Blog Top Society - Karla Cruz

SENAI Santa Catarina lança curso superior de modalidade inédita no Brasil

10/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9609_post_13145.jpg
O Centro Universitário SENAI de Santa Catarina promoveu na noite desta terça-feira (9) em Indaial, no Vale do Itajaí, a aula inaugural do curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial na modalidade DUAL. A novidade da formação apresentada é o formato, inédito na rede Senai em todo o Brasil, no qual pelo menos 30% das aulas ocorrem dentro de empresas parceiras da universidade.

De acordo com o coordenador do curso, Henrique Gonçalves Pereira, o diferencial do formato dual é, justamente, aproximar de forma indissociável a academia do mercado de trabalho. Do total da carga horária, no mínimo 30% de cada disciplina deve ser cursado, obrigatoriamente, dentro das organizações, o que atende tanto uma necessidade dos estudantes quanto uma demanda do mercado. “As empresas sentem que as pessoas chegam muito ‘cruas’, sem expertise, e elas precisam de um pouco mais, de alguém que possa também assumir um cargo de gestão”, explicou Pereira.

Parceria estabelecida

Para abrir a Aula Inaugural, o reitor do recém reconhecido Centro Universitário SENAI - que tem sede em Blumenau -, Fabrizio Machado Pereira, enviou uma mensagem aos estudantes, docentes e parceiros que fizeram o curso se tornar realidade.

“Este curso forma perfis profissionais amplos, garantindo que vocês alcancem as competências ligadas aos propósitos do aprendizado, com aplicação direta em ambientes reais de trabalho [...] O início da carreira acadêmica é um marco muito importante, é um momento onde reafirmamos sonhos e traçamos objetivos de vida e nesse processo eu quero que contem com o apoio de toda a nossa equipe”, declarou.

A modalidade dual é a que mais estimula a aproximação entre mercado e universidade, uma vez que os alunos ocupam os dois espaços simultaneamente e podem entender na prática como funciona a teoria apresentada na sala de aula. Para a primeira turma do formato, o SENAI-SC firmou uma parceria com a Metalúrgica Fey, indústria do ramo metalúrgico com 56 anos de atuação e sede em Indaial, no Vale do Itajaí, a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis, além de outras três empresas da cidade: Bellota Brasil, JR Materiais Elétricos e Schild Metalúrgica.

Com necessidade de mão de obra qualificada, a Metalúrgica Fey participou do processo de desenvolvimento do curso desde o início e é uma das principais fomentadoras do projeto, interessada em participar ativamente da formação de novos trabalhadores.

“Se olharmos um ano atrás, pensávamos que seria impossível estar aqui hoje. Sabíamos que era preciso algo para desenvolver as pessoas que têm potencial nas nossas empresas e ‘vendemos’ muito que precisávamos de um curso aqui em Indaial. Depois de muito tempo conseguimos fazer o formato e então veio o mais difícil: convencer os alunos. E agora vocês estão aqui e temos até uma lista de espera”, declarou o diretor da Metalúrgica Fey, Fernando Fey, em discurso direcionado aos alunos.

A cooperação que o formato dual promove é positiva para os dois lados, isso porque a modalidade também incrementa a formação dos estudantes, mesclando o conhecimento técnico com a instrução acadêmica. “(Nas empresas) Tem muita gente que entende da prática mas não consegue gerenciar o todo, enquanto um profissional formado tem essa visão do contexto, mas muitas vezes não tem essa experiência que a indústria busca”, aponta o coordenador Henrique Gonçalves Pereira.

Neste momento, a modalidade Dual será oferecida apenas para a Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial, mas o projeto do SENAI é estender a formação para graduações de outras áreas - o que também depende do interesse das empresas. Apesar de ser novidade, o curso já inicia com a turma completa - 35 alunos - e deve ganhar novas vagas nos próximos semestres.

A gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, apontou que o curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial foi concebido no modelo do formato dual e que os calouros que iniciaram as aulas deste semestre são os protagonistas deste e que farão história.

“Nós queremos e trabalhamos muito para que esse curso dê certo, porque a partir daqui nós vamos contar essa história para outros cursos, outros alunos e outras empresas. Este curso foi feito sob medida e vai construir uma história importante para os alunos, para as empresas e também para o SENAI, porque é o primeiro curso de graduação de Indaial, mas é também o primeiro em modalidade dual na graduação de Santa Catarina e do Brasil”, destacou.

O vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ulrich Kühn, também falou brevemente aos alunos, destacando que o modelo dual já acontecia no Brasil muitas décadas atrás, mas foi deixado de lado e agora está renascendo. “Foi divulgada uma pesquisa no domingo dizendo que esse estilo (de ensino) precisa mudar e que, em um futuro breve, será preciso chegar a 40% de formação voltada para o mundo real, e nós estamos começando isso aqui hoje. Finalmente o país acordou, mas Indaial acordou primeiro”, concluiu.

Para fechar a aula inaugural, os calouros do novo curso assistiram a palestra “Comunicação!!! Por quê???”, ministrada pelo professor, palestrante e consultor Carlos Alberto Bittencourt, sobre técnicas para desenvolver uma comunicação mais eficaz.
 


Compartilhe nas redes sociais:

Semana da Tecnologia Cervejeira chega à 12ª edição

10/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9608_post_6371.jpg
Disseminar conhecimento para a conquista de um mercado mais competitivo é o grande objetivo da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). E uma das iniciativas gratuitas da instituição para isso é a Semana da Tecnologia Cervejeira. A programação, que é periódica e acontece online, já realizou 78 palestras distribuídas em 11 edições. Quase 20 mil profissionais, interessados e alunos participaram. 

Na próxima semana, acontece a 12ª edição, com palestras inéditas. De 15 a 18 de agosto, sempre às 19h, será possível acompanhar. O conteúdo é gratuito, mas é necessário fazer a inscrição para garantir uma vaga, através do link 
https://bit.ly/12SemanaESCM

A semana abre com uma palestra de Duan Ceola, professor da ESCM e mestrando em Química Analítica com pesquisas sobre os lúpulos nacionais, sobre Técnicas de Lupulagem. O encontro acontece na segunda-feira (15). 

Na terça-feira (16), Eilyn Polanco e Daniela Dezordi falam sobre aminoácidos para aumentar a produtividade em cervejarias. Eilyn é engenheira química e cervejeira formada nos Estados Unidos, com 14 anos de experiência em produção na Colômbia. Daniela é formada como mestre em alimentos com foco em cerveja na Bélgica, além de ter atuado com cervejarias de grande porte.

Como utilizar tecnologia cervejeiras para ganhos de capacidade em momentos de lata demanda será o tema da palestra de Rubens Mattos, na quarta-feira (17). Rubens é mestre em Engenharia Química, mestre cervejeiro formado na Califórnia, nos Estados Unidos, e doutor em Tecnologia de Alimentos. 

Para fechar a semana, na quinta-feira (18), o professor André Dias, que é mestre em tecnologia para produção de alimentos e tem mais de 25 anos de experiência na indústria de bebidas, fala sobre design sanitário para instalações e equipamentos para cervejarias.

Com mais de 13 mil alunos formados em oito anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e Uruguai. Mais informações estão em 
www.cervejaemalte.com.br


Compartilhe nas redes sociais:

PROGRAMA COM ARTES VISUAIS E MÚSICA EM AGOSTO

10/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9607_post_5156.jpg
O Instituto Internacional Juarez Machado apresenta no mês de agosto mais três exposições de arte contemporânea. Entram em cartaz no sábado dia 13 deste mês as exposições “Instigante” com 101 pinturas inéditas do artista catarinense Mário Timm; “Ser y Tiempo” vinte pinturas expressionistas em tinta acrílica sobre tela do mestre argentino Horacio Cacciabue; e “Laboratório de Arte-Coletiva” com obras de doze artistas visuais de Joinville.

