Uma das
maiores economias do Brasil, com aumento de 36% em comparação com o ano
anterior, o setor têxtil é o 2º maior empregador da indústria de transformação
com 11% dos empregos e 6,6% do faturamento, segundo a Associação Brasileira da
Indústria Têxtil (Abit), além de ser referência também em inovação.
Prova
disso é o Coletivo Criativo que nasceu da união de grandes empresas têxteis que
poderiam ser vistas como concorrentes, mas diante de um novo comportamento do
consumidor, que passa a olhar cada vez mais para a essência das marcas, o grupo
resolveu unir os diferentes olhares e apostar na co-criação. Formaram um
ativismo poético que resultará em uma coleção única inspiracional que irá antecipar tendências e auxiliar na ampliação de networking.
Formado
por nove empresas, que em média somam mais de 35 anos no mercado, o Coletivo Criativo tem como base Santa Catarina, estado reconhecido
nacionalmente pela produção de artigos têxteis. Porém, ao longo dos anos, o
setor catarinense foi se transformando e hoje prova que, além de padrões
consagrados e bem-sucedidos no mercado, também é berço de inovação e
criatividade.
E é
justamente para fortalecer essa visão sobre a cadeia produtiva têxtil nacional
que o grupo aposta na união e na coletividade. “Acreditamos no poder do
coletivo e o quanto a criação autoral é fundamental para o crescimento do
setor”, cita o empresário Cristiano Buerger, um dos idealizadores do Coletivo.
Entre os
pilares do grupo está uma visão ampla para o futuro da moda criativa e uma oferta diferenciada de produtos com design e
qualidade. Por isso, buscam antecipar as tendências para os próximos anos, com
a criação de uma coleção única inspiracional, que será apresentada em um book
colecionável de tiragem limitada com as inspirações levantadas pelo coletivo
através do apoio de um dos maiores escritórios previsores de tendência de moda
e design do mundo, o Edelkoort.
Como não
poderia ser diferente, o catálogo será apresentado também de uma forma
inovadora para o setor, com a promoção do evento Coletivo Criativo, agendado para entre 4 e 8 de outubro, em um dos principais
polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil, a cidade de Blumenau.
Além de
possibilitar que os visitantes tenham acesso ao book exclusivo, a mostra
promoverá a conexão entre os profissionais do setor, com troca de informações e
ampliação de networking através de conexões reais e mini talks. “O coletivo
multiplica oportunidades e eleva a cadeia. Queremos inspirar para fazer
negócios. Reunir fornecedores lado a lado em prol da criação para o futuro”,
reforça Buerger.
O Coletivo Criativo acredita que a união em prol de
novas criações e desenvolvimento do setor será uma estratégia que irá perdurar
pelos próximos anos, e até mesmo crescer com a adesão de novos participantes e
a realização de mais eventos em conjunto.
Formado
pelas empresas têxteis, Dalila, Lancaster, Latina, Lunelli, Marisol, Perfeito, RenauxView, Tecnoblu e Texneo, o Coletivo Criativo busca criar encontros, gerar novas oportunidades
ao segmento, fortalecer a cadeia da moda nacional, estimular a criação autoral
e a criatividade. Tendo como base a coletividade, aposta nas conexões para
garantia de um amplo desenvolvimento de todo o setor.