Blog Top Society - Karla Cruz

TECH TALKS FLORIPA SQUARE APRESENTA TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE CIDADES EFICIENTES

16/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9638_post_1081.jpg
Mais de 100 pessoas participaram da estreia do Tech Talks Floripa Square, em Florianópolis. A primeira edição Cidades Inteligentes: Unity + Autodesk para Gestão de Cidades ampliou a discussão entre o poder público, entidades, iniciativa privada e a população sobre formas e possibilidades de utilizar as tecnologias para desenvolver cada vez mais o município, e quais os benefícios da digitalização em 3D. O evento fez parte da programação do Floripa Conecta.
 
Durante quase duas horas, Daniel Cavaretti, Arthur Colombini e Maria Augusta Zanella, da Pars, distribuidora exclusiva Unity e Autodesk no Brasil, apresentaram exemplos de como as tecnologias se tornaram excelentes ferramentas na gestão eficiente, integrada e sustentável de cidades. “A ideia é aproveitar toda essa vontade para desenvolver cada vez mais Florianópolis e levar isso a um passo adiante. É trazer essas informações para a realidade da cidade e levar para o ambiente digital, estudando as melhores propostas de projetos e como isso pode fomentar novos negócios e desenvolver mais a cidade”, explica Maria Augusta Zanella, especialista técnica em design e engenharia.
 
Arthur Colmbini, head de operações da Pars, ressalta a importância da parceria público-privada e ainda o apoio da população para ter esse ecossistema trabalhando junto por uma cidade inteligente eficaz. Foi o que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos que está ganhando uma versão totalmente digital e inédita, utilizando plataformas da Unity.
 
“Eu acho que Florianópolis tem um governo com mentalidade diferente, inovadora, empreendedora, e como é um dos polos tecnológicos, com milhares de startups, a cidade tem potencial de fazer isso dar certo no Brasil, e ser pioneira nesse assunto. A gente sabe, que pioneirismo não é qualquer um que assume esse anseio, essa vontade de fazer primeiro. Então a gente precisa de cidades diferentes e mais direcionadas de uma maneira inovadora para fazer dar certo, e Florianópolis é o caminho”, relata Arthur.
img/topsocie_blog/9638_post_5286.jpg
 
Outro exemplo apresentado no Tech Talks Floripa Square, de cidade que tem se tornado cada vez mais tecnológica, e vem contribuindo para mudar a realidade da população, é Medelín, na Colômbia, que adotou as plataformas Autodesk e conseguiu elaborar modelos tridimensionais representando toda a cidade, economizando 45% de tempo no processo de planejamento, e moradias 28% mais eficientes em termos de consumo energético.
 
“Medelín vive uma forma muito parecida da gente, é América Latina, com os problemas, dificuldades e obstáculos que a gente tem e encontra. Então no Tech Talks, conseguimos entender o que que está por trás desse case de Medelín, e deixar a cidade mais perto do que de fato podemos fazer e que resultados a alcançar de médio para longo prazo”, avalia Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.
 
Segundo Maria Augusta, especialista da Pars, a ideia é usar exemplos que deram certo e a partir daí desenvolver novas tecnologias, que fazem sentido à realidade de Florianópolis para resolver as ‘dores’ da cidade. Daniel Cavaretti, que gerencia a unidade de negócios da Pars no Brasil, diz que eventos como o Tech Talks vem para mostrar que a cidade é um ambiente comum de todos. “Mostra o quanto a gente pode começar se integrar para que tudo isso fique criado com a mesma linguagem, na mesma narrativa que é o 3D. Então o maior desafio é eventos como esse mostrarem que está muito mais próximo do que parece, com investimentos muito menores do que parece, porque por exemplo, já têm construtoras e governos fazendo. Uma obra já vem modelada e estruturada em 3D, porque tem legislações que exigem. Nós precisamos integrar para tornar tudo isso cada vez maior”.
 
OS DESAFIOS DE FLORIANÓPOLIS
 
Apesar de Florianópolis ser polo de tecnologia e inovação, ainda há um grande desafio pela frente como conta o Superintendente da área, na prefeitura municipal, Marcos Lichtblau. “Nós até já estamos embarcados nesse mundo, temos escolas do município projetadas em 3D, mas precisamos conectar isso com o todo da gestão pública, e também com a própria modelação digital da cidade, com o metaverso, gêmeo digital. O diferencial é que temos um setor empresarial pujante, forte, dinâmico que está à altura para desenvolver as aplicações, conectar isso com os negócios, produzir desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda. Então a prefeitura é parceira e vai apoiar o desenvolvimento das empresas nessa direção.”
 
O secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, complementa. “Esse movimento vem crescendo a cada dia de forma muito sustentável em Florianópolis. Enquanto outros destinos estão começando agora, nós já temos uma base de tecnologia e inovação muito consolidada. Então todos esses temas que vem agora, como metaverso, metodologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para uma cidade que já está muito acostumada a lidar com a inovação, é mais fácil de absorver e tocar adiante. Eu vejo Floripa numa posição de vanguarda no cenário nacional e Internacional”.
 
