Blog Top Society - Karla Cruz

DOR LOMBAR: O QUE É E COMO PREVENIR

07/01/2022    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/7924_post_14213.jpg

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 8 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir esse tipo de dor nas costas.

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e está entre as dores mais comuns entre homens e mulheres nas diferentes fases da vida. Ela é causada geralmente por uma lesão muscular ou ligamentar.

Quando a dor se torna intensa e constante, ou surgem outros sintomas como dor na perna ou no glúteo, sensação de dormência ou formigamento nos membros e dificuldade para realizar movimentos, é importante que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado um tratamento.

Segundo o médico Ortopedista e especialista em Coluna, Drº Ricardo Teixeira, o número de pessoas que convive com dor lombar é bem grande atualmente. Entre as principais razões estão a má postura, sedentarismo, sobrepeso, posições incorretas no ambiente de trabalho e nos afazeres domésticos.

De acordo com o especialista, a prevenção ainda é o melhor tratamento. Independentemente da faixa etária e da condição, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir ou reduzir a incidência de episódios de dor lombar. São elas:
* Manter o peso adequado;
* Cuidar da postura, tanto durante o dia ao desempenhar qualquer atividade, quanto ao dormir;
* Evitar permanecer em pé, sentado ou curvado por longos períodos de tempo;
* Praticar exercícios que fortaleçam a musculatura abdominal e alongar-se frequentemente, principalmente antes das atividades físicas;
* Dobrar os joelhos, e não a coluna ao se abaixar;
* Evitar sapatos de salto alto ou instáveis, dar preferência aos de solado baixo e macio;
* Não dormir em colchão excessivamente mole ou duro;
* Manter um consumo adequado de cálcio;
* Sentar-se adequadamente sobre os glúteos;
* Beber muita água, hidratar-se sempre;
* Evitar o cigarro.

O tratamento para dor no final da coluna pode ser feito com o uso de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios, dependendo do tipo de dor e da orientação médica. 

“O principal objetivo é aliviar a dor, melhorar a habilidade funcional e prevenir recorrência e cronicidade.” Explica.


Release: 

 Dr. Ricardo Teixeira 
Ortopedista e especialista em Coluna pela Universidade de São Paulo – USP. 
Médico do Hospital Sírio-Libanês e do grupo de coluna do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - onde contribui com a formação de alunos e residentes e desenvolve seu doutorado em lesões da coluna vertebral.

www.drricardoteixeira.com.br

Contato: (11) 3284-6672
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página