Blog Top Society - Karla Cruz

Você sabe o que é Ataque Isquêmico Transitório?

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10724_post_2688.png
Recentemente o comediante Renato Aragão, conhecido popularmente por Didi, sofreu um episódio de Ataque Isquêmico Transitório (AIT). A doença, que era pouco conhecida, chamou a atenção da população, afinal, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil casos de AIT são diagnosticados anualmente somente no Brasil.

De acordo com a neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua no Hospital Santa Isabel (Blumenau/SC), o Ataque Isquêmico Transitório é considerado um mini Acidente Vascular Cerebral (AVC). “A condição acontece quando uma artéria cerebral entope e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento). A principal diferença entre AIT e AVC, é o tempo, o AIT ocorre de forma temporária e costuma durar menos de meia hora ou até 24 horas, sendo que após esse tempo o paciente recupera as funções neurológicas”, explica.

Causas, sintomas e tratamentos do Ataque Isquêmico Transitório

A neurocirurgiã alerta que o AIT começa com sintomas de AVC. “Por mais que a condição tenha chamado a atenção da população recentemente por conta da internação do comediante Didi, é importante lembrar que o ataque isquêmico transitório é bastante frequente, apesar de muitas vezes não diagnosticado”, alerta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o AIT pode preceder o AVC isquêmico em uma parcela que vai de 9,4% a 26% dos casos. “Após o primeiro caso, o risco do AIT reverter para AVC é grande”, comenta Danielle.

A especialista explica que as causas mais comuns do AIT são a presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. “Isso pode ocorrer por alguns motivos, como colesterol alto, pressão alta, anomalias cardíacas ou estresse agudo”, esclarece.

“Vale reforçar que o ataque isquêmico transitório acontece de repente, por isso ficar atento aos sintomas é muito importante. Os sintomas dependem da localização e do tempo em que o cérebro deixa de receber sangue e oxigênio e podem ser vertigem súbita, fala enrolada, dificuldade de mover braços ou pernas, desequilíbrio e visão dupla”, alerta.

Danielle lembra que o AIT tem tratamento e cura dependendo da causa. “O paciente que sofreu um AIT deve ficar em constante observação médica, já que este é um dos principais fatores de risco para o AVC”, conclui a neurocirurgiã.

Compartilhe nas redes sociais:

Made in SC: INCA adquire kits de biópsia de mama para exames preventivos de empresa catarinense

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10723_post_6520.png
O principal centro de diagnóstico e tratamento de câncer no país, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), recebeu, este mês, novos kits de biópsia de mama a vácuo. A aquisição, feita por meio de licitação, composta por mais de 2 mil agulhas, marcadores e insumos, foi negociada em parceria com a Imex Medical Group, distribuidora exclusiva da marca Mammotome, líder mundial no segmento.
 
“Para a Imex é motivo de orgulho poder auxiliar e qualificar a estrutura do INCA que é uma referência no país e no mundo todo pelo excelente trabalho que realiza. Isso também fortalece toda a rede de atendimento e tratamento de câncer, pois é agindo de forma preventiva e garantindo exames de qualidade e mais assertivos que vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas", salienta o diretor nacional de vendas Maurício Silva da Imex Medical Group.
 
Dados do próprio INCA estimam 66,2 mil novos casos de câncer de mama por ano só no país até o final deste ano. Assim, em razão da magnitude desta doença, a medicina tem se dedicado a melhorar cada vez mais as técnicas de diagnóstico para que seja possível agir a tempo. E a biópsia de mama é um exame de diagnóstico que, assim como outros, ajuda a identificar eventuais alterações apontadas na mama por procedimentos como a mamografia, por exemplo, extremamente eficiente e auxiliando assim na redução do tempo entre diagnóstico e tratamento dos pacientes.
 
O modelo deste dispositivo de biópsia a vácuo, é o primeiro do mercado e se tornou referência internacional neste exame. No Brasil, ele é distribuído exclusivamente pela Imex Medical Group, líder nacional no mercado de diagnóstico de imagens. Ao longo dos últimos anos, os números que atestam a qualidade do equipamento são surpreendentes. Mais de quatro milhões de pacientes que já foram submetidos a uma biópsia com este sistema e mais de 280 artigos clínicos já publicados confirmando a sua eficácia.
 
Biópsia a vácuo, como funciona?
 
A biópsia de mama a vácuo funciona da mesma maneira do core biópsia: coletar fragmentos da mama por meio da inserção de uma agulha. A diferença é que a agulha utilizada possui um calibre mais grosso e vem acoplada a um dispositivo a vácuo que aspira as amostras da mama.
 
Isso faz com que o equipamento consiga acessar lesões próximas ao músculo peitoral e retirar substâncias de pequenas dimensões. Assim, uma única introdução já é suficiente para retirar uma quantidade maior de fragmentos internos da mama - quase o dobro do core biópsia -, reduzindo o tempo de procedimento e permitindo um exame menos invasivo.
 
Além disso, como a coleta é mais rápida, a biópsia de mama a vácuo não necessita que as amostras sejam manipuladas. A completa integridade da imagem permite uma análise mais eficiente e assertiva por parte do patologista. O diagnóstico, portanto, pode ser mais preciso que o método tradicional.
 
O exame também é pouco doloroso e sem as complicações de uma biópsia cirúrgica aberta. É possível realizá-lo com anestesia local, de forma a proporcionar mais conforto ao paciente, por exemplo. Além disso, a biópsia a vácuo dispensa internação hospitalar, já que pode ser realizada em regime ambulatorial.

Compartilhe nas redes sociais:

Investimentos do Plano CELOS Família como diferencial

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10722_post_1339.jpg
O Plano CELOS Família teve início no mês de agosto e, após as primeiras contribuições dos participantes, já conta com um patrimônio em torno de R$ 60 mil.
 
“Neste início do plano, em função do volume aplicado, se faz necessário alocar em único fundo de investimento, porém, a perspectiva é que em breve possamos diversificar os investimentos com a inclusão de novos fundos, aumentando ainda mais o potencial de rentabilidade”, analisa Henri Machado, diretor administrativo-financeiro da entidade.
 
O fundo que contém as aplicações do Plano Família é o fundo de renda fixa Santander Renda Fixa Referenciado DI Institucional FI, que aplica a maior parte de seu patrimônio em LFTs – títulos do tesouro nacional atreladas à Selic (taxa básica de juros) e uma parcela menor em créditos de grandes bancos e empresas, ou seja, possui baixo grau de risco e busca acompanhar a rentabilidade do índice CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é o principal indicador do mercado. A rentabilidade do Plano CELOS Família considera os resultados deste fundo menos a taxa de administração do plano (0,70% a.a.). 
 
De agosto até novembro, o plano acumula resultado de 3,98%. Para fins de comparação, a poupança rendeu 2,75% no mesmo período e o índice CDI acumulou 4,35%. Se comparado com um dos maiores fundos de previdência do mercado – o BrasilPrev RT FIX VI FIC Renda Fixa, que possui patrimônio de quase R$ 30 bilhões, este rendeu 3,78% no período, além de cobrar uma taxa de administração maior (1,25% a.a.). Esta diferença de custo e rentabilidade pode resultar em saldos significativamente diferentes no longo prazo (lembrando que rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura).
 
É desta forma transparente, buscando investimentos de boa qualidade e atenta à gestão de riscos, que a CELOS direciona a gestão dos recursos aplicados no Plano CELOS Família, se tornando a melhor opção de previdência complementar para seus familiares de até 4º grau.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página