A música também está contemplada na programação, com início as 10 horas da manhã, com apresentação do consagrado barítono Douglas Hahn em parceria com o pianista Matheus Alborghetti e amplo repertório erudito e popular.

O diretor artístico do Instituto e responsável pela programação cultural, Edson Machado afirma que a prioridade da instituição durante todo o ano de 2022 é oportunizar as práticas criativas dos artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina e mostrar ao público seus processos e resultados. 

“Mantemos ainda, em paralelo, nossa meta de internacionalização e diplomacia, convidando para expor em conjunto com os talentos locais um dos mais atuantes pintores da Argentina na atualidade”, complementa Edson.

Programação variada   

"Instigante” é o título que o artista Mário Timm dá à sua ampla coleção de 101 pinturas, todas produzidas freneticamente durante a pandemia em seu ateliê em Joinville. São telas coloridas e gestuais, configuradas com largas pinceladas e identificadas como expressionismo abstrato. 
img/topsocie_blog/9607_post_4821.jpg
A curadoria é assinada por Edson Machado que destaca:” Sua arte tem a intenção de exaltar o espontâneo, o irracional, o imponderável. Criadas sob reclusão, as obras recentes trazem à luz, com identidade própria, a profusão de ritmos e massas cromáticas rugosas com referências da Pop Art”.
img/topsocie_blog/9607_post_8727.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_8286.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_6359.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_12811.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_1651.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_14665.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_958.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_5588.jpg
img/topsocie_blog/9607_post_7393.jpg

Horacio Cacciabue é veterano e um dos grandes nomes da pintura figurativa de Buenos Aires. “El Índio” como é conhecido pelos portenhos se autodefine pintor, amante do cinema e da boemia, e diletante da filosofia. “Ser y Tiempo” é o título desta mostra, pela primeira vez no Brasil, e homenageia o filósofo alemão Martin Heidegger cujo livro mais importante é “Ser e o Tempo”. As obras expostas retratam cenas de bandas de jazz e blues, lutas em ringues de boxe, e uma série de pinturas eróticas. Expos na Argentina, Inglaterra e China e a curadoria vem assinada por Guillermo Torres (Argentina) e Edson Machado (Brasil).
img/topsocie_blog/9607_post_8489.jpg
Já o Laboratório de Arte com sua exposição Coletiva pretende mostrar um panorama sintético das diversas poéticas e metodologias criativas postas em prática por doze artistas visuais contemporâneos: Bernadete Merino, Costa Pereira, Gabriel F. Mouco, Gori, Jan M.O., Mirian Puerta, Motta, Rogério Negrão, Roseli Sartori, Rosi Costah, SoniaRosa, Tirotti, todos integrantes das turmas do programa experimental de seu orientador e curador Gleber Pienis. 
img/topsocie_blog/9607_post_11404.png
Mostram 20 trabalhos em vídeo, pintura,   fotografia, colagem, objeto, cerâmica, instalação e livro de artista. A exposição tem o apoio cultural da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo através do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC) .

A música fica a cargo do barítono brasileiro nascido em Joinville, Douglas Hahn um dos principais nomes do canto lírico no país desenvolvendo sua carreira internacional em importantes teatros e salas de concerto, junto ao pianista paranaense Matheus Alborghetti com interpretações de peças de Verdi, Mozart e outras de cunho popular. A promoção tem o apoio das empresas Plastibrás, Convisa S/A, e Empadas Jerke. As exposições permanecem abertas ao público de 13 de agosto a 1º de outubro  de 2022, de terça-feira a sábado das 9 às 18 horas. O Instituto Internacional Juarez Machado está sediado à Rua Lages, 994 em Joinville,SC.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página