Blog Top Society - Karla Cruz

Novembro Azul: alerta para o câncer de próstata

02/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10394_post_11526.jpg
Novembro Azul é o mês de alerta global e campanha para combate e prevenção do câncer de próstata. Hoje, é o principal câncer entre os homens (excluindo o de pele), responsável por 29 % dos casos. Cerca de 66 mil novos casos anuais são registrados no Brasil – nada menos que uma morte a cada 38 minutos, o que evidencia a extrema relevância do tema.
 
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, podendo estar presente apenas a elevação do antígeno prostático específico, ou PSA, usado principalmente para rastreamento em homens assintomáticos. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
 
Na fase avançada, os sintomas podem ser locais:  dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, diminuição do jato urinário, insuficiência renal. Também podem ocorrer sintomas devido a metástases, dores e quadril e coluna toracolombar, gânglios em região inguinal ou, ainda, fraqueza generalizada.
 
Dentre os fatores de risco, o principal é o envelhecimento. Para se ter ideia, análise de autópsias mostra prevalência acima de 50% em população acima de 80 anos. Outros fatores importantes: histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), excesso de gordura corpórea, além de fatores ocupacionais, em menor proporção, como trabalho com agrotóxico, com PVC e produção de baterias.
 
O rastreamento do câncer de próstata deve ser discutido com o médico, principalmente a partir dos 45 anos, ou até em idade inferior, se houver fatores de risco mais fortes. Dados recentes da população norte-americana mostram aumento da incidência de câncer de próstata de 2010 a 2018, após a não recomendação de realização do exame de PSA, anos antes.
 
A realização do PSA anual, aliado ou não ao toque retal, aumenta a probabilidade de se detectar lesões em fases precoces, elevando as chances de cura da doença. Importante a ressalva de que a prescrição de tratamento em fases iniciais será o padrão para a maioria dos pacientes, mas há um grupo de pacientes com doença de perfil menos agressivo que, muitas vezes, podem ser acompanhados por meses ou anos, antes de ser necessário um tratamento oncológico específico. A realização de atividade física rotineira, aliada a uma dieta saudável, tem forte impacto na redução de risco.
 
Alguns alimentos como brócolis, couve-flor, tomate (fonte de licopeno) e soja são protetivos; em contraste, o uso de anabolizantes à base de testosterona em pacientes sem deficiência primária e sem monitoramento de PSA traz um risco ao servir de substratos para eventuais células prostáticas cancerígenas pré-existentes.
 
O tratamento pode ser expectante para doenças iniciais, cirurgia de retirada da próstata ou, ainda, radioterapia e bloqueadores hormonais da testosterona. Já nas fases mais avançadas, além das estratégias enumeradas, há a possibilidade de bloqueadores hormonais em comprimidos, quimioterapia e de algumas inovações como terapia alvo. 

Compartilhe nas redes sociais:

Vai comprar roupa para o bebê? Especialista dá dicas na hora da escolha

02/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10393_post_7099.jpg
A chegada do primeiro filho ou filha é uma nova oportunidade de amadurecimento e também de aprendizado, afinal são muitas informações a todo instante e opiniões diferentes de mães, tias e avós. Uma das principais dúvidas que surgem é sobre o tamanho certo de roupa para as diferentes etapas de crescimento do bebê, de recém-nascido até os 3 anos, e também os cuidados para que a pele, extremamente sensível, fique protegida. Para comprar a peça certa e dar o conforto ideal que o seu bebê merece, a estilista Rafaella Schultz, que trabalha há 6 anos no processo de confecção de peças do Grupo Marlan, marca brasileira com mais de 30 anos de atuação em moda infantil, e também é mãe de um menino de três anos, dá dicas super valiosas sobre os cuidados necessários na hora de escolher as roupas.
 
"Principalmente as mães de primeira viagem costumam se deslumbrar pela beleza da peça, mas a minha dica é, primeiro de tudo, olhar o conforto e a qualidade, avaliar se é fácil de vestir e se a criança vai se sentir bem usando aquela roupa. A minha experiência como mãe fez eu ter um outro olhar no desenvolvimento das coleções, como da Marlan Baby, e ser mais assertiva na idealização das peças”, comenta Schultz.
 
