Blog Top Society - Karla Cruz

Termotécnica faz parceria para recolher e reciclar marmitas de isopor

14/07/2021    Gustavo Siqueira

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A substituição do atendimento presencial pela entrega de marmitas nas duas unidades do Restaurante Popular de Joinville levou ao uso de embalagens de EPS (mais conhecido como isopor - marca registrada de empresa terceira). Elas acondicionam cerca de 1.500 refeições diárias, que atendem principalmente pessoas vulneráveis do município. Nos últimos meses, essas pessoas foram sensibilizadas a trazer de volta suas embalagens para o restaurante, para que pudessem ser coletadas e recicladas pela Termotécnica, que tem matriz na cidade, voltando ao mercado para dar origem a novos produtos. 

O primeiro contato entre a Termotécnica e o Restaurante Popular aconteceu após uma live da Semana Lixo Zero Joinville 2020, quando a equipe dos restaurantes conheceu como era feito o processo de reciclagem do isopor na unidade da companhia em Pirabeiraba. Na sequência foi feito um trabalho de conscientização dos funcionários e dos usuários do restaurante e a coleta passou a acontecer semanalmente.

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, (na foto com os coordenadores dos restaurantes populares) destaca a importância das empresas investirem em ações conjuntas de educação para a reciclagem. “Tudo começa nas pessoas, que precisam fazer a sua parte: descartar o produto limpo no local adequado. Parcerias como essa podem se estender para outros lugares que distribuem alimentos e para outras cidades”.

Lorenne Sarubi Mileo, Nutricionista/Gerente Administrativo Financeira da Asanj (Associação de Segurança Alimentar Nutricional de Joinville) e coordenadora dos restaurantes populares da cidade, diz que houve boa adesão dos frequentadores dos restaurantes à iniciativa. “Por meio do alimento, sensibilizamos as pessoas para a reciclagem, transformando um comportamento que gerava lixo em solução para o meio ambiente. Queremos expandir esta iniciativa para o projeto Alimentando o Presente, que distribui marmitas no Morro do Meio.” 

Uma ação similar está acontecendo em Joinville com o projeto Isopor® Amigo, uma iniciativa de reciclagem da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) com apoio de diversas empresas do segmento (Termotécnica entre elas). Depois de um projeto-piloto no Perini Business Park, o projeto Isopor Amigo trabalha para expandir a sua rede de coleta. Quem tem um volume de material para reciclar, pode manifestar interesse em um PEV (ponto de entrega voluntária) da campanha, basta fazer contato através do link: https://forms.gle/cg98iuJdbNzD66Xh6

O Restaurante Popular Herbert José de Souza, (RP 1), fica na rua Urussanga, 442, bairro Bucarein, e no Restaurante Popular Zilda Arns, (RP 2), na avenida Alvino Hansen, 65, no Adhemar Garcia.
 
Termotécnica é destaque no Mérito Ambiental Fiesp com case de logística reversa e reciclagem de EPS
 
A Termotécnica foi reconhecida no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com menção honrosa na categoria médias e grandes empresas, pelo projeto “Reciclar EPS – da logística reversa a novos produtos”. O case mostra a trajetória pioneira da empresa ao estruturar uma rede de parceiros e investir na reciclagem do EPS pós-consumo, transformando um material antes rejeitado nas coletas seletivas em um insumo reciclado valorizado no mercado. O resultado do programa contabiliza mais de 44 mil toneladas de EPS recicladas, cerca de 1.000 pontos de coleta do material em várias regiões do país e geração de emprego e renda para cerca de 5.000 famílias.

O programa Reciclar EPS contempla serviços de logística reversa e reciclagem, ampliando o ciclo de vida dos materiais, evitando a exploração de novos recursos finitos e contribuindo para circularidade do material e preservação do meio ambiente. O EPS é um exemplo de que o plástico pode conviver em harmonia com o desenvolvimento sustentável. O produto não representa riscos à saúde e ao meio ambiente, é composto por 98% de ar e é 100% reciclável com baixo consumo de água e energia. Não contamina o solo, o ar e a água e por ser extremamente leve pode reduzir a pegada de carbono nos transportes quando comparado com outros materiais.

A reciclagem do EPS gera uma nova matéria-prima, denominada Repor® - marca de poliestireno reciclado da Termotécnica -, utilizado na fabricação de rodapés, vasos, decks, cabides, entre outros produtos. De acordo com Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, a conquista de um reconhecimento como o da Fiesp “reforça a missão da empresa de promover uma mudança cultural no Brasil, buscando a conscientização coletiva de que o EPS é um plástico reciclável que precisa ser descartado de forma correta para ter seu ciclo de vida prolongado”.
 
