Blog Top Society - Karla Cruz

Hospital IPO promove live sobre sangramentos nasais em pacientes cardiológicos

02/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4943_post_12911.png
O Hospital IPO promove a Live IPOConecta nesta quarta-feira (3), às 11h30, com o Grupo IPO Sinus. O tema será as causas cardiológicas que provocam sangramentos nasais, como o uso de anticoagulantes.
 
“A maioria dos pacientes cardiológicos fazem uso de anticoagulantes. E, quando se faz uso dessa medicação, é normal que hajam sangramentos nasais, decorrentes da anticoagulação excessiva”, afirma o otorrinolaringologista do Hospital IPO, Dr. Roberto Hyczy Ribeiro Filho.
 
A live passará orientações e tratamento aos pacientes que sofrem com o sangramento. E, para comentar sobre o assunto, o Dr. Roberto e o também o otorrinolaringologista do IPO, Dr. Marco Cesar Jorge dos Santos, convidaram a cardiologista Dra. Sarah Fagundes Grobe.
 
Os pacientes interessados podem assistir a live pelo instagram do IPO, @ipo_hospital. E, como a programação também contará com perguntas externas, os pacientes podem enviar suas perguntas por meio de um comentário na postagem oficial da live na rede social do hospital. 

Compartilhe nas redes sociais:

Hospital blumenauense recebe novos refrigeradores que podem armazenar qualquer tipo de vacina

02/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4942_post_11312.jpg
O Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória de Blumenau (SC), está ampliando a área destinada à vacinação dos pacientes. A instituição aumentou o número de salas de imunização, com mais seis ambientes exclusivos, em local isolado e separado do Pronto Atendimento para maior segurança de quem busca se vacinar, conforme destaca o médico pneumologista e diretor técnico da unidade, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.
 
O Hospital Dia do Pulmão também iniciou mudanças na câmara fria para conservação de vacinas. “Estamos adequando as câmaras frias para temperaturas que possam armazenar qualquer tipo de vacina, de 8ºC a -78ºC. Também já recebemos um dos refrigeradores, que chega a -20ºC e que pode armazenar também qualquer tipo de imunizante, inclusive o da Covid-19. O armazenamento na temperatura adequada da vacina é fundamental para manter a eficácia e efetividade da mesma", diz.
 
O médico ressalta que todas as salas de vacinas estão organizadas de acordo com as normas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. "Garantindo a aplicação dos imunizantes conforme os padrões de conservação, armazenagem que inclui  gerador de energia  além de equipe  qualificada para o  manuseio correto”, explica Dr. Kreibich.
 
Vacinação contra a Covid-19
 
Com relação à vacina contra a Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão tem acompanhado atentamente o desenvolvimento mundial das vacinas contra o Coronavírus e a liberações pelos órgãos regulamentadores. “Neste momento, infelizmente, não há nenhuma previsão destas vacinas para clínicas privadas, apenas houve a liberação governamental de uso emergencial. Portanto, em respeito aos nossos pacientes, não estamos fazendo ‘lista de espera’ pois o produto não tem prazo para ser disponibilizado na rede privada, tampouco condicionaremos o atendimento a esta inclusão”, afirma o pneumologista.
 
Mesmo sem previsão, toda a estrutura da sala de vacinas do Hospital Dia do Pulmão está sendo organizada e a rede de frios adequada, para receber todas as possibilidades de vacinas disponíveis.
 
“Quando as doses estiverem disponíveis, seguiremos as normas e orientações das autoridades sanitárias para divulgação e disponibilização da vacina. E claro, com toda a segurança e qualidade praticada pelo Hospital Dia do Pulmão”, conclui Dr. Mauro Sérgio Kreibich.
 
Sobre o Hospital Dia do Pulmão
 
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em  regime de  Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
 
No início de  2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos os pacientes adultos e pediátricos.
 
Outro diferencial da área de imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente nesta atividade.
 
Recentemente a ativação da consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinações, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 38 anos.


Compartilhe nas redes sociais:

Gravidez na quarentena: apoio ao acompanhamento pré-natal pode ser feito em casa para reduzir os riscos

02/02/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4940_post_11199.jpg
Enquanto ainda vemos o número de casos confirmados do novo coronavírus crescendo a cada dia em diversas regiões do país, outro dado também tende a aumentar: a quantidade de gestações. A falta de acesso a métodos contraceptivos por conta da pandemia — que pode afetar cerca de 47 milhões de mulheres no mundo — poderá ocasionar em 7 milhões de gravidezes não planejadas, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Nesse contexto, o isolamento social pode contribuir para um novo “baby boom”.
 
