Blog Top Society - Karla Cruz

No país do futebol, esporte se torna metodologia para aprender de forma lúdica

02/03/2020    Gustavo Siqueira

Na Inglaterra, surgiu a expressão “Play, notPush”. Em tradução livre, ela quer dizer “jogue sem pressão”, tirando o peso da responsabilidade de um atleta para fazer ele render ao máximo. Assim, a expressão virou nome de metodologia: Play notPush™, que é uma forma de aprendizagem diferente, exclusiva da Little Kickers, uma franquia internacional que conta com 40 unidades no Brasil, onde também se aprende a língua inglesa nas aulas.

img/topsocie_blog/2716_post_11418.jpg
A metodologia foi desenvolvida pela Little Kickers e por especialistas da Federação Inglesa de Futebol, que viram um outro benefício dessa mentalidade: ensinar as crianças em um ambiente sem pressão. Quando a Little Kickers chegou ao Brasil, em 2014, foi introduzido o inglês, num projeto piloto desenvolvido por especialistas da Universidade de Cambridge, que logo em seguida foi reproduzido em outros países.

“Tudo que é inédito por ser cercado de nuances e exigências que, não raro, acabam por intimidar as crianças”, explica a pedagoga Talitha Figueiredo e Figueiredo. “O esporte pode ser um instrumento educacional que auxilia no desenvolvimento integral da criança, capacitando-a a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas”.

Gêmeos mais confiantes
E não é só um novo idioma que as crianças aprendem. A partir de um ano e meio de idade, eles já podem participar de atividades que envolvem trabalho em equipe e compreensão do esporte, que estimulam a coordenação motora.

img/topsocie_blog/2716_post_4430.jpg

“Os meus filhos frequentam há dois anos e, com certeza, aprendem muito diariamente”, conta Maria Emília Jaeger Marques, mãe dos gêmeos Bernardo e Maurício, de cinco anos de idade. “No início eles não queriam se dividir em times. Mas, com o carinho e dedicação dos coaches, eles passaram a interagir com outros colegas e estão muito mais confiantes”.

Respeitar o tempo de cada um
Os especialistas da Universidade de Cambridge, em parceria com a Federação Inglesa de Futebol, criaram a metodologia Play notPush™ pensando nas crianças de um ano e meio a sete anos de idade. Assim, o esporte seria introduzido num ambiente livre de pressão, que respeitasse a criança enquanto indivíduo.

“O mais importante é o aprendizado divertido, com palavras-chave construídas de uma maneira que irá expor as crianças a interação com uma língua estrangeira”, detalha Everson Pergher, profissional de educação física e franqueado master da Little Kickers. “O principal foco educacional do nosso programa de ensino é desenvolver nas crianças diversas habilidades, tais como escutar e seguir instruções; compartilhar; trabalho em equipe, determinação; cores e números; equilíbrio; e a coordenação motora, entre outros. Todo mundo recebe os materiais, mas faz no seu tempo e sem competição, com respeito aos seus limites”.

Sobre a Little Kickers
A Little Kickers surgiu na Inglaterra, em 2002, e logo se expandiu para diversos países. No Brasil, a rede chegou em 2014, por iniciativa dos sócios Michele e Everson Pergher. O programa ensina futebol com inglês para crianças de 1 ano e meio a 7 anos. Não é uma escola de futebol tradicional, nesse sistema de ensino, as crianças aprendem mais de 450 palavras, trabalhadas em temas diversos a cada semana de aula, de forma lúdica e criativa, com a metodologia própria play not push™ (Jogue, sem pressão!), que foi desenvolvida por especialistas da Universidade de Cambridge e da Federação Inglesa de Futebol.

Atualmente, conta com mais de 8 mil alunos, que fazem aulas em escolas parceiras, clubes, condomínios e sedes próprias. São 40 áreas franqueadas espalhadas por todo o país. Em 2018 e 2019, a rede foi eleita pelo Guia de Franquias da Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 25 melhores franquias do setor de Saúde e Bem-Estar e ficou ranqueada na posição 199 na lista das 500 maiores franquias do mundo pela Entrepreneur Top Global Franchise 2018. www.lkfc.com.br
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página