Distanciando-se dos inalcançáveis rótulos de
perfeição, diferentes segmentos do mercado debatem a beleza por meio de
movimentos como Skin Positivity e Body Positivity. Neste contexto,
O Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora, Vult, O.U.i e Australian Gold, marcas do Grupo Boticário, lançam o movimento Diversa Beleza, com intuito de ressignificar os estereótipos que se repetem na
publicidade.
A iniciativa é mais um passo na jornada de Environmental, social and corporate governance (ESG) do grupo, que acumula cases
de diversidade, equidade de gênero e empoderamento feminino. Por meio do
Diversa Beleza, as marcas assumem como compromisso a retirada de termos que
impõem padrões de estéticos de embalagens de novos produtos e comunicações até
2024, além de cocriar em março, edição inédita do banco de imagens Mulheres
(In)Visíveis,
em parceria com a consultoria 65|10, especializada em mulheres.
Em pesquisa liderada pela Aliança Sem Estereótipo e Kantar¹,
que analisou mais de 3.500 anúncios em 56 países, 1100 marcas, de 29 categorias
entre 2019 e 2020, a diversidade de pessoas na publicidade é, ainda, muito
limitada. Das peças analisadas, apenas 22% incluíam diversidade étnica ou tom
de pele e, o mesmo percentual, se aplicou à diversidade de corpos femininos. O
dado é refletido também em uma outra pesquisa da Kantar², que após analisar
gênero e publicidade, relevou que 76% das mulheres não se identificam com
anúncios destinados a elas.
O Grupo Boticário, um dos maiores
conglomerados de beleza do mundo, reforçou no começo de 2021, sua agenda ESG
com o lançamento de 16 compromissos de futuro, sendo seis deles com o propósito de
alavancar a diversidade, equidade e inclusão até 2030. O Diversa Beleza chega
para potencializar as metas, entre elas, o compromisso #13 - Garantir que a comunicação das marcas represente a
população brasileira, sem vieses e estereótipos de nenhum tipo até 2030.
Diante deste cenário, o Diversa
Beleza idealiza a terceira
edição do banco de imagens Mulheres (In)Visíveis, em parceria com 65|10, consultoria criativa, que vai
retratar a diversidade de tipos de pele, para além dos tons: texturas e
condições, como acne e melasma terão protagonismo nas imagens. Para Renata
Gomide, Diretora Executiva de Marketing do Grupo Boticário, a iniciativa é uma
oportunidade de falar sobre amor e aceitação.
“Sabemos do nosso papel frente ao mercado de
beleza e queremos, cada vez mais, representar uma beleza livre de estereótipos
por meio de nossas marcas, campanhas e ações. Queremos incentivar o autocuidado
e o autoconhecimento em busca de um bem-estar feminino, que celebre não apenas
a singularidade de cada uma, mas todos os atributos que não dizem respeito à
aparência”, explica.
Outra iniciativa que marca o movimento é o
compromisso de retirar os termos “normal” e “perfeito” das embalagens, rótulos
e comunicações das marcas até 2024 – entendendo que eles podem contribuir e,
até mesmo, reforçar a formulação de padrões estéticos. A retirada vem como uma
evolução da retirada de “clareamento” em 2020, entendendo a problemática de seu
uso.
“Acreditamos muito na potência do movimento e
da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de beleza. A
retirada fortalece a nossa trajetória acerca da diversidade até aqui e, mais do
que isso, aponta o caminho que queremos percorrer em direção ao futuro”,
finaliza Renata Gomide.
Objeto de pesquisa do Grupo Boticário há
décadas, a diversidade segue como um lastro no que diz respeito ao olhar das
marcas para o futuro. Por isso, em parceria com a Aliança Sem Estereótipos, o
Grupo Boticário começa 2022 promovendo capacitações para todos os colaboradores
dos times de comunicação e para a cadeia de fornecedores. O treinamento
vai se desdobrar em um guia de boas práticas que será fornecido para os times
de comunicação, franqueados e revendedores.
3ª edição Mulheres (In)visíveis
| Diversidade de Pele
O projeto será protagonizado por mulheres com
peles que retratam parte da diversidade da mulher brasileira em etnias, cores,
texturas, inflamações como acne e condições como acne, melasma e vitiligo. O
casting foi selecionado com olhar atento ao fortalecimento de identidade e
descentralização do conhecimento e protagonizará uma edição inédita do banco de
imagens Mulheres (In)Visíveis, que coloca a pele como protagonista dos cliques.
Criado pela consultoria criativa 65|10, que é
especializada em mulheres, o projeto surgiu em 2016 com objetivo de estampar em
imagens publicitárias a mulher brasileira, aquela que vemos nas ruas. As
edições anteriores tiveram como protagonistas e criativas mulheres negras,
gordas, lésbicas e trans, além de mulheres acima de 45 anos e mulheres com.
"Oferecer ao universo da comunicação
ferramentas para um retrato mais amplo e fiel das mulheres brasileiras é o
sonho por trás do Mulheres (In)Visíveis, o banco de imagens das mulheres que a
publicidade não mostra. Chegar à terceira edição do projeto contando com o
apoio e força do Grupo Boticário para retratar peles reais - com suas cores,
marcas, manchas e histórias - é extremamente importante em um momento em que a
brasileira está cada vez mais olhando para a relação com a sua pele e buscando
ressignificar através dessa relação fatores como raça, idade e saúde.
Acreditamos que este banco de imagens vai apoiar não apenas as marcas
envolvidas, mas muitas outras nessa jornada junto às consumidoras.",
explica Thais Fabris, fundadora do 65|10.
Para clicar o projeto, o nome selecionado foi a
promissora fotógrafa cearense Karla Brights, com amplo repertório em editoriais
de moda e beleza. Já a produção é da Silva, produtora nascida e criada nas
periferias do Rio de Janeiro, que tem como pilar criar narrativas visuais a
partir de um olhar periférico. O projeto, que fica pronto em março,
disponibilizará 50 fotos de mulheres em que a pele aparece como protagonista,
em planos amplos e de detalhes. Além de estamparem as futuras campanhas e ações
das marcas nas redes sociais, a seleção também estará disponível para download.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário
é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona
das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B,
Vult, Beleza na Web e O.U.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o
mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de
outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a
maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780
cidades brasileiras. Até 2030, o grupo prevê ampliar o
impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a
plataforma "Uma Beleza de Futuro" que reúne compromissos socioambientais
ambiciosos. A história do
Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no
Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística,
marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo,
parceiros e fornecedores. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br
¹Unstereotype
Metric annual report (2020), produced by
Unstereotype Alliance member Kantar
²Gêneros na Publicidade
(2019), Kantar