O ano de 2020 já
entrou na história, devido à pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Além
dos impactos sociais, a Covid-19 também gerou inúmeros impactos econômicos.
Mesmo em meio a tantas incertezas, o mundo corporativo não para, e, além da
busca por obter os resultados almejados, precisa pensar estrategicamente e
realizar o planejamento para o próximo ano.
A especialista em
marketing e diretora da AskNew, instituto de pesquisa que atua há sete anos em
Santa Catarina, Janine Kuroski, ressalta que as empresas não devem ignorar o
quanto uma boa pesquisa de mercado é aliada importante dos negócios, auxiliando
no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais confiável. “Pior do que
não ter os dados personalizados para o negócio, é basear decisões estratégicas
em dados generalistas e, por vezes, inadequados e incorretos”, diz.
Atualmente, há excesso
de informações disponíveis em todos os lugares. Porém, nem tudo que está
disponível e pronto para ser utilizado, será exatamente sobre o seu mercado e o
seu cliente. “Apenas um estudo exclusivo e privativo pode proporcionar um
diferencial competitivo para as organizações. Não há negócio que não apresente
novidades mercadológicas importantes pós pandemia. Será preciso se aprofundar,
entender e ajustar”, ressalta Janine.
A especialista explica
que existem diversas metodologias para atender aos diferentes objetivos de
pesquisa de mercado, sendo eles:
1. Identificar tendências do setor, macro e micro;
2. Testar novas ideias, produtos, serviços, posicionamentos, campanhas;
3. Compreender a imagem da sua marca e dos concorrentes, bem como a
participação de mercado;
4. Medir a satisfação dos clientes, seja no mercado B2B ou B2C;
5. Validar a demanda de mercado para startups ou outros novos negócios.
Agilidade e
precisão
Janine explica que
o dinamismo do mercado exige dos empreendedores tomadas de decisão rápidas e
corretas. “Os projetos personalizados são preparados no mesmo dia, sem custo
para o possível contratante da pesquisa. Se aprovado, parte-se para o
planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização, que está
cada dia mais ágil, em torno de vinte dias na média”, relata.
Diversos métodos
de pesquisas presentes no mercado hoje são eficazes e trazem resultados e
insights fundamentais para o sucesso da empresa.
“Já se foi o tempo
em que as pesquisas eram demoradas e caras, elas podem e devem participar da
rotina de decisões das empresas, mas não apenas em tempos de planejamento
estratégico”, finaliza a especialista em marketing e diretora da AskNew, Janine
Kuroski.