A presença da Ordem dos Franciscanos em Lages tem início em 1891, marcando a chegada de importantes figuras religiosas e culturais à cidade. Entre elas, destaca-se Frei Pedro Sinzig, que se estabeleceu em Lages no início de 1902. Nascido em Linz am Rhein, na Alemanha, em 29 de janeiro de 1876, Frei Pedro se naturalizou brasileiro em fevereiro de 1898, na Bahia.
Com grande domínio das letras e da cultura, Frei Pedro se dedicou ao jornalismo católico e à criação de periódicos de grande relevância. Em 1902, fundou o "O Cruzeiro do Sul", um importante jornal de Lages, que permanece no acervo do Museu Histórico Municipal Thiago de Castro (MHTC). Além disso, após sua passagem por Lages, transferiu-se para Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde criou o "Centro da Boa Imprensa" e renovou a revista "Vozes de Petrópolis", que mais tarde originaria a famosa Editora Vozes.
Além de seu trabalho jornalístico, Frei Pedro Sinzig destacou-se no campo musical. Compositor prolífico, escreveu mais de 100 obras musicais, incluindo ladainhas, missas festivas e oratórios. Foi membro da Academia Brasileira de Música, durante a presidência de Heitor Villa-Lobos (1945-1959), e liderou a Fundação Pró-Arte por 25 anos, promovendo intercâmbios culturais entre o Brasil e a Alemanha.
Entre suas contribuições musicais, uma das mais notáveis foi a adaptação para o português da célebre canção natalina austríaca "Stille Nacht, Heilige Nacht" (Noite Feliz). Composta por Padre Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber, em 1818, na Áustria, a versão brasileira de Frei Pedro, traduzida em 1912, logo se tornou um hino de Natal, cantado por famílias em todo o Brasil. Em 2011, a versão original da canção, "Stille Nacht", foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial.
Frei Pedro Sinzig permaneceu em Lages até 1907, onde exerceu as funções de Guardião e Vigário do Convento Franciscano. Após sua saída, continuou sua trajetória no Rio de Janeiro, onde faleceu em 8 de dezembro de 1952, em Düsseldorf, na Alemanha. Seus restos mortais foram enterrados no Cemitério São João Batista, no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.
Texto: Fabrício Furtado
Imagens: memoriarondonense.com.br, franciscanos.org.br, Museu de Salzburgo
Fontes: Museu Histórico Municipal Thiago de Castro, "Um burel a plenos pulmões: atuação de Frei Pedro Sinzig na educação franciscana e imprensa católica (1900-1920)", de Talita Deniz Amâncio
Colaboradores: Gabriel Godoi (MHTC) e Marcelo Karsten (pesquisador)