Blog Top Society - Karla Cruz

Instituto do Câncer reforça alerta que efeitos da Covid-19 podem ser mais severos em fumantes

13/04/2020    Karla Cruz

img/topsocie_blog/3047_post_2825.jpg
Tendo em vista o conjunto de sintomas de Covid-19 e a sobrecarga da rede de saúde no país, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta os fumantes sobre a importância de largar o hábito no atual contexto. Em nota, a entidade pontuou que o tabagismo provoca inflamações e prejudica o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.
O Inca também observou que os fumantes têm mais tendência a desenvolver sintomas graves de Covid-19, devido à suscetibilidade ocasionada pelas substâncias nocivas do cigarro. Conforme menciona o instituto, os fumantes convivem, geralmente, com a capacidade pulmonar já reduzida. Por isso, são acometidos mais frequentemente por infecções como sinusite, traqueobronquite, pneumonia e tuberculose. “Podemos dizer que o tabagismo, por sua vez, é fator de risco para a Covid-19”, acrescenta o comunicado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em média, um em cada seis infectados por Covid-19 apresenta o quadro grave da doença e tem dificuldade para respirar. No Brasil, dos 800 óbitos informados pelo Ministério da Saúde até a tarde de quarta-feira (8), 655 tinham como causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A SRAG é capaz de desencadear a disfunção de órgãos, exigindo internação do paciente, inclusive em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda segundo o boletim do ministério, 59,1% dos pacientes que faleceram por SRAG eram homens.
A taxa de tabagismo caiu 40% no país, entre 2006 e 2018. Apesar disso, enquanto 6,9% das mulheres declararam ainda manter o hábito em 2018, o índice entre homens chegava a 12,1%, conforme demonstrou relatório do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
O documento do Vigitel ressalta outras informações que são relevantes, se cruzadas com os do perfil dos infectados por covid-19. No grupo de fumantes idosos com 65 anos de idade ou mais, a proporção era de 6,1%, naquele ano. Já entre pessoas na faixa etária de 55 a 64 anos, o índice dobrava, passando a ser 12,3%.
Outro aspecto a ser lembrado são os danos do fumo passivo. Anualmente, o tabagismo passivo causa cerca de 880 mil mortes em todo o mundo, das quais 58 mil, aproximadamente, são de crianças de 0 a 14 anos.
A fumaça do cigarro contém mais de 7 mil compostos e substâncias químicas. Desse total, 69, no mínimo, são cancerígenos. Embora talvez se possa pensar que não haja nada tão danoso, o Inca aponta que a fumaça que sai da ponta do cigarro e se espalha pelos ambientes carrega até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
Dicas para abandonar o cigarro
Na nota, o Inca pondera, ainda, que os fumantes podem estar colocando a saúde em risco pelo simples gesto de levar a mão à boca sem higienizá-la adequadamente, o que facilita a infecção por covid-19. Comentando que os pulmões já funcionam melhor em um intervalo de 12 a 24 horas após o corte no hábito, o instituto listou orientações que podem ser seguidas:
1. Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.
2. Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
3. Um dia antes da data que marcou para deixar de fumar, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
4. Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, pois dificilmente você sairá devido ao risco da contaminação pelo coronavírus.
5. Se der vontade de fumar, lembre-se de que a vontade de fumar só dura cinco minutos. Para se distrair nesses cinco minutos: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório… Enfim, faça alguma atividade para esse tempo passar.
6. Lembre-se que essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando. Tenha paciência.

Compartilhe nas redes sociais:

Arquiteta dá dicas de como deixar o lar mais aconchegante durante o isolamento social

13/04/2020    Alex Ferrer

img/topsocie_blog/3046_post_3712.png

Para ajudar a tornar a casa acolhedora neste momento de quase reclusão, as operações do Shopping Casa & Design estão com diversas facilidades.


O mundo está operando em stand-by. De repente fomos colocados em um modo mais lento, mais introspectivo. Viagens, aulas, reuniões e eventos foram, um a um, transferidos para um futuro próximo, ainda sem data. 

O que pode ter causado uma grande reviravolta em muitas vidas, também pode ser visto como uma oportunidade para olhar o nosso lar de outra maneira. Alçado a refúgio protegido, estamos em casa quase o tempo todo. O que já era o nosso porto seguro, passou a ser o universo quase inteiro. 

A arquiteta e produtora de conteúdo Hellen Firmino já reflete há tempos sobre o lar como um grande abrigo para tempos difíceis. A frente do site Casa de Raiz, ela nos faz questionar: “Este é um momento oportuno de avaliar nosso habitat. Ele nos representa? Estamos presente nele? Tudo está em seu devido lugar? A vida flui? Somos felizes? Se não, vamos refletir, e promover transformações. Esta pausa pode ser a base de um movimento”.

