Para construir uma mente forte, especialistas indicam a execução de tarefas cerebrais que estimulam a saúde e previnem o envelhecimento. Às vésperas do início de 2025, que tal estabelecer metas não apenas focadas no físico, mas também no mental? Entenda.
Estabelecer metas e resoluções para o ano que se inicia é parte da cultura global. Para quem deseja atingir objetivos dirigidos ao desenvolvimento da carreira, dos negócios e estimular atividades cognitivas para uma mente saudável e cheia de energia, aprender um novo idioma é uma ferramenta poderosa para benefícios pessoais e profissionais, conforme estudos da instituição internacional McKnight Brain Research Foundation.
“É perceptível a evolução de muitos alunos da escola de idiomas KNN que, em menos de um ano de curso, desenvolveram habilidades como memória, atenção e resolução de problemas de forma mais prática e rápida. E quanto mais persistência, maior a evolução”, explica o CEO da KNN Idiomas, Reginaldo Boeira. Dessa forma investir no aprendizado de idiomas, como cursos de inglês, não apenas abre portas e oportunidades para mercado de trabalho, mas para viagens, conhecer outras culturas e o crescimento individual. Aprender um novo idioma promove saúde, produtividade e disposição mental. “Bem-estar, saúde mental e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios são resultados que o aprendizado pode trazer, tanto para quem quer iniciar as aulas de inglês quanto para os que desejam evoluir para outros níveis e até para a prática constante, no caso de pessoas com inglês fluente. É fato que ao mergulhar em um novo idioma, é necessário transpor barreiras culturais e envolver uma variada gama de habilidades mentais. Muitas pesquisas internacionais e profissionais da saúde confirmam o que percebemos em sala de aula: quanto mais a pessoa persiste em desafiar o cérebro, assim como acontece com o físico, melhores são os resultados”, explica Reginaldo Boeira.
Confira os cinco benefícios gerados pelas aulas de inglês
Saúde mental
Com a saúde se tornando uma prioridade cada vez maior, 2025 se apresenta como a oportunidade ideal para adotar hábitos saudáveis. De acordo com o relatório global World Mental Health Day 2024, o Brasil é o quarto país com maior índice de estresse no mundo, com 42% da população relatando altos níveis de estresse. Nesse contexto, além da indicação de especialistas para prática regular de atividades físicas e o cuidado com a alimentação, aprender inglês também contribui para fortes conexões cerebrais, aliviar o estresse e melhorar o bem-estar.
Aprimorar habilidades profissionais com resiliência
Investir no desenvolvimento de um novo idioma resulta em novas oportunidades profissionais, já que em um mercado globalizado saber falar inglês é uma necessidade cada vez maior. Por isso, ao longo do aprendizado, focar nos benefícios que as aulas podem promover também gera estímulos mentais e promove a resiliência.
Quando o aprendizado se torna diversão
À medida que as pessoas persistem nas aulas desafiando o cérebro de forma constante, o aprendizado, que poderia ser um obstáculo inicial, além de benéfico, começa a se tornar parte da rotina. “É como começar a praticar exercício físico, no início pode ser difícil manter uma constância, porém, quando a pessoa consegue ultrapassar a fase inicial não fica sem”, conta Boeira. Dessa forma, a KNN aplica método exclusivo que incentiva o aprendizado de forma leve e progressiva, estimulando um ingresso agradável e uma prática duradoura.
Explorar novos hobbies e interesses
Seja por meio de viagens, leitura, atividades criativas ou práticas culturais, viver novas experiências e aprender coisas novas pode estimular a mente e trazer satisfação pessoal. Aprender novos idiomas ajuda a desenvolver novas habilidades e aumentar a autoconfiança. O importante é se permitir experimentar o novo que traga benefícios pessoais e oportunidades para relaxar e se conectar consigo mesmo.
Vantagens cognitivas, emocionais e sociais
Especialistas da instituição McKnight Brain Research comprovam, por meio dos estudos, que aprender inglês melhora a capacidade de alternar entre tarefas mentais, e pode até mesmo impactar positivamente outras habilidades como o raciocínio. Além disso, geram benefícios emocionais como sensação de confiança e propósito, além de oportunidade para fazer amizades e conhecer outras pessoas com interesses em comum.