Blog Top Society - Karla Cruz

Horta escolar como ferramenta pedagógica

25/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9441_post_2720.jpg
Compostagem de 690 kg de resíduos orgânicos, atividades práticas relacionadas à agroecologia e educação alimentar são alguns resultados alcançados pelo projeto apoiado pelo Instituto MRV, Educando e Transformando com a Horta, no primeiro semestre de 2022.  
 
Com o apoio do Instituto, por meio do chamamento público de projetos Educar para Transformar 8 e desenvolvido pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), a iniciativa envolve diretamente 170 estudantes de três escolas municipais de São José, na região da Grande Florianópolis (SC): Centro Educacional Municipal (CEM) Escola do Mar Flavia Scarpelli Leite, CEM Santa Terezinha e CEM Amélia Inácia de Medeiros Ludwig. 
 
A engenheira agrônoma que coordena a iniciativa, Karina Smania de Lorenzi, explica que a proposta é fazer da horta escolar uma ferramenta pedagógica pautada pela metodologia ativa de aprendizagem, incentivando a autonomia das escolas participantes para dar continuidade ao instrumento de educação e sensibilização ambiental.
 
Além dos estudantes, as vivências alcançam toda a comunidade escolar – professores, direção, pais e mães, cozinheiras, nutricionistas e agentes de limpeza. Após a etapa de formação dos professores, ocorre a aproximação dos familiares e, por consequência, o fortalecimento dos vínculos entre a escola e a comunidade.
 
Segundo a coordenadora, todas as decisões são tomadas coletivamente e com grande envolvimento dos alunos, desde a melhor localização para a horta, o formato, o tratamento necessário para o solo, os cuidados das plantas em cada estação, o calendário agrícola, entre outras. Além da Karina, as ações na escola são ministradas pelo também técnico do Cepagro, Henrique Martini Romano.
 
“As hortas pedagógicas do Cepagro trabalham em três eixos: agroecologia, compostagem e educação alimentar. Esses pilares formam um ciclo que têm a ver com a destinação dos resíduos orgânicos (que é transformado em composto ou em adubo para a horta), a formação dos canteiros e depois de cultivar e plantar, o uso desses alimentos para alimentação”, comenta Karina.
 
A coordenadora do Instituto MRV, Blenda Costa Alves, destaca que os projetos apoiados pelo Educar para Transformar impactam positivamente o ambiente escolar em diversos contextos. “São iniciativas que fortalecem as práticas pedagógicas dos professores e, por meio de Metodologias Ativas, colocam o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado. Os resultados ultrapassam os muros escolares, pois cada núcleo de participantes é incentivado a identificar e a buscar soluções para as necessidades da escola ou comunidade, o que promove verdadeiras transformações”, avalia.
 
Cooperação
Karina acrescenta que as hortas têm caráter participativo, pois permitem envolver comunidade, alunos e professores e aplicar os conhecimentos de diversas disciplinas como Matemática (medição dos canteiros), Ciências (preparo e cuidados do solo), Geografia (aspectos regionais e culturais) e muitas outras.
 
O Educando e Transformando com a Horta teve início em 2006 e desde 2020 integra os editais do Educar para Transformar, do Instituto MRV, que já está em sua oitava edição. De acordo com Karina, para o segundo semestre, a previsão é aumentar o montante de resíduos orgânicos reciclados pelas três escolas participantes, realizar novas formações para envolver mais professores e oficinas voltadas às comunidades do entorno das escolas. 
 
“Também daremos andamento a um projeto comunitário para tratar questões que estão sendo identificadas pelas escolas. A partir dessas necessidades, vamos incentivar e auxiliar a busca das soluções”, antecipa.
 
Desde 2014, o Instituto MRV promove a transformação social por meio de iniciativas educacionais para crianças, jovens e educadores, e o Educar para Transformar é um de seus principais programas pilares. 
 
Sobre o Instituto MRV
O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1,1 milhão de pessoas em sete anos. Saiba mais em institutomrv.com.br

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página