Esse período de isolamento social pode ser aquela brecha que faltava para se dar aquele up no nosso ninho. Firmino separou algumas dicas para deixar a casa mais acolhedora. As operações do Shopping Casa & Design também estão dando aquela força para você ficar mais confortável, oferecendo descontos e condições mais do que especiais. Para Hellen, uma casa confortável vai além da aparência “Quando falo em acolhimento no ambiente, falamos de aconchego, de abraço. Este pode ser transmitido de várias formas, como texturas, tons, temperatura, aromas e ainda memórias afetivas. Tudo que agrada aos sentidos de forma profunda, promovendo sensação de bem-estar,” reflete.
Como ter um refúgio em casa


A Hellen ensinou técnicas simples que poderão tornar a sua casa um reduto de bem-estar e estilo.

Texturas: Tramas, tricôs, bordados, tecidos de temperaturas médias à quentes, como lãs, veludos e camurças.
 
Cor: Tons terrosos, secos, ou verdes, além da gama de tons neutros a quentes.

Aromas: Naturais, frescos ou em velas. Traga um pouco de natureza para dentro de casa.

Memórias: Traga a sensação de pertencimento ao espaço com objetos que remetam à infância ou façam referência à ancestralidade. 
 
DESCONTOS E CONDIÇÕES ESPECIAIS DURANTE A QUARENTENA NO SHOPPING CASA & DESIGN


Para tornar a  sua casa o refúgio ideal, as lojas do Shopping Casa & Design estão oferecendo condições especiais de pagamento, além de descontos imperdíveis. Tudo com a curadoria especialíssima e atendimento dedicado que já são famosos por aqui.
 
Lembrando a todos que os atendimentos serão feitos de maneira virtual, uma vez que as lojas permanecem fechadas ao público durante o decreto estadual. Os contatos de cada uma delas podem ser acessados neste link.
 
Mix Utilidades: Para quem está sofrendo com a bagunça, a Mix Utilidades está a mil fazendo entregas de organizadores, cestos, araras, dentre outras soluções para deixar a casa um brinco. Diante da grande demanda, a sugestão é que os pedidos sejam feitos diretamente na loja online.
 
Sleeper: Para o espaço dos pequenos, conte com as facilidade e bonitezas da Sleeper. Tem móveis já para pronta-entrega, além de peças do showroom com 30% de desconto. No caso das encomendas, todos os móveis possuem descontos de 20% para pagamentos à vista.
 
Kleiner Schein: Nada mais aconchegante do que o estilo clássico provençal da Kleiner Schein. Os projetos desenvolvidos durante o mês de abril, terão descontos de 30%, entrada para 30 dias e condições especiais de parcelamento. 
 
Masotti: A loja firmou uma parceria com o Santander durante o mês de Abril. Com o super financiamento, todos os móveis estão com 10% de desconto, com entrada para daqui 60 dias e parcelamentos em até 10 vezes sem juros.
 
Ettore Design: O design brasileiro com muita bossa e qualidade que a Ettore oferece também está com descontos e prazos especiais. Um dos descontos, por exemplo, está na cadeira Ana (foto), que sai por R$725,00 com pagamento no pedido, entrega entre 45 e 60 dias, com tecido da grade promocional.
 
Electrolux: Durante a quarentena, a empresa oferece a compra online de produtos da marca com valor mais atrativo. É preciso colocar o código “outletfloripa” para ter acesso. 
 
Moad Home:  Produtos a pronta entrega com descontos especiais. A loja também oferece garantia de entrega.
 
Evviva: Oferece 90 dias de prazo para entrada, em até 8 parcelas sem juros ou com descontos especiais à vista. Também oferecem apresentações de projetos por videoconferência e assistência técnica emergencial.
 
Que tal aproveitar essa pausa para tornar cada cantinho da casa mais confortável e cheio de personalidade? É uma oportunidade e tanto de alcançar esse status de refúgio com descontões e condições super especiais!


Texto: Naiara Lima
Foto: divulgação


Compartilhe nas redes sociais:

Instituto Rogério Rosa mapeia iniciativas sociais para minimizar efeitos da Covid-19

13/04/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3044_post_10701.jpg
O Instituto Rogério Rosa, fundado recentemente pela EMBRAED Empreendimentos, está mapeando iniciativas sociais desenvolvidas por entidades, grupos organizados e secretarias públicas nas cidades de Balneário Camboriú e Camboriú com o intuito de contribuir para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19.
 
A lista reúne ações que beneficiam especialmente ao público mais afetado – profissionais da saúde e pessoas em situação de vulnerabilidade social da região, com informações sobre o que cada entidade está fazendo e como é possível ajudar. O mapeamento reúne iniciativas como: doações em dinheiro, alimentos, itens de higiene e limpeza e materiais para produção de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).
 
Para saber como contribuir com as organizações, os dados estão disponíveis no blog da EMBRAED, no endereço www.blogembraed.com.br. Além disso, as informações estão sendo disponibilizadas aos órgãos de imprensa, aos mais de quatro mil corretores de imóveis da região e às mídias sociais da construtora que somam mais de 80 mil seguidores.
 