É preciso repensar alguns cuidados durante a gestação, uma vez que, com a pandemia, é importante ter mais cautela. “As orientações comuns de evitar sair de casa, cuidar com a higiene das mãos e superfícies permanecem as mesmas”, afirma Aline Pasiani, coordenadora médica da Lar e Saúde, uma das maiores prestadoras de serviço home care do Brasil. “Por outro lado, vale reforçar que, mesmo com as medidas de isolamento, é primordial realizar o pré-natal normalmente”.
 
Mais segurança e menos exposição a riscos
 
Nestes casos, para as mulheres que se sintam mais seguras, a realização da consulta médica, assim como realização de coleta de exames laboratoriais de rotina, pode ser feita em casa. “É possível apoiar a rotina de pré-natal tranquilamente, através de exames físicos e orientações. Assim, evitamos a exposição a riscos desnecessários, deslocando a mãe apenas para exames mais específicos de imagem e também para o momento do parto”, afirma Pasiani.
 
De acordo com a especialista, além de transmitir mais segurança para a mulher, a realização do apoio ao pré-natal em casa pode proporcionar mais conforto, comodidade e participação da família nesse momento, sobretudo durante a pandemia. “O estado emocional da mãe faz toda a diferença uma vez que o corpo libera hormônios (de estresse, mas de amor também) e isso interfere no bebê. É algo único para a mulher e, por isso, além da parte médica, é preciso curtir o momento e se inteirar desse novo mundo. Se o fato dela estar em casa proporcionar mais praticidade, tranquilidade ou acolhimento, certamente será benéfico para ambos”.
 
Além disso, o cuidado com mãe e bebê em casa também acontece após o nascimento. “O ideal é que a primeira visita médica ocorra nos primeiros 10 dias e fazer isso em casa é muito viável. A equipe médica, junto com a equipe de enfermagem podem ensinar a mãe a como dar banho, a pega para a amamentação e outras orientações e avaliações médicas iniciais. Estar em casa ajuda a mãe a ter mais confiança no período inicial com o filho”, afirma Pasiani.
 
Dentre as demais recomendações para o período da gravidez ainda estão a manutenção de uma alimentação balanceada – que beneficia mãe e bebê –, a não ingestão de alimentos crus, a realização periódica de exames gestacionais (para identificação de infecções virais e bacterianas), e a ingestão de líquidos.
 
Acompanhamento multidisciplinar
 
Pasiani ainda explica que, caso seja necessário, também é possível realizar o acompanhamento com outros especialistas em casa. “Caso a mãe tenha alguma doença de base, uma gestação de risco ou precise de um acompanhamento nutricional e com outros especialistas, podemos indicar ou ajustar o acompanhamento, conforme a necessidade”.
 
A fisioterapia pode ajudar muito nesse período, com exercícios pensados para a fase da gestação que contribuem para alívio de dores, prevenção de lesões, melhora na circulação sanguínea, diminuição de edemas nos membros inferiores e até mesmo para um crescimento mais saudável do feto e um melhor preparo para o parto.
 
“Durante a gestação é comum em alguns casos ocorrer enfraquecimento de alguns músculos, responsáveis pela sustentação de órgãos como bexiga, útero e intestino. Exercícios feitos da forma correta fortalecem esses músculos e minimizam complicações, como a incontinência urinária após o parto, por exemplo. Por isso é importante que algumas atividades sejam feitas para prevenir esse tipo de complicação e também para que estes músculos estejam preparados para o momento do trabalho de parto”, afirma Priscila Neves, fisioterapeuta supervisora da equipe multidisciplinar da Lar e Saúde.
 
A especialista ainda ressalta que é preciso uma autorização médica e acompanhamento profissional para a prática dos exercícios durante a gestação. “É importante ter o auxílio de um fisioterapeuta para orientar quanto a postura e agregar com outros recursos que podem ser levados até a residência. Além disso, é possível realizar drenagem linfática nos casos em que a gestante apresenta retenção de líquido, uma vez que ajuda no relaxamento, na diminuição da tensão muscular e aumenta circulação”.
 
O acompanhamento nutricional também é fundamental para o período de gravidez e, da mesma forma, pode ser realizado em casa. “A gestação é o momento de maior demanda nutricional na vida da mulher. Os processos que ocorrem no organismo demandam mais energia para suprir as necessidades básicas da mãe e do bebê”, afirma Hiana Lampier Pinto, supervisora de nutrição da Lar e Saúde.
 
Sobre a Lar e Saúde
 
A Lar e Saúde presta assistência domiciliar em todo o Brasil desde 2002. Suas equipes são formadas por médicos generalistas e especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos e outros especialistas que o paciente necessitar, toda a estrutura para o tratamento personalizado e humanizado.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página