O Reciclar EPS
 
A Termotécnica lançou seu programa Reciclar EPS em 2007, com os objetivos de reduzir a emissão de resíduos, fomentar a cultura da reciclagem e aumentar seu portfólio de produtos. O programa antecipou-se até mesmo à legislação, pois somente em 2010 foi lançada a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituindo a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos.

Com o programa Reciclar EPS, a empresa agrega clientes, varejistas, concorrentes, fornecedores, importadores, cooperativas e consumidores para realizar de forma integral uma logística reversa das embalagens pós-consumo. Para divulgar o programa, a Termotécnica realiza ações de conscientização, como palestras e exposições em eventos, mantém o portal www.reciclareps.com.br informando pontos de coleta do material e desenvolve parcerias com cidades interessadas em reduzir o lixo em aterros.
 
Termotécnica: inovação com sustentabilidade?

Tendo a inovação e a sustentabilidade no seu DNA, a Termotécnica é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e uma das empresas mais sustentáveis do Brasil. O desenvolvimento sustentável está entre as prioridades da companhia, e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

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CLAMED Farmácias apoia o movimento Unidos pela Vacina

14/07/2021    Gustavo Siqueira

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A crise sanitária que vem afetando a população exige, além de medidas efetivas por parte dos governos, a participação de todos os segmentos da sociedade. Por isso a CLAMED, fiel a seus valores e ao propósito de ser uma empresa de “Pessoas dedicadas a pessoas”, vem dando sua parcela de colaboração, apoiando o movimento Unidos pela Vacina – que visa agilizar a imunização.

Essa participação se traduz na doação, por meio das marcas Drogaria Catarinense e Farmácia Preço Popular, de equipamentos de armazenamento e conservação a diversas prefeituras. As doações, definidas de acordo com as necessidades de cada município, incluem freezers, refrigeradores, caixas de poliuretano, caixas térmicas e notebooks. Ainda como parte da ação, nos próximos dias serão entregues treze câmaras para conservação de vacinas.

A iniciativa visa acelerar o processo de vacinação contra o coronavírus, identificando gargalos, como problemas de logística, transporte armazenamento. Assim a CLAMED ajuda a construir uma grande rede de apoio, para conectar comunidade e governos neste processo.

A CLAMED sabe que é fundamental continuar seguindo todas as recomendações de segurança sanitária. E sabe também que, com união entre poder público e comunidade, será possível acelerar o processo de vacinação, superando mais este desafio.

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Estratégia de employee branding vira diferencial competitivo no mercado

14/07/2021    Gustavo Siqueira

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Hoje, a pergunta que muitos gestores fazem a si mesmos é como conquistar, engajar e reter talentos para as necessidades do mercado. A resposta está na estratégia de employer branding. O termo trata da imagem da empresa enquanto marca empregadora, trabalhando a atratividade da organização para buscar e manter os melhores talentos do mercado.

Para a especialista internacional em Personal Branding, Daniela Viek, do outro lado temos a imagem do colaborador. “Hoje, o desejo de toda marca ativa no mercado é ter a sua própria comunidade de ‘advogados da marca’, alcançando o que podemos chamar de valor de reputação. Há empresas que possuem inclusive programas ativos nesta área. Com o avanço do Personal Branding enquanto um processo de gestão pessoal e profissional necessário e com o desenvolvimento deste mindset nas culturas corporativas, de integrarem e alinharem as marcas pessoais à marca corporativa, é que o employee branding ganha mais espaço e força no mundo corporativo”.

É o que mostra o estudo realizado em 2020 pela Qualtrics. A pesquisa revela que apenas 53% dos colaboradores estão engajados no seu trabalho. Nesse sentido, Daniela aconselha que os gestores devem encontrar maneiras de mostrar aos colaboradores o que é a verdade da empresa. "O time precisa entender o porquê de cada produto ou serviço desenvolvido, a verdade por trás da solução. Neste cenário pode entrar o storytelling no ambiente corporativo, como a empresa constrói esta narrativa primeiro para seu público interno para depois propagá-la ao mercado. O quanto a empresa envolve seu público interno no desenvolvimento de suas soluções e o quão aderente é a promessa feita e a entrega. Caso contrário, nem conexão emocional nem qualquer outra conexão podem acontecer".