“Criarmos recentemente o Instituto Rogério Rosa, em homenagem ao meu pai e fundador da empresa, com o compromisso de engajar a sociedade a contribuir com o desenvolvimento de pessoas e da região. Neste momento tão desafiador, acreditamos que devemos nos unir ainda mais para potencializar as iniciativas que minimizem os efeitos da pandemia na vida dos moradores. E o instituto nasceu com esse propósito: criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano. Já destinamos doações ao hospital Ruth Cardoso e cestas básicas, e seguiremos com ações tanto ao município de Balneário Camboriú quanto de Camboriú. Em breve, devemos iniciar uma ação em parceria com a ACIBALC (Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú) para orientar e apoiar pequenas e médias empresas na retomada das atividades”, explica a presidente da EMBRAED Tatiana Rosa Cequinel.
 
A lista está sendo atualizada de forma contínua. Confira no link: www.blogembraed.com.br
 
Conheça as iniciativas sociais mapeadas
 
- Lions Clube Camboriú
Ação que está realizando: Captação de recursos financeiros para compra de cestas básicas e materiais de higiene pessoal para atender famílias carentes de Camboriú. As doações – alimentos e itens de higiene – também podem ser entregues pessoalmente.
Como ajudar: Depósito em conta corrente da Credifoz (085), agência 0109 e conta 28682-6. Lions Clube Camboriú / CNPJ 23.368.201/0001-41. Doações de alimento pessoalmente entrar em contato pelo fone (47) 9 9924-0394.
 
- Prefeitura de Camboriú
Ação que está realizando: A Secretaria de Assistência Social está arrecadando cestas básicas (alimentos, material de limpeza e higiene), que serão entregues às comunidades e ao hospital do município. Já o hospital precisa de Equipamentos de Proteções Individuais (EPIs), como máscaras, luvas, aventais, macacões, óculos de proteção e álcool em gel. Também estão arrecadando lençóis e fronhas para serem utilizados nos leitos de retaguarda do espaço criado para atender possíveis pacientes com sintomas da Covid-19.
Como ajudar: Levar as doações diretamente na Secretaria de Assistência Social, na Rua Presidente Costa e Silva, 329, Centro de Camboriú, fone (47) 3365-9500. Para doações ao hospital, entrar em contato com Alessandra (47) 99631-1840.
 
- Veste Vida
Ação que está realizando: Estão confeccionando máscaras, jalecos, macacões e capacetes de acrílico para médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e população em geral. Material 100% doado e todos os participantes são voluntários.
Como ajudar: Doação de tecido de malha e TNT pelo fone 99185-1489. Doação financeira pode ser feita pela vaquinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/veste-vida-covid-19
 
- Grupo Voluntários BC
Ação que está realizando: Estão arrecadando alimentos, leite e fraldas que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social já cadastradas.
Como ajudar: Doações podem ser entregues na Rua 2.850, n° 303, Centro de Balneário Camboriú. Fone (47) 99652-5424.
 
- Instituto Leonardo Macarrão
Ação que está realizando: Estão arrecadando alimentos e produtos higiene para crianças e seus familiares. Os voluntários do instituto também atendem aos moradores de rua abrigados na igreja Luz da Vida.
Como ajudar: Doações de alimentos podem ser entregues na sede do instituto, na Rua Flamingo, 49, bairro Ariribá, Balneário Camboriú. Fone (47) 99617-0827.
 
- Hospital Ruth Cardoso
Ação que está realizando: Estão arrecadando materiais e EPIs para o hospital e para ajudar na ampliação do atendimento aos pacientes com Covid-19.
Como ajudar: As doações devem ser entregues no hospital, na Rua Angelina, bairro dos Municípios, Balneário Camboriú, aos cuidados de Ana Carolina, coordenadora de fisioterapia, ou Priscila Pimentel, enfermeira. Ambas são membro do comitê Covid-19.
 
- Faça a Diferença Já
Ação que está realizando: Estão arrecadando alimentos, materiais de higiene e limpeza para famílias que estão na lista de espera em Camboriú e Balneário Camboriú.
Como ajudar: A doação pode ser feita diretamente nos supermercados parceiros com os carrinhos identificados, ou organizando a entrega por meio do fone (47) 9 8432-2907, com Mauria.
 
- Delivery Solidário
Ação que está realizando: Estão arrecadando doações de alimentos dos clientes de delivery. Os restaurantes parceiros armazenam as doações recebidas e encaminham para as instituições da cidade.
Como ajudar: Compartilhar a iniciativa com o máximo de pessoas (clientes e estabelecimentos); incentivar doação dos restaurantes e das pessoas além do delivery (refeições, cestas, etc); consumir nos deliveries parceiros e fazer uma doação.
 
Conheça o Instituto Rogério Rosa
O Instituto Rogério Rosa nasceu com o objetivo contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú por meio do apoio e do engajamento da EMBRAED e de seus colaboradores com entidades públicas e privadas.
 
Os trabalhos acompanham os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas globais elaboradas pelas Nações Unidas. São baseados em três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.
 
O instituto ganhou o nome de Rogério Rosa em memória ao fundador da empresa que, além de ter se tornado um dos principais nomes da construção civil do país, sempre se manteve ao lado de sua filha Tatiana Rosa Cequinel, engajados em ações voltadas ao desenvolvimento da região. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página