Consumidores em mais de 200 pontos de vendas de 10 estados brasileiros terão mais uma opção na hora de escolher a sua cerveja ou chope. Chegou o momento de bares, restaurantes e casas especializadas participarem do Bitter Day, que colocou no mercado em um único dia, 8 de setembro, cerca de 60 rótulos nos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Através deles, a expectativa é que os clientes conheçam as características sensoriais de cervejas da escola inglesa.
O Bitter Day é o maior lançamento simultâneo já realizado pelas cervejarias artesanais independentes brasileiras. Além dos pontos de vendas físicos, 20 marcas também disponibilizaram os lançamentos em e-commerces.
De acordo com Vinicius Soares Cordeiro, sócio das marcas Ruradélica e Veterana e um dos organizadores da ação, esta etapa é fundamental. “Os pontos de venda estabelecem o elo entre o que o cervejeiro imaginou na fábrica e o consumidor final. Muitos já atuam com sommeliers, que explicam e ampliam realmente o olhar das pessoas para o que é cerveja artesanal e suas infinitas possibilidades sensoriais”, explica.
A expectativa, de acordo com Janderson Martini, da Old Captain, é de que mais consumidores se identifiquem e passem a consumir rótulos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. “Nas conversas que tivemos com o grupo de cervejeiros, ficou muito nítida a sensação de que são estilos aderentes ao paladar dos brasileiros e que podem ser novas possibilidades de compra recorrente”, diz.
O movimento Toda Cerveja, que organizou o Bitter Day, já está de olho nas próximas ações. “A experiência foi muito válida para as cervejarias tanto do ponto de vista de divulgação quanto no aspecto de rede de relacionamentos, conversa sobre processos e produtos. Ainda em 2022 vai sair mais uma ação, com foco em outro estilo”, adianta Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e integrante da organização. As marcas que se interessarem em participar já podem procurar o @todacerveja.
Mais sobre os estilos
Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.
A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).
Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.