Atitudes da equipe que podem ajudar ou atrapalhar

A especialista comenta que as ações dos colaboradores podem tanto ajudar quanto atrapalhar a reputação de uma organização. De que forma isso pode acontecer:

Atrapalhar - Desde ações e posturas dentro da empresa, que podem causar ruídos nos relacionamentos interpessoais, comprometer projetos e em maior escala e até afetar o ambiente corporativo. Por exemplo, com boatos, vazamento de informações confidenciais ou má intencionalidade. Fora da empresa, em aeroportos, restaurantes, elevadores, com conversas ou posturas indevidas, que possam comprometer alguma regra de negócio ou mesmo a conduta ética e de valores. Um funcionário com uniforme da empresa desrespeitar alguém na rua, estacionar em vaga não permitida, ou falar mal da empresa, clientes ou lideranças em locais públicos. No ambiente online, qualquer manifestação pode ganhar uma escala gigantesca e incontrolável.

Ajudar - Quando estes profissionais percebem um ambiente salutar, com uma liderança que os estimula, seus valores em alinhamento com os valores corporativos na prática e não apenas na teoria. Quando se inspiram para ir trabalhar, têm orgulho ao citar o nome da empresa no currículo, sentem que a empresa não quer escondê-los com medo do concorrente roubar, mas entendem que ao estimulá-los a serem autogestores estão fidelizando-os ainda mais à marca empregadora. O guardião da reputação não é mais o CEO ou o RH, mas também a secretária, o estagiário, ou trainee, todos. Este é o novo mindset. O público interno é o primeiro a ser engajado, a comprar a ideal para depois o cliente externo fazê-lo. Coerência e congruência fazem parte deste processo. Por isso, o Personal Branding funciona como um apoio ao Employee Branding e às mais modernas práticas de gestão.

Persona do funcionário
Atualmente, fala-se muito em definir a persona do cliente. Porém, tão importante quanto, na opinião de Daniela Viek, é construir a persona do funcionário. "Um erro comum é trabalhar buscando aprovação apenas de seu superior imediato, na busca de reconhecimento e promoção. Enquanto isso, ele está vendo como você lida com seus pares e liderados na escala hierárquica. Para quem você gera valor dentro da organização e fora? Se você atua na área de suporte, quem é sua persona interna e quem é sua persona externa? Mapear, conhecer e adequar sua prestação de serviço a elas é fundamental. Saber trabalhar seus resultados, de sua equipe dentro da empresa é imprescindível para fortalecer sua marca pessoal e oportunidades de carreira", ensina.

Para a especialista, os gestores devem estar atentos a características como influência, reputação, senso de responsabilidade e engajamento com a marca corporativa e a autogestão da carreira (não há mais espaço para profissionais passivos). "Todos devem ser autogestores de suas carreiras para além de seus job descriptions (descrições de cargo). Um verdadeiro líder é aquele que forma outros líderes. Para ele subir, deve fazer outros subirem. Fortalecer este vínculo entre marcas pessoais e marcas corporativas em seus atributos e práticas é o papel do líder como um articulador de pessoas e resultados", observa. Nesse sentido, todos os colaboradores devem ser observados, inclusive terceirizados, que podem, por exemplo, ter atitudes que prejudicam a marca corporativa para a qual prestam serviços.

E engana-se que essa forma de pensamento serve apenas para grandes corporações. “Creio que programas mais estruturados são mais facilmente encontrados em empresas de médio e grande porte. Mas, o mindset e algumas práticas podem ser aplicadas por qualquer porte e segmento de atuação da empresa. Você tem um funcionário? Já pode começar a pensar nisso", aconselha Daniela.

Sobre Daniela Viek

Teve sua vida, carreira e negócios transformados pelo Personal Branding e desde então, Daniela Viek dedica-se integralmente a desenvolver soluções neste [e para este] mercado para que mais profissionais e empresas usufruam de suas melhores práticas e possibilidades.

É sócia-fundadora da YOUBRAND.Company, empresa detentora das marcas: PB.Academy - Escola de Formação Executiva Internacional em PB com (260h), BrandYOU360 – Software para Diagnóstico da Marca Pessoal (Identidade, Imagem, Reputação), PBEX Experience - Evento Internacional e MétodoYOU – Metodologia para Gestão da Marca Pessoal com franqueados na América, Europa e África. É também professora-convidada em pós-graduações pelo Brasil e presença frequente na mídia para falar sobre o tema. Colabora desde 2016 no Portal Administradores - Maior Portal de Negócios da América Latina e semanalmente com o Programa “Minuto da Marca Pessoal” na Rádio CBN 95,7.

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