“Alguns paradigmas estão sendo quebrados de forma extremamente rápida nas empresas. Quem resistia a investir na eficiência e em uma nova visão sobre a comunicação interna está passando por maiores dificuldades e sofrendo maiores impactos nos negócios”, afirma Felipe Hotz, CEO da Comunica.In, startup idealizadora de uma plataforma para melhorar a forma com a qual empresas se comunicam com seus colaboradores.
A marca, que atende players como Volvo, Electrolux e Tok&Stok, elencou os porquês da comunicação interna ser vital nesse processo de retomada. Veja abaixo:
1. É uma tendência iminente e vital para o negócio
Cada vez mais, há um consenso que investir em comunicar não é custo: é uma necessidade evidente. Ter uma estrutura assertiva em transmitir as informações vitais da sua empresa se faz quase que algo obrigatório para as marcas que pensam adiante e valorizam motivação dos colaboradores, pertencimento e cultura de uma empresa em médio e longo prazo.
2. o cenário de trabalho remoto evidencia oportunidades de melhoria que já existiam
À distância, as chances de melhorar o fluxo de comunicação ficam mais evidentes. Algumas situações podem ser otimizadas com o bom gerenciamento da comunicação interna, que no trabalho remoto se torna uma questão chave para o negócio. De forma geral, trabalhar à distância é uma realidade há alguns anos em muitas empresas. Logo, uma boa execução disso exige uma boa dinâmica de relacionamento e transparência que respeite a cultura da empresa, assim como o colaborador que atua em home office. Hoje, ferramentas de chat agilizam esses processos, assim como as reuniões por vídeo chamada, já parte do cotidiano de muita gente.
3. mensuração e avaliação da comunicação aumentam sua eficácia
Quando falamos de modernidade, trata-se de uma estratégia por trás desse trabalho; comunicar envolve, também, mensurar e avaliar a qualidade daquilo que foi transmitido. Em empresas que prezam pelos seus valores, entender a forma que as informações são avaliadas é ouro. Logo, saber o alcance de comunicados, a forma que aquilo foi assimilado e, principalmente, o valor que aquilo teve na rotina da empresa é algo fundamental para negócios que busquem aperfeiçoar seu cotidiano de informações.
4. os colaboradores estão cobrando posicionamentos e querem se manter informados.
Como mencionado acima, o trabalho remoto nos distancia do convívio e deixa claro como podemos melhorar nossos relacionamentos na empresa. Essas oportunidades de melhoria ficam nítidas a partir do aumento das dúvidas dos funcionários sobre o rumo da empresa ou, até mesmo, em insegurança no próprio desempenho. O gestor mais atento perceberá, rapidamente, que o fluxo de comunicação interna é um dos alicerces para auxiliar nessas questões.
5. apoiar e orientar os colaboradores ajuda no relacionamento
O relacionamento entre empresa e colaborador, no fim das contas, é o que move um negócio. Um trabalho em que não existe motivação ou objetivos a serem alcançados se torna algo abstrato no dia a dia do funcionário, ou no melhor dos casos acaba por torná-lo um ofício em que não há degraus a subir.
Aplicar uma cultura de valores e ética faz parte disso, e a única forma de implementá-la com sucesso é por meio de proximidade e transparência. Nesse contexto, a união e o alinhamento com essas propostas de trabalho serão vitais para a retomada pós-crise.