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Preço de ovos de Páscoa tem variação de até 122% em supermercados de Lages

19/03/2016    Karla Cruz

“É essencial ir a diversos estabelecimentos conferir preços e equiparar tamanho, peso e qualidade.” Juarez Pereira da Silva Filho 
Em pesquisa com dados coletados na terça-feira (8), o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) constatou oscilação de até 122% nos valores de ovos de Páscoa, data celebrada em 27 de março, este ano. Foram consultados os supermercados Alvorada, Angeloni, BIG, Bistek, Klöppel, Martendal, Maxxi Varejo, Mezzalira e Myatã.
As marcas pesquisadas são Lacta, Nestlé e Garoto com ovos de variada numeração, além de caixas de bombom com 400 gramas, barras de chocolate com 170 gramas e pacotes de um quilo de bombons das marcas Sonho de Valsa e Ouro Branco. O diretor de Atendimento do Procon, Juarez Pereira da Silva Filho, é quem realiza a pesquisa. 
Comparando os preços
Em cada um dos nove estabelecimentos foram traçadas comparações sobre as diferenças nos preços dos produtos de mesma marca. De uma determinada marca, a maior variação foi de 122,59% no ovo número 23, com oscilação entre R$ 35,89 e R$ 79,57, com uma diferença de R$ 43,68 do supermercado mais caro ao mais barato. O segundo lugar está com determinada marca que apontou variação de 120,01% sobre o ovo número 12, entre R$ 14,99 e R$ 32,98. A terceira marca apresentou variação de 99,39% no ovo número 12, custando R$ 14,99 no estabelecimento mais barato e R$ 37,98 no mais caro. 
Estratégia dos fabricantes
Os preços expostos são válidos por dez dias a partir da data da pesquisa. “Tenho percebido que a oferta de produtos relacionados à Páscoa diminuiu e as fábricas têm usado várias estratégias. Uma delas é colocar chocolates dentro de brinquedos e não o brinquedo dentro do ovo de chocolate. Em alguns casos o brinquedo é a atração principal na venda”, avalia Juarez Pereira da Silva Filho. Os preços aumentaram em relação a anos anteriores e o peso diminuiu. E alguns formatos de chocolate em ovo não existem mais. 
Oferta e procura
Um dos pontos que mais chamaram a atenção do diretor de Atendimento é que os preços estão altos e a variedade de produtos não é tanta como em anos anteriores. E os valores podem aumentar quanto mais perto estiver a Páscoa. “O valor irá variar de acordo com a procura. Se o consumidor comprar mais, o preço tende a subir, embora no geral fiquem mais baratos. Somente alguns produtos se tornam mais caros”, explica. 
Onde acessar a pesquisa
A pesquisa é uma das ferramentas mais importantes na hora da compra. “É essencial ir a diversos estabelecimentos conferir preços e equiparar tamanho, peso e qualidade”, orienta. A pesquisa completa dos dados coletados no dia 8 de março pode ser consultada no link http://www.lages.sc.gov.br/procon/pesquisas.php.

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