Blog Top Society - Karla Cruz

Festival Internacional de Cinema de Santa Cantarina será em formato híbrido

25/08/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6714_post_9029.jpg

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC) chega a sua 3a edição inovando em seu formato de exibição

 Com enorme entusiasmo e satisfação o evento será realizado de maneira híbrida (online e presencial), promovendo e compartilhando arte, cultura e informação. Em parceria com a Fundação Cultural de Lages, as sessões presenciais serão realizadas no Casarão Juca Antunes, patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Lages. O evento deste ano acontecerá entre 14 a 18 de setembro.

O FICASC promove, através da exibição de filmes de diversos países, distribuídos entre curtas, médias e longas metragens, uma ampla reflexão sobre temas socioambientais de extrema urgência alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Alguns filmes serão exibidos com audiodescrição, legenda descritiva e também em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), prezando pela inclusão social e dando a possibilidade de portadores de deficiência visual e auditiva curtirem o Festival. Serão liberados na plataforma on-line em torno de cinco filmes por dia, ficando as obras disponíveis por um período de 24 horas.

img/topsocie_blog/6714_post_11678.jpg

O Ficasc também levará uma programação exclusiva ao Arquipélago dos Açores, na Ilha de São Miguel, Portugal, juntamente ao Cinema Sem Conflitos, Expolab (Centro de Ciência Viva) e Escola Secundária Antero de Quental.

Os alunos de escolas públicas e a comunidade local dos Açores terão sessões de cinema gratuitas presenciais entre 18 e 23 de outubro.
Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc) 3a edição – 2021

Inicio: 14/09/2020
Fim: 18/09/2020
Valores: Gratuito.
img/topsocie_blog/6714_post_10997.png

Pureza (2019): 

Brasil

Filme inspirado em episódios reais, conta a história de uma mãe, Pureza, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.
Pureza se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.

Direção: Renato Barbieri
Produção:Elisa Tolomeli
Gênero: Ficção
Resplendor (2019):
Brasil

img/topsocie_blog/6714_post_1074.jpg

A Comissão Nacional da Verdade, instalada em 2011 para apurar crimes cometidos durante a ditadura militar, trouxe a público um capítulo ainda muito obscuro da nossa história: a existência de um centro de detenção indígena, na cidade de Resplendor (MG), chamado Reformatório Krenak. Instalado primeiramente dentro do território da etnia Krenak, e posteriormente transferido para Carmésia, aprisionou e torturou não apenas indígenas Krenak, mas diversas outras etnias como os Pataxó, impondo restrições às suas práticas ancestrais sob implacável vigilância dos militares. 
O documentário mostra como funcionou esse campo de concentração, e as consequências desse trauma coletivo para os povos indígenas afetados.

Direção: Claudia Nunes, Erico Rassi
Produção: Cristiane Miotto
Gênero: Documentário
Mara, el viaje de la elefanta (2020)
Argentina
Um elefante nascido em cativeiro busca alcançar algo semelhante à liberdade.
Fonte: Nathália Ramos
Foto: Divulgação 
Direção: George Alex Barbosa
Produção: Elisabete Magalhães
Gênero: Infantil/Animação

{imagem5]
{imagem6]
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página