O Tech Talks foi realizado no Complexo Floripa Square, junto à beira-mar continental, no bairro Estreito, que tem a maior tela de LED em rooftop da América Latina, com 350m2. Ainda este ano, terá a segunda edição do evento, com um outro tema atual e relevante para o mundo do empreendedorismo. “Florianópolis como berço de inovação de startups precisa agora começar a trazer esse tipo de inovação para o poder público, para a cidade, para a vida das pessoas. E esse foi o primeiro passo. Espero que outros eventos aconteçam, e eu tenho certeza de que será sucesso também, como o Tech Talks que trouxe esse assunto superimportante”, finaliza Marcus da Rocha, consultor em inovação.

Compartilhe nas redes sociais:

Fundação Celesc lança Programa GEstar

16/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9637_post_5902.png
Preocupada em melhor atender ao seu público feminino, a CELOS acaba de lançar o Programa GEstar. Uma iniciativa implementada em parceria com a AxisMed, empresa com mais de 21 anos de experiência em Gestão de Saúde, para proporcionar às gestantes uma nova experiência de cuidados, neste que é um dos períodos mais especiais na vida da mulher. 
 
O Programa disponibiliza suporte clínico e emocional durante o pré e pós-natal, sendo que o objetivo é despertar o empoderamento feminino e o autoconhecimento durante a maternidade e nos primeiros meses de cuidados com o bebê. Sempre com foco na saúde e bem-estar da gestante e da criança. 
 
Sendo assim, uma enfermeira fica responsável por acompanhar e oferecer orientações seguras durante toda a gravidez e pós-parto, até que o bebê complete 4 meses de vida. Além disso, também é disponibilizado psicólogo e nutricionista para dar apoio emocional durante a maternidade e os primeiros cuidados com a criança.
 
“Durante o atendimento, a equipe de saúde acessa um moderno software clínico de triagem, certificado internacionalmente. Com base nos sintomas que a pessoa relatar, o enfermeiro fará perguntas para identificar o risco ao qual a paciente está exposta e direcionar a conduta mais segura”, explica Ivani Corrêia, enfermeira auditora da Fundação Celesc, responsável pelo desenvolvimento do Programa. 
 
Para fazer parte da jornada de cuidados, as gestantes da Rede CELOS podem entrar em contato pelo 0800 048 4040, opção 2, ou através do e-mail celossaudecomvoce@celos.com.br.
 
Quais os benefícios? 
 
Suporte especializado (acompanhamento gestacional e pós-parto): Orientação e acompanhamento para  gestantes e mães com bebês   com até 4 meses de idade.
 
Central clínica 24h: você tem à disposição uma equipe de enfermeiros especializados e suporte médico para atender dúvidas e urgências em saúde. O atendimento é 24 horas, todos os dias, e realizado por telefone com toda a comodidade que você precisa.
 
Encontros virtuais em grupo: Encontros online com gestantes e mães para troca de experiências, podendo o companheiro participar da roda de conversa. 

Conteúdo de saúde: Você receberá por WhatsApp "Pílulas  de Autoconhecimento", com conteúdos de saúde para ajudar nesta jornada e de acordo com fase gestacional e idade do bebê.

Compartilhe nas redes sociais:

Elaborado a partir de uvas cultivadas a mil metros de altitude, a RAR lança seu mais novo rótulo de espumante.

16/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9636_post_10690.jpg
O Espumante RAR Nature é feito com Pinot Noir 50%, Chardonnay 50% e com uvas cultivadas a mil metros de altitude, nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. 

Conforme o CEO da RAR, Sérgio Martins Barbosa, na sua elaboração são utilizados cachos inteiros de uvas, ou seja, que não são submetidos ao processo de desengace, antes do esmagamento. 
 
O enchimento do tanque é feito por gravidade e a fermentação alcoólica é realizada a temperatura controlada entre 13°C e 15°C, em tanques de aço inoxidável. Passando ainda, por uma segunda fermentação, desta vez na garrafa, com temperatura de 12ºC por aproximadamente 40 dias. Após as duas fermentações o Espumante Nature passa pelo processo de autólise 12 meses sobre leveduras em caves subterrâneas e climatizadas.
 
O rótulo promete agradar os apreciadores de espumantes mais exigentes. A bebida é uma companhia perfeita para quem busca harmonizar com: canapés à base de frutos do mar, peixes de sabores mais intensos pirarucu e sashimi de peixes gordurosos como atum por exemplo.
 
"O espumante chega para incrementar a linha de bebidas da marca, que conta atualmente com 29 vinhos e espumantes, sendo 16 rótulos de produção Nacional e 13 rótulos importados da Itália e da Argentina, fruto da parceria com a vinícola MASI", explica Sérgio.
 
RAR
 
A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970 na cidade de Vacaria, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo, comercialização e a exportação de maçã. Atualmente está entre as maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Já em 1990 a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio.
 
O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A RAR produz também creme de leite pasteurizado, manteiga, queijo parmesão e azeite de oliva e comercializa vinagre orgânico de maçã.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página