Desenhar
e colorir na folha em branco são atividades que as crianças adoram realizar. O
desenho é uma das primeiras formas de expressão na primeira infância. Em uma
das aulas do Marista Escola Social Curitiba, que atende crianças de 1 a 6 anos,
gratuitamente, no Bairro do Fazendinha em Curitiba (PR), a forma como as
crianças representaram os professores chamou a atenção. O desenho feito pelos
alunos conta com olhos grandes e sem nenhuma boca.
Para o
coordenador pedagógico Josué de Melo Andrade, o desenho representa o que
acontece no entorno das crianças. “Quando eles criam por meio de pinturas, as
cores que são escolhidas trazem muitas informações sobre o individual de cada
um. O registro da Sofia aconteceu em um desses momentos, a turma estava
desenhando coisas diferentes, até que ela se levantou e caminhou até nós com um
sorriso nos olhos e nos disse: olha eu fiz você.”
Nova
rotina e forma de adaptação
Diferente de
antes da pandemia, agora as crianças na primeira infância se adaptam todas as
semanas em novas rotinas na escola, com protocolos, reencontros, organização da
alimentação e das aulas na sala. “O desenho representa muito o que ela
conhece e está sentindo, o fato da boca não aparecer demonstra, na prática, a
efetividade da emoção que eles colocam no momento do desenho. Algumas crianças
nunca viram seus professores sem a máscara e por isso eles não as fazem.
Através de rodas de conversa, explicamos que neste momento se faz necessário
esconder a boca e o nariz, pois estamos vivenciando um momento pandêmico”, revela
a educadora Kharine Thamaris Antunes, uma das responsáveis pela atividade na
sala de aula.
A aluna Sofia
Valentine de Araújo, de apenas 5 anos, é a responsável pelos desenhos que se
tornaram tema do mês dos professores na escola. “Eu sou muito boa em desenhar,
aqui na escola o que eu mais gosto de desenhar são as coisas que eu penso, ai
eu desenho, se eu pensar na flor, eu desenho ela e vou colorir, desenhar as
professoras foi muito legal”, revela.
A educadora Rosa
Miriam Clemente de Oliveira, reforça que esses desenhos retratam o tempo que
vivemos, e que é possível incentivar que as crianças expressem seus
sentimentos, seja com uma brincadeira, uma música ou um desenho. “Esse período
ficou marcado na memória delas. Como uma escola, podemos oferecer
acolhimento e ser fonte de inspiração não somente para o desenvolvimento
pedagógico e artístico, mas também no diálogo das emoções, priorizando a saúde
e o bem-estar, tão importantes neste momento”, finaliza.