Blog Top Society - Karla Cruz

Período de quarentena evidencia a importância da tecnologia para a arquitetura

22/04/2020    Maristela Brites


 
Nos últimos dias, milhares de arquitetos viram-se obrigados a adotar o sistema de home office por conta das medidas de contenção da proliferação do coronavírus no país.
 
 
Ainda que muitos profissionais autônomos já utilizassem essa forma de trabalho, os médios e grandes escritórios tiveram de adaptar rotinas e procedimentos para permitir o trabalho remoto de suas equipes.
A transição foi mais fácil para os que já tinham a tecnologia como aliada para o desenvolvimento de projetos e organização de processos. Na ArqTec (Florianópolis/SC), as equipes estão valendo-se de toda a tecnologia que já costumam utilizar no desenvolvimento dos projetos nesse momento.
“Estamos com toda a equipe trabalhando em home office. É a opção mais sensata neste momento. Desta forma não ficamos com o andamento dos trabalhos atrasados e seguimos unidos pela ferramenta BIM (Building Information Modeling)  trabalhando juntos em locais diferentes. Além disso, estamos todos on-line nos grupos de WhatsApp e demais softwares de comunicação”, explica o arquiteto Ronaldo Martins, um dos titulares da ATO 9 Arquitetura e idealizador da ArqTec, espaço de cocriação de Florianópolis.
No total, 18 empresas do setor da construção civil interagem entre si para o desenvolvimento conjunto de projetos, das mais diferentes complexidades e tipologias. Atualmente, 40 profissionais atuam na ArqTec, entre arquitetos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas, topógrafos, designers gráficos, designers de interiores e paisagistas.
 Ronaldo Martins
Ronaldo explica que o acesso remoto da equipe acontece por meio da tecnologia VPN (Virtual Private Network), que oferece um canal de comunicação privado entre dois computadores. Assim, os colaboradores conseguem acessar, de casa, o computador que utilizam no escritório, onde estão as licenças e softwares instalados.
“O colaborador consegue acessar a nossa rede e o nosso servidor com todos os modelos BIM”, complementa. O processo de transição foi vivenciado com tranquilidade pelas empresas da ArqTec porque já atuavam em sistemas colaborativos a partir da engenharia integrada, em que todos os envolvidos trocam informações de forma simultânea desde os estudos iniciais dos projetos.
E essa engenharia integrada está fortemente apoiada nos recursos tecnológicos disponíveis. “Junto com REVIT – software BIM e outras ferramentas digitais com OFFICE 365, DYNAMO, NAVIS está cada vez mais seguro o armazenamento e a troca de informações entre os atores do projeto deste as etapas iniciais”, reforça Ronaldo Martins. Assim, o projeto já nasce bem formatado e compatibilizado, pontua Ronaldo.
 
 
 


Compartilhe nas redes sociais:

Praia, calor e Warung: abertura do verão 2021 tem como headliner Adriatique

21/04/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3089_post_2821.jpg
Desde da estreia do duo em 2013, as noites com a presença dos artistas se tornaram inesquecíveis no Templo com a proposta de produções longas e meditativas. Por isso, Adriatique já tem data marcada para retornar o Club: 11 de dezembro, abertura do verão 2021.

Formado pelos DJs Adrian Shala e Adrian Schweizer, o duo é considerado um dos nomes mais consistentes da cena house e techno. Em termos musicais, os vários gostos dos artistas se combinam em um som único. Suas preferências pelo trabalho e pela performance em estúdio significa que ambos os aspectos são igualmente bem acordados, sempre desafiando o ouvinte com reviravoltas que interrompem seu ritmo hipnótico.

img/topsocie_blog/3089_post_237.jpg

Desde já, os ingressos estão à venda a partir de R$ 99 no site do Warung Beach Club para mais uma noite para entrar na história do Templo da música eletrônica.
__________________
Warung Beach Club
Data: 11 de dezembro de 2020
Horário: abertura do templo às 21h
Endereço: Av. José Medeiros Vieira, 350 – Praia Brava, Itajaí (SC)
Ingressos: www.warungclub.com

Compartilhe nas redes sociais:

Aumenta busca pela aviação executiva para fugir de coronavírus

21/04/2020    Alex Ferrer

img/topsocie_blog/3088_post_14397.jpg

Em meio à preocupação internacional com o novo coronavírus, pessoas que precisam cumprir agendas apertadas de trabalho têm buscado a aviação executiva como alternativa aos voos comerciais. A ideia é evitar a movimentação de aeroportos e conseguir chegar ou voltar doscompromissos sem correr riscos de atraso ou cancelamento de voos.
“Percebemos um aumento de 12% na busca por fretamentos”, destaca a diretora superintendente de Manutenção, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves da Líder Aviação, Bruna Assumpção Strambi.

img/topsocie_blog/3088_post_11438.jpg


Para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes com relação ao COVID-19, a Líder Aviação investiu em campanhas e cartilhas com orientações específicas de segurança e prevenção. “Estamos seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde e temos todas as informações alinhadas com as equipes, em todos os níveis”, comenta Bruna.
Para a diretora, esse é um movimento natural do cliente. “O passageiro que precisa cumprir compromissos está vendo na aviação executiva uma saída, uma solução para manter sua agenda em dia, e até mesmo minimizar riscos de contaminação devido aos ambientes com maior privacidade e menor circulação de pessoas”, diz.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página