Juntos, empresários que fazem parte do projeto Turismo de Experiência, do SEBRAE/SC, definem estratégias de mercado para o último trimestre de 2016.
No Turismo de Experiência é possível agregar valor ao produto, transformar comportamentos e gerar engajamento do cliente com a marca. Desde 2014, 25 empresários dos municípios de São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Retiro e Bom Jardim da Serra trabalham para mudar a realidade dos seus negócios e do turismo na região.
Eles integram o projeto de iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), e na terça-feira (27), data em que é comemorado o Dia Mundial do Turismo, estiveram reunidos em Urubici e São Joaquim para discutir ações para o último trimestre de 2016. Em novembro, devem entrar em operação a marca do projeto, um site com informações completas sobre turismo na Serra Catarinense e um guia de serviços e experiências.
Além da realização de uma capacitação voltada ao gerenciamento das redes sociais, os empresários participarão, ainda este ano, de duas rodadas de negócios. Uma com foco no trade local, e outra buscará parceria de agentes de viagem em regiões estratégicas de Santa Catarina. “Conseguimos evoluir bastante. Tivemos importantes conquistas individuais e uma importante evolução na forma como as empresas se comunicam com o mercado. Agora vamos aos próximos passos.”, explica o consultor do SEBRAE, Carlos Augusto Silveira Alves.
A inovação, por meio do Turismo de Experiência, busca oferecer produtos e serviços diferenciados, explorando sentidos sensoriais e tornando o cliente protagonista da sua estada. Na Serra tem dado muito certo. “O projeto tem atingido o objetivo de fortalecer a gestão da empresa, melhorar a qualidade da entrega de serviços, atendimento e está rendendo bons resultados”, destaca o coordenador Regional do Sebrae, Altenir Agostini.
Resultados
Em breve, a Vinícola Urupema ampliará os negócios com foco no consumidor final e inaugurará no centro da cidade de Urupema uma boutique de vinhos. Quem também colhe bons resultados com o projeto é a empresária de Bom Retiro, Nina Velho. Inicialmente, ela possuía um empreendimento imobiliário com vendas de terrenos rurais. Vislumbrando atingir um novo mercado, passou a trabalhar com o turismo e agregar produtos.
O local é totalmente ecológico. Possui tetos vivos, ecocabanas feitas com material de demolição e madeiras reaproveitadas. “Tem uma trilha especial que a gente chama de trilha sensorial. O principal objetivo é colocar as pessoas em contato com a natureza, contar estórias e proporcionar experiências e sensações de uma forma diferente para as pessoas”.
Na opinião dos empresários o modelo é o ideal e também fundamental para o desenvolvimento do seguimento na região. “Já deveria ter acontecido. Crescemos, desenvolvemos e temos ações programadas a curto e médio prazo, o que é super importante”, frisa a gerente administrativa da vinícola Leone Di Venezia, Katary Souza.
Assessoria Catarinas