Outra dica é verificar o tecido que foi usado para confecção da peça. “Seja um body, macacão, vestidinho ou camiseta, a meia-malha 100% algodão é a melhor opção, principalmente pelo toque macio, leveza e maior durabilidade da peça. É um tecido resistente e que não rasga com facilidade, caso o bebê se movimente muito, além de evitar alergias e vermelhidões na pele, considerando que a pele do bebê é bastante sensível durante os primeiros anos”, afirma a estilista.
 
Outro ponto importante na hora de comprar a roupa é a vestibilidade. As peças precisam passar a cabeça, os braços e as pernas dos bebês de maneira confortável. “Antes de lançarmos uma nova coleção levamos 6 meses para realizar os diferentes processos, como os desenhos, escolhas de tecidos, a confecção da peça, as modelagens diferenciadas, respeitando os biotipos de cada idade. Também tem a costura e tintura, além dos testes de vestibilidade. Nesta fase, contamos com a ajuda de agências de modelos para testarmos as peças em bebês e assim podermos verificar se a roupa não está apertada ou irritando-o e, com isso, nos certificarmos do total conforto”, afirma Rafaella.
 
Detalhe que merece atenção, também, são os bordados. A estilista comenta que as peças femininas infantis possuem alguns enfeites, como lantejoulas, por exemplo. Para este estilo de roupa, o ideal é que haja um forro que proteja a pele do bebê, evitando que o detalhe machuque ou arranhe durante o uso. “Já quando se tratam de aplicações, como pérolas e botões, é preciso um reforço na costura, prevenindo que a aplicação caia ou seja arrancada pelo bebê, podendo provocar um acidente”, reforça a profissional.
 
Sobre a Marlan
O Grupo Marlan é conhecido pela criatividade das roupas infantis, qualidade e excelência em acabamentos como estampas, apliques e bordados. Reúne peças de roupas para crianças de até 16 anos, dentro das quatro marcas do Grupo – Marlan, Marlan Baby, Milli&Nina e Ioluigi - com atendimento por e-commerce em todo o território nacional, além de mais de 3 mil clientes lojistas multimarcas. Ao todo, são mais de 10 mil m² de fábrica, com sede em Guaramirim (SC), e mais 30 anos de atuação no mercado.

Mais informações: https://www.marlan.com.br/


Compartilhe nas redes sociais:

Aos 88 anos, Marget Luz lança seu primeiro livro Bonheur (Felicidade)

02/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10392_post_5509.jpg
Marget Hoops Luz nasceu em Blumenau, cursou Belas Artes em Curitiba, e durante muitos anos trabalhou com decoração e design de interiores, sempre fazendo a ponte entre seus clientes e a arte.
 
Foi casada com o grande artista Alberto Luz e juntos fizeram parte da Jeunesse Dorée, a juventude dourada dos anos sessenta e setenta do elenco da Galeria Açu-Açu. Com Alberto teve dois filhos Alberto e Georgiana, e hoje tem três netos.
 
Marget sempre foi muito ativa assim, quando veio a pandemia sentiu muito a reclusão obrigatória.
 
“Que ano difícil, que ano perdido para tantas pessoas! Muitas vidas perdidas, muitos sonhos adiados.”
 
Como sempre foi muito otimista, resolveu aproveitar o tempo da pandemia para escrever um livro de memórias, histórias e fotografias maravilhosas de sua vida e de suas viagens. Um grande exemplo para todos.
 
O livro intitulado BONHEUR (FELICIDADE), será lançado no dia 10 de novembro de 2022, no MAB (Museu de arte de Blumenau) às 20hs, sob a direção de Rodrigo Ramos. Uma parte da renda da noite do lançamento será doada para a ASA, Associação dos amigos do Santo Antônio, para o projeto Casa aconchego, que existe para dar acolhida para mães de crianças que estão em tratamento nas UTIs neonatal e pediátrica.
 
O prefácio do livro é de Rafaela Hering Bell, a arte gráfica da capa de Thiago Mondini (arquiteto), as fotos da capa e divulgação de Susane Medeiros Vianna e a Editora é a 3 de maio.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a idealizadora e responsável pelo Programa, pela Revista e pelo Blog Top Soci...
Curta Nossa Página