não-alcoólicas e destilação.

Por conta do isolamento social que tem como objetivo conter a propagação do novo coronavírus, a ESCM adaptou os conteúdos para seguir oferecendo essa possibilidade. Dessa vez, as aulas serão online, com exibição ao vivo, como já acontece em algumas turmas onde a metodologia já está estabelecida. A instituição foi a primeira do país dedicada à bebida, que ofereceu cursos em ambiente totalmente digital. Mais de 950 alunos já passaram por turmas à distância.

Para os concentrados, o horário também foi alterado: ao invés de encontros durante a manhã e a tarde, os conteúdos serão repassados sempre a noite. O objetivo é facilitar o acesso caso, até lá, alguns dos participantes já tenham e retornado ao trabalho externo.

Os 13 cursos oferecidos são:

- Gestão de Microcervejarias (40 horas): 13/07 a 24/07
- Microbiologia da Cerveja (24 horas): 20/07 a 25/07
- Harmonização com Cervejas (20 horas): 20/07 a 24/07
- Produção de Cervejas não Convencionais (40 horas): 13/07 a 24/07
- Produção de Bebidas não Alcoólicas (40 horas): 13/07 a 24/07
- Aprofundamento em Lúpulo (40 horas): 13/07 a 24/07
- Gestão Comercial para Cervejarias (40 horas): 27/07 a 07/08
- Como Montar a Sua Cervejarias (60 horas): 20/07 a 31/08
- Cervejeiro Caseiro (40 horas): 13/07 a 24/07
- Aprofundamento em Estilos (20 horas): 27/07 a 31/08
- Destilador (40 horas): 27/07 a 07/08
- Tecnologia Cervejeira Avançada (60 horas): 20/07 a 07/08
- Malteiro (60 horas): 20/07 a 07/08

Todas as informações estão em www.cervejaemalte.com.br/cursosconcentrados.

De acordo com o diretor da ESCM, Carlo Bressiani, a intenção da instituição é oferecer conhecimento técnico relacionado às bebidas. “Entendemos que, nesse momento em que as estratégias estão sendo repensadas, é fundamental que os profissionais se prepararem para um cenário em que produtos, processos e indústrias terão que ser mais assertivos do que nunca”, comenta.

Quanto à adaptação dos conteúdos, Bressiani comenta que o formato online e concentrado estava no planejamento da instituição, só foi antecipado por conta do Covid-19. 

Sobre a ESCM
Com mais de nove mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.